Prático
Tempo lindo
Há tempo para ser prático
Em que se cultiva a roseira,
Outro para ser romântico
Em que se oferece a rosa.
Há o tempo tocante que voa
E a música preferida entoa.
Aquele mil vezes desejado
Delicioso como o vinho maturado.
Tem momentos que passam vazios
Fazendo tudo tão frio,
Outros, aconchegantes com o toque na pele
Causando relevantes arrepios.
Há tempo para perder-se
Em devaneios atemporais.
Para perdoar há o tempo infindo.
Há tempo para ver a vida amanhecer
E o amor dizer: – bem-vindo!
É tempo de viver...
Ah, que tempo lindo!
Eu pratico a mentira porque ouvir dizer tão pouca a verdade, e de tantas coisas citadas e prometidas nunca foram verdadeiras.
"A superioridade do sonhador consiste em que sonhar é muito mais prático que viver, e em que o sonhador extrai da vida um prazer muito mais vasto e muito mais variado do que o homem de ação. Em melhores e mais diretas palavras, o sonhador é que é o homem de ação. Nunca pretendi ser senão um sonhador”.
( Bernardo Soares [Semi-heterônimo de Fernando Pessoa].)
Pratico?
- Sim!
Deu certo?
- Não!
Conte-me detalhes...
- N, ã, o, d, e, u, c, e, r, t, o, de forma pratica, realista e objetiva, bora pra frente, pra próxima.
Penso, falo e pratico o que de útil for no interesse de ajudar aqueles que querem ser ajudados! Com Amor, juntos, somos mais fortes. Que assim seja!
Para o aprendiz uma lousa pode parecer vazia, se o professor não apoiar a teoria em um caso prático.
A adrenalina da impulsividade me traz
prazer no ato que a pratico,
mas nem sempre subsequentemente
me sinto ter sido conveniente.
Não podemos distorcer a função e o sentido (teórico e prático) da Escola, ela não pode ser encarada como uma Instituição de caridade/ altruísmo/ beneficência ou filantropia! Muito menos uma veste e postura de ‘ONG’, encarnando a ideia das boas aventuranças, de contemplação da misericórdia e piedade (atribuo esse papel as Igrejas- como também ao sentido religioso/ sagrado). O detentor de perdoar só cabe a Deus, passar a mão na cabeça só no estágio do fraldário ou no mínimo da Creche, abraçar o ambiente escolar como uma propositura de residência familiar (papai, mamãe, e filhinhos felizes, comportados e obedientes- isso não dá certo, é permitir-se em um erro avassalador). Não sejamos e nos portemos como confusos e perturbados (no que pede e tange alguns ramos da Escola Nova), cheia de direitos e deveres, mimos/ afagos/ carícias e meiguices, delicadezas, inversão de papéis e autoridade/ poder e comando, cobranças feitas e postas em um plano de mão (via) única, protecionismos, acareação dos que sempre tem razão (alunos), reducionismos e privilégios dos que financiam o bem estar da Educação visando sempre o alvo do Verdinho Escuro (leve suspeita e desconfiança dos reais valores nos bancos de dados e índices no sistema educacional). A Escola é e deve ser sempre sinônimo de transparência (por vocação), equidade (como justiça), ética e moralidade (como condutores aplicados aos princípios e valores) da: competência, da habilidade, do mérito, no compromisso, do esforço e da dedicação exclusiva à busca pelo conhecimento e pacto com a sabedoria.
QUEM SOU EU
QUEM SOU EU SOU?QUANDO NÃO TEMOS NADA DE PRATICO,NOS ATRASANDO A VIDA,A A PREOCUPAÇÃO PASSA A SER EXISTENCIAL.POUCO IMPORTA DE ONDE VIEMOS E PARA ONDE VAMOS,MAS QUEM SOMOS É CRUCIAL DESCOBRIR.
EU SOU O QUE EU GOSTO.EU SOU A COMIDA PREFERIDA,OS FILMES QUE EU GOSTO DE CURTIR,OS AMIGOS QUE ESCONHEMOS,AS ROUPAS QUE EU VISTO,A ESTAÇÃO DO ANO PREFERIDA,NOSSO ESPORTE,AS CIDADES QUE NOS ENCONTAM.
EU SOU OUTONO,DESPARADO.E LIGEIRAMENTE PRIMAVER.ESTAÇÕES TRANSITORIA.
