Racionalidade
A mais alta sabedoria é saber o que ignorar. Aprende-se isso com a mais pura racionalidade e uma pitada de insignificância. O otimismo com o pessimismo apenas acaba nos fazendo ver de um modo mais amplo; aplique-se esta analogia ao conhecimento e a ignorância e verá que a mais pura sabedoria é saber o que ignorar.
A sabedoria não é a implicação da racionalidade na razão, nem menos adquirir conhecimento. Sabedoria não é o simples efeito de saber, mas, de saber fazer com o que você sabe.
Sábio é quem segue pelos caminhos da razão e da racionalidade. Há de se frustar menos aquele que não se baseia em sentimentos.
Somos todos animais e existe apenas uma linha tênue entre a racionalidade e a irracionalidade, não sendo fácil definirmos se uma é superior à outra ao analisamos o comportamento de seus representantes.
O pós-modernismo abandonou a ideia de racionalidade e objetividade e aceitou cegamente o relativismo, alienando e alimentando a mente humana com um nutrimento totalmente insalubre.
Plantando palavras, Formando Poesias
Conversar com a racionalidade, aqui vagando no meu pensamento, refletir, meditar o percurso de vidas sim, nossos seguimentos, nos outdoors e nos jornais, televisão e internet, livros, nas escolas, são vários frutos de instrumentos que avisam, apontam e ensinam, mas é a corriqueira viagem de cada passo da experiência vivida, é que acha o resultado da equação de vida.
O Ouro seduz, o menosprezo da cruz, a vaidade exibida, a integridade traída, o orgulho evidente, o medo presente, o oculto a desvendar, a ladeira a subir, canção ouvir, o coração vive a pulsar, paixão esquisita, maioridade aflita, a preocupação, cotidiano envolvido, conselho não ouvido e o destino golpeia, pois o pensamento vagueia na delirante frenética briga do pode e não pode, quem alcança comemora, na outra ponta a frustração sacode.
Na caminhada se descobre que temos asas, mas impedidos de voar, pois a liberdade prometida deveria ser desenvolvida com disciplinas tal, mas foi ignorado aquele jornal, se quer damos amém, viajamos no louco trem, atraídos pelo arem, e no final sem.
Plantando palavras e formando poesias, contemplando uma nova onda e provocando outro dia, a que não pereça a nostalgia, conferindo o poder e resultado da reflexão, talvez toda teoria nada tem razão e de novo segue a cara para bater no experimento sem exatidão.
Giovane Silva Santos
As pragas proliferadas nas lavouras políticas brasileiras
A racionalidade sucumbida, o sonho, a razão, é questão é ferida. Um ferimento que exala dor, que transcende a alma, essas mazelas escancaradas, generais das prefeituras, câmeras de amarguras, um senado fétido, um congresso, império da ganância e regresso, ordem e progresso na bandeira, mas é desmantelo de carreira.
A quem diga que se faz pode roubar, como a liberdade sexual é poder estuprar, como se a mulher lava e passa e também poderá chifrar, hipocrisia, fantasia, desvio do pensamento secular.
Vamos reconhecer que por vezes aparece umas vozes justas, são gatos pingados que o poder ofusca, mas é valioso, pois na sua intimidade está a satisfação da luta em partilhar o pão.
Pra ser sincero o canal torno incentiva o manuseio desequilibrado de poder edificar uma estrutura responsável, pois nos lares, nos bares, no cinema, na favela, o esquema que se revela, entre famílias e amigos, nas escolas e locais de trabalho, na humilde choupana e nos palacetes de Copacabana, são executados teatros que consolidam retratos de uma fatídica constelação, estrela ofuscada pela triste aberração, o jeitinho, as maneiras, as pragas proliferadas nas lavouras políticas brasileiras, a derrota da nação.
Giovane Silva Santos
Dentro de uma pessoa
Há racionalidade e emoção
Mesmo que mantendo o equilíbrio
É lógico que um dia
Uma hora ou outra
A balança pesa para um lado
Ou você se emociona
Ou aje como nada tivesse acontecido
Mas como somos humanos
Sabemos o que é viver sentindo
Existe uma linha deveras tênue entre a irracionalidade e a racionalidade que diferencia um animal de um ser humano.
"É ilusório esperar que a racionalidade científica prevaleça num confronto que envolve muitos interesses e paixões, mas não é demais desejar que algumas pessoas capacitadas acompanhem e julguem o debate desde um ponto de vista menos enviesado e mais compatível com o estado atual dos conhecimentos."
A emocionalidade expressa na morte do "ídolo" popular, na verdade é racionalidade. Oportunidade do pensamento coletivo, forjar emoções nobres...
Paixão é um sentimento que descontrola qualquer racionalidade
Se apaixonar por alguém é sinônimo de entrega absoluta
Os erros se tornam acertos
A noite se torna Dia
Se apaixonar é se expressar no olhar o que as palavras não falam
Se apaixonar é você perder horários e tarefas importantes
Se apaixonar é se doar e correr contra o tempo
Se apaixonar é ficar cego
E só depois de incediar todas as labaredas tentar manter as chamas acesas
Racionalidade, cautela, compreensão do fato. Estes são alguns dos aspectos a serem observados antes de sair "soltando o verbo." Há consequências amargas pelo uso imaturo das palavras não alocadas de maneira coerente. Antes de falar: pense, repense, reflita, para só depois dizer o que convém. Assim, evitaremos desastres desnecessários em almas feridas por assuntos fúteis.
Nas profundezas da racionalidade busco a essência de compreender o inaceitável e aceitar o incompreensível
A melancolia é companhia
A solidão é aquela antiga amiga
A racionalidade faz parte
O sentido é inexistente
E apenas sigo em frente
Levanto da cama
Faço o que dizem
E vejo eles sorrirem
E imagino como conseguem
Mas deixo de lado
Esse pequeno questionamento
E volto para minha realidade
Onde sei, que tenho a mim mesmo
Não importa
Se não são sonhos
Mas sim pesadelos