Presente Futuro
"O passado às vezes é bom, mas já passou. Querer continuar nele é de uma indelicadeza arretada para com o futuro."
Tinham tanta coisa para fazer agora, com as preocupações do momento, que qualquer previsão lhes escapava.
"Se Deseja Superação, O Primeiro Passo a Fazer é Deixar Os Erros do Passado No Passado e Não Fazer Com Que Eles Se Repitam Novamente No Presente Ou No Futuro Não Importa o Que Aconteça."
Saudosas lembranças de erros na vida batem bem forte para nos fazer entender que tudo o que faremos não é por acaso, mas para podermos entender que podemos consertar o que vem no futuro.
O tempo fez-se tempo no tempo que teve tempo, agora que o tempo se fez, já não há mais tempo para o tempo que foi, mas ainda há tempo para o novo tempo.
O poder do agora reside na sua capacidade de ser plenamente consciente do momento. Liberte-se das preocupações do passado e das ansiedades do futuro. Encontre a paz e a clareza que o momento presente tem a oferecer.
Não fique perdido entre O QUE VOCÊ FOI e O QUE VOCÊ NUNCA SERÁ , esse redemoinho entre a glória do passado e a utopia do futuro fará qualquer presente naufragar. Ajuste as coordenadas de acordo com a realidade, reescreva sua rota, afinal, os ventos favoráveis do entusiasmo se apresentam à todo momento.
É no silêncio dessas reflexões que encontramos clareza, compreensão e sabedoria para tomar decisões conscientes, valorizar o presente e moldar nosso futuro.
Sob o brilho das estrelas, os meus pensamentos de vagueiam entre lições e sorrisos do passado e as promessas do amanhã.
No amanhã seremos apenas uma página envelhecida, pouco lida e pouco lembrada, talvez nem lembrarão nosso nome, alguns dos nossos descendentes nem saberão quem fomos. Então será que tudo não passa de vaidade, o viver não seria mais do que o ter, e o presente não seria mais importante que o futuro? Viva o hoje, aproveite o presente, pois amanhã essa página envelhecida será aos pouco esquecida.
A pior prisão é a mental, Porque no fim, sou sempre eu comigo mesma...
Me renovo, me transporto, me refaço! Eu oro, peço e agradeço! O Futuro a Deus pertence mas o presente sou quem faço!
Para conseguir algo novo é necessário inovar, faça diferente e tenha resultados diferente, se reinvente, tente, algo novo espera pessoas que se desprendem do passado;
Foram nos momentos que questionei minhas escolhas do passado que tropecei no agora e perdi o trem do futuro.
O Refúgio do Agora
Há uma arte esquecida, quase secreta, no turbilhão de nossos dias – a arte de pausar a mente e simplesmente ser. Em um mundo que se move em ritmo frenético, onde o passado é uma sombra que persegue e o futuro uma tempestade no horizonte, existe a sublime graça de viver no presente.
Não é uma fuga, mas uma redescoberta, um retorno ao núcleo da existência, onde o passado, com suas palavras não ditas e amores não revelados, perde seu poder de afligir. Na quietude do agora, o "eu te amo" não dito se transforma em uma promessa para o momento seguinte, e os arrependimentos se dissolvem na luz da consciência presente.
As ansiedades, medos do escuro, preocupações sobre a pobreza, a doença, as guerras e a miséria – todos eles têm seu tempo e lugar, mas não precisam ser os senhores de nossos pensamentos. Há uma fortaleza dentro de cada um, um santuário interno onde podemos nos refugiar e observar o caos do mundo como uma tempestade vista de uma janela segura.
Flutuar acima das turbulências da vida é um ato de rebelião sutil. É encontrar paz na respiração, um ritmo constante que nos lembra da vida pulsando dentro de nós. É na meditação, nesse encontro silencioso consigo mesmo, que descobrimos a serenidade. Como disse um sábio, "a paz não é a ausência de caos, mas a presença de equilíbrio".
E a leitura, ah, a leitura é o bálsamo para as almas inquietas. Cada livro é uma janela para outro mundo, uma fuga, um refúgio, uma lição. Com um bom livro e uma xícara de café, sentados confortavelmente enquanto as notas suaves de um jazz ou as harmonias complexas de Bach preenchem o ar, encontramos um tipo de contentamento que é quase celestial.
Neste refúgio, os problemas do mundo parecem distantes. Não que sejamos indiferentes a eles, mas porque aprendemos a arte de não permitir que nos consumam. Conhecemos a maldade e a ignorância do mundo, mas escolhemos não permitir que envenenem nossos corações.
Em suma, é na capacidade de estar plenamente presente, de se apossar do momento atual, que encontramos nossa maior força. É um estado de ser onde cada respiração é uma afirmação da vida, cada batida do coração uma melodia de resistência contra o caos do mundo. No refúgio do agora, somos verdadeiramente livres.
Espaçamento
Outrora sou, fui, serei.
Poeta, filósofo e rei.
Não soube, não sei, nem saberei
o que o amanhã me reserva.
Querendo ou não,
Vivi, vivo e viverei.
Talvez a insatisfação das pessoas se deva ao fato de conjugarem o verbo prazer sempre no passado ou no futuro e nunca no tempo que ele deveria estar: no presente.
Meus Amados Leitores,
Hoje, quero refletir com vocês sobre a complexidade do tempo. É como se fosse uma tela em branco, onde o passado pinta memórias vívidas, algumas coloridas de alegria, outras tingidas de melancolia. No presente, somos os artistas, desenhando experiências com os pincéis da nossa vivência, da nossa escolha. Cada pincelada é única, criando um quadro em constante mudança, cheio de texturas, nuances e emoções. E o futuro, ah, o futuro... Ele aguarda pacientemente nos bastidores, ansioso para ser revelado, como um mistério a ser desvendado, uma tela em branco esperando nossos próximos traços.
Que possamos entender que o tempo é mais do que uma sucessão de segundos, minutos e horas. É um espaço sagrado onde nossa história se desdobra, onde aprendemos, crescemos e nos transformamos.
Aproveite cada momento, cada pincelada, pois é assim que construímos a obra de arte que chamamos de VIDA.
Com carinho,
Psicóloga Adriana Matos.
@psicologa.adrianamatos