EO SOU SIMPLESMENTE EU,EU NÃO POSSO RECLAMA DA VIDA,NÃO POSSO FALAR QUE ELA FOI RUIM PORQUE NÃO FOI,NÃO POSSO SIMPLESMENTE FICAR ME LAMENTANDO DA MINHA INFLÂNCIA DA MINHA JUVENTUDE,MAIS NEM SEMPRE FOI FACIL,MAIS GRAÇA ADEUS NUNCA PASSEI FOME,ME ORGULHO DA MINHA MÃE,EU NUNCA PRECIESEI ROUBAR,FUMAR,EU TENHO 20 ANOS,MEUS AMIGOS ME PERGUNTA:
PORQUE NÃO BEBE,PORQUE VOCÊ NÃO CURTE A VIDA?
EU RESPONDO:
PORQUE EU NÃO PRCISO DE NADA DISSO,PRA ME FAZER FALIZ,NÃO PRCISO ME DROGAR PA SER HOMEM,PRA SER FELIZ.
SABE QUANDO EU ERA CRIANÇA EU SAIA PRA BRINCAR.HOJE EU SINTO FALTA DA MINHA INFLÂNCIA,PORQUE O MUNDO DE HOJE SÓ PENSA NO MUNDO VIRTUAL.EU TAMBEM GOSTO DISSO,AINDA GOSTO DA MINHA VIDA NO MUNDO VIRTUAL.
SONHOS,TODOS TEM SONHOS,EU NÃO SOU DIFERENTE,MAIS MEU MAIOR SONHO AINDA VOU REALIZAR QUE É SER TORNAR UM BOMBEIRO,AS PESSOAS ME PERGUNTA PORQUE BOMBEIRO:EU NÃO SEI O CERTO DE RESPONDER PRA ELAS,ENTÃO RESPONDO PRA MIM,E PESNO PORQUE EU QUERO SER BOMBEIRO.PORQUE EU DARIA A MINHA VIDA POR UMA PESSOA QUE EU NÃO CONHEÇO ATÉ MESMO PRA PESSOA QUE ESTA LENDO.
MINHA UNICA DÚVIDA,É PORQUE AS MÃES NÃO SÃO ETERNAS,EU NÃO PEDIR MINHA MÃE,E NEM QUERO,QUERO QUE ELA VIVA PRA SEMPRE,AS VEZES MINHA MÃE,ME CHAMA DE BOBO,PORQUE TODOS OS DIAS EU PERGUNTO SE ELA ME AMA OU NÃO,TALVEZ A PERGUNTA SEJA BOBA MESMO,MAIS ELA NÃO SABE PORQUE EU PERGUNTO TODOS DIAS,É PORQUE O AMOR DO OUTRO ME TORNA MAIOR ,PORQUE,QUANDO AMO E SOU AMADO,FICO MAIOR,FICO MAIS FORTE.
EO SOU DAQUELE TIPO DE CARA ROMÂNTICO.QUANDO EU SINTO EU NÃO FINGO OU IGNORO.EU DOU MELHOR DE MIM,MESMO QUE PRA ALGUNS,NÃO SEJA O SUFICIENTE.EU NÃO CONSIGO ME ENTREGAR PELA...PRA MIM É AGORA OU NUNCA"OU NADA FEITO.CHORO E SORRIO AO MESMO TEMPO POR AMOR.
NÃO PORQUE SOU HOMEM QUE NÃO TENHO O DIREITO DE AMAR DE CHORAR E DE SORRIR,EU TANBEM TENHO SENTIMENTO PORRA.VAI ENTENDER?EU CORRO ATRÁS,MAS EU NÃO SOU DE FERRO.NINGUÉM SABE,MAS EU SOU DAQUELA PESSOAS Á MODA ANTIGA.
TALVEZ EU SEJA COMO AQUELE POEMA DO FAMOSO JOSÉ.
E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
e agora, você?
você que é sem nome,
que zomba dos outros,
você que faz versos,
que ama protesta,
e agora, José?
PORQUE EU PENSO QUE ESSE POEMA TEM A VER COMIGO,PORQUE E NA HORA QUE DEUS ME PERGUNTA:AGORA SOU EU E VOCÊ,OQUE VAI SOBRAR DE MIM NESSA VIAJE DA MINHA VIDA QUANDO TUDO ACABA
TALVEZ SEJA POR ISSO