Reforma
Reforma íntima e espiritual pode levar tempo para muitas pessoas. Mas é preciso vontade e fé para se conseguir. Somos tão falhos, afinal. Sou muito imperfeita, e minha maior luta diária é comigo mesma, por isso me curvo diante do Pai em oração...
Senhor Deus, sou tão pequena e falha, mas não quero falir por minha inferioridade. Me ajuda, Senhor, a ser melhor a cada dia, a não julgar quem quer que seja, isso só cabe a Ti. A ser mais paciente e mais tolerante com o próximo e também a perdoar. Me dá sabedoria ao proferir cada palavra para que de minha boca não saia nada que possa prejudicar alguém. Me ilumina para que eu vigie meus pensamentos e ações, para que não haja contradição no agir e no falar. Entrego a Ti, Senhor, minha vida, meus dias e tudo que sou. Agradeço pelo Seu imenso amor.
Entre os muitos benefícios do que hoje melhor atentos reputamos como reforma íntima - com seus gratíssimos acenos ao novo - é
poder realizar desejos antigos; outrora apressados, e agora, melhor compreendidos!
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Somente com uma reforma no processo eleitoral, incluindo o término da reeleição, o Brasil poderá alcançar mudanças significativas.
A reforma exterior de cada um, é um caminho sem volta que só trás felicidade se for conduzida espiritualmente com uma reforma interior.
Ser contra uma reforma agrária justa, legal e pacífica sobre áreas improdutivas, degradadas e abandonadas quando a vocação do país é, em primeira instância, agrária é um tremendo retrocesso.
Protestantismo sistema religioso, que teve a sua origem, no chamado movimento da "Reforma da igreja". As grandes personagens deste movimento reformista, foram: Martinho Lutero, Zwinglio e Calvino. Com este movimento nunca da parte dos reformadores se pretendeu dar início a uma nova igreja, mas sim reformar a igreja católica romana. A reforma pretendia restaurar os valores do cristianismo primitivo. Segundo os reformadores a igreja estava numa apostasia total. Era necessário mudar a igreja. Desde a idolatria a todo um conjunto de doutrinas místicas e pagãs, assim como a doutrina da "salvação pelas obras", era urgente mudar a igreja. Por sua vez a igreja Romana não aceitou a mudança. Mas ela própria se tentou reformar, com o chamado movimento da contra-reforma: Concílio de Trento, Companhia de Jesus e a Inquisição, que existia desde o século XIII. Como tal apareceram outras igrejas chamadas Protestantes. Entre elas temos: Luteranas, Metodistas, Presbiterianas, Irmãos, Batistas. No século XX, Apareceram as pentecostais, chamadas Assembleias de Deus. A igreja protestante defendia ainda a "salvação pela fé" e a Bíblia como regra de fé. Não aceitava também o "Papa" como líder da igreja. Este movimento teve a sua origem na Alemanha no século XVI, mas logo se estendeu a outros países como a Suíça. Na Inglaterra a igreja, foi a igreja Anglicana. Assim temos uma igreja Protestante como principal oponente a uma igreja Católica cheia de Heresias. Assim temos uma igreja que voltou aos princípios do cristianismo.
Muitos pensam que foi Calvino e os calvinistas que realizaram a reforma; mais isso não passa de uma fake news calvinista; pois quando a reforma aconteceu, Calvino tinha apenas 8 anos de idade. Não foi Lutero que adotou o calvinismo, foi Calvino quem adotou a reforma! O calvinismo é apenas uma ramificação desajustada, deturpada e distorcida da reforma!!!
Quando Lutero e os seus companheiros de Wittenberg iniciaram o movimento da reforma, Calvino tinha 08 anos de idade. Não foi Lutero e os reformadores que aderiram a Calvino, mas Calvino e os calvinistas que aderiram à reforma. O calvinismo é apenas uma ramificação extremada e desajustada da reforma protestante.
A Reforma Protestante
Hoje, estamos lembrando e celebrando a Reforma Protestante iniciada em 31 de outubro de 1517, por Martinho Lutero.
Um século antes de Lutero, João Huss (1369-1415), natural da Boêmia, liderou também um movimento de reforma religiosa na Europa, mas foi condenado à morte por isso. Hoje, na cidade de Praga, na atual República Tcheca, há um importante e famoso monumento que registra a memória da morte de João Huss, queimado vivo, em praça pública, em 1415. O epicentro da ação reformista de Lutero foi à Alemanha, especialmente a cidade de Wittenberg, onde, na data de 31 de outubro de 1517, ele fixou, na porta da Igreja do Castelo, suas 95 teses, convidando o povo e as autoridades da Igreja Católica para um debate acerca de suas proposições.
Muitos pensam que foi Calvino e os calvinistas que realizaram a reforma, mais isso não passa de mais uma fake news calvinista. Quando Lutero e os seus companheiros de Wittenberg iniciaram o movimento da reforma, Calvino tinha 08 anos de idade. Portanto, não foi Lutero e os reformadores que aderiram a Calvino, mas Calvino e os calvinistas que aderiram à reforma. O calvinismo é apenas uma ramificação extremada e desajustada da reforma protestante.
Os personagens mais proeminentes do movimento da reforma são: John Wycliff (1325-1384), John Huss (1372-1415), Jerônimo Savonarola (1452-1498), conhecidos como pré-reformadores, que combateram irregularidades e imoralidades do clero católico romano. Martinho Lutero (1483-1546) foi o mentor da reforma e quem a colocou em curso, juntamente com Filipe Melanchton (1497-1560), Johannes Brenz (1499–1570), Johannes Bugenhagen (1485–1558) e muitos alunos e anônimos de Wittemberg!
Não se deixe enganar, todos nós, evangélicos e protestantes do século XXI, somos de uma forma direta ou indireta, filhos e filhas da Reforma Luterana do Século XVI, que se originaram do movimento inicialmente liderado por Martinho Lutero e os seus companheiros de Wittemberg no Século XVI.
Pense nisso e ótimo fim de semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
A Bíblia de Estudo da Reforma nos comentários de 1º Jo 2.2 diz que a doutrina da expiação limitada é um falso ensino.
“Esses textos repudiam o falso ensino de uma "expiação limitada" (que Cristo não fez expiação por toda humanidade, mas somente para os eleitos)”.
A doutrina da "expiação limitada" é uma consequência lógica da doutrina da "eleição incondicional", e não um resultado de uma exegese bíblica séria e ortodoxa. Ainda bem que a Bíblia de Estudo da Reforma percebeu essa heresia!
Alguns líderes da reforma protestante cometeram uma grande falha quando não retornaram até ao Cristianismo dos pais da igreja (Ortodoxia) até o 3º Século. Infelizmente eles só retornaram até ao Cristianismo de Agostinho, que nesse período já era heterodoxo, pois estava fermentado por variadas superstições e cheio de brigas politicas pelo poder. Isso gerou um grande prejuízo para as próximas gerações, que ficaram sem conhecer a fé genuína dos primeiros irmãos e irmãs.
A verdade é que a reforma protestante apenas melhorou a religião que já existia naqueles dias, mas não restaurou a fé bíblica que a Igreja Apostólica viveu até o 3° século antes de Constantino.
Ninguém pode negar que a reforma foi importante em alguns temas, mas a reforma não foi uma volta ao espírito e aos ensinos do cristianismo primitivo do primeiro ao terceiro século, antes da Constatinização da igreja e a entrada de superstições dentro dela. A reforma foi uma volta ao cristianismo de Agostinho de Hipona, um ex-maniqueísta convertido ao catolicismo romano e que depois se tornou bispo da igreja católica romana.
Os Calvinistas canonizaram a Reforma protestante e as confissões de fé de homens secos e vazios. No Brasil quase ninguém fala da contribuição do movimento Anabatista (Atuais Batistas que viviam a fé bíblica e pregavam uma reforma antes da reforma Luterana) e Menno Simons para o cristianismo. Infelizmente caíram na desinformação calvinista de que foi a partir da reforma da primeira geração (Luteranos) e da segunda geração (calvinistas que distorceram as ideias da primeira geração) que a igreja entrou nos trilhos.
A "reforma" heterodoxa (calvinista) tinha um objetivo diferente da reforma Anabatista e Luterana. Na "reforma" calvinista, Calvino não buscava uma reforma da igreja, ou o retorno a Sã Doutrina como os Anabatistas e Lutero! O desejo de Calvino era adaptar o modelo do papado romano. Calvino tentou mudar o eixo do monopólio da salvação instituído pela igreja católica romana (Em resumo: o Credo, o Pai Nosso, os Dez Mandamentos e os sete sacramentos.) para um modelo determinista e fatalista (Maniqueísta) para dentro do Cristianismo. Como a história mostra, Calvino se tornou uma espécie de papa de Genebra, nos moldes do catolicismo romano. As semelhanças do modelo calvinista com o catolicismo romano são:
1- Monopólio da salvação;
2- São os únicos intérpretes das Escrituras;
3- Semi-canonicidade e observação das fórmulas confessionais;
4- Veneração e defesa cega de líderes calvinistas;
5- Racionalização da fé;
6 - Vida cristã superficial. Marcelo Rissma
Reforma íntima
Quando os pensamentos se elevam e percebem que a escuridão é apenas uma ilusão, o véu se rasga e podemos ver o caminho que devemos seguir, para ter um encontro perfeito e harmonioso com "TODOS" aqueles que nos esperam, e nos aguardam para dar continuidade a nossa jornada de regeneração e progresso🙏 Fique com Jesus sempre.