Preconceito Cultural
Não fique surpreso se escolher um bom conteúdo ao invés de lixo cultural e perceber que está ficando sozinho em suas escolhas.
A educação é uma relação cultural
onde quem faz a intermediação
e quem é o alvo dela
trocam experiências vividas,
de realidades distintas,
havendo uma ruptura de velhos saberes,
para a construção do novo conhecer.
A educação emancipadora é um espaço social para a valorização cultural e, dessa forma, deve propiciar oportunidades educacionais para o encontro de diferentes saberes.
Não importa o nível cultural e ou social de uma pessoa, todas as pessoas estão inseridas em um meio, e todo meio aliena
A sistemática cultural não formou seres humanos para se auto sentir, se ouvir e se entender, muito menos para compreender o próximo, admirá-lo e aceitá-lo. A função é dar dica para fazerem como a si, como se até hoje fosse impossível se imaginar no lugar do outro.
Deus fez cada um com um quadro biológico, o que não se sente é bobagem pois não enxerga sentido. Por isso é o sentir que faz os cuidados.
Loucura menor seria cuidar.
(A mentalidade e o condicionamento cultural)
Quando chove o Gado se junta debaixo de uma árvore, provando que necessitam de abrigos. Milhares de Animais já morrem com raios e mesmo assim até hoje acham que Gados vivem à céu aberto e não precisam de abrigos.
O pós-modernismo aprisionou o cristianismo em um cativeiro cultural. Para eles os cristãos só podem manifestar a sua fé na dimensão subjetiva, em particular e nunca em público. Na dimensão pública (sociedade) cabe a eles (controladores do mundo, ciência, marxismo cultural, mídia, política, filosofia, etc...) determinar o que é certo ou errado.
No mundo apregoa-se a diversidade cultural e a pluralidade de ideias, mas na prática, o sistema é regido para uma singularização, e isto anula a individualidade do ser. A padronização constrói uma sociedade que não sabe pensar.
"(...) É sério mesmo que a fórmula do sucesso é imergir numa aberração cultural? Sério isso? Por favor, poupe-me."
"Você percebe o grau de alienação cultural de uma pessoa, quando a sua ignorância força lacrar um preconceito em cima de uma palavra, só para propagar o nível da própria imbecilidade."
“A deterioração cultural, a desvalorização do tecido humano e o relaxamento da moralidade no seio social, são fatores pertinentes em um país […] em que os absurdos tornaram-se uma constante.”
Com todo respeito ao relativismo cultural.
Mas, precisaríamos de algumas "leis universais" que proíbam, por exemplo:
A mutilação genital de mulheres e execuções de homossexuais em alguns países da África Central.
As festas juninas são religiosamente comemoradas, herança cultural do povo cristão. Criada pelo catolicismo não é nenhum exagero. Satisfaz tanto quanto um retiro espiritual e ou baladas noturnas. Todo o pecado compensa. Aquele que for indigente transgressor será compensado em dias santos por apenas instantes de ladainha fervorosa e por uma confissão nada muito comprometedora ao sacerdote “Viva as festas Juninas”.
A religião tem alto valor cultural, porém é uma desgraça para a humanidade. Provém de um Deus ilusório e de um Cristo ilusionista, o que torna humanos desapiedados com o poder da fala e humanos desprovidos de graças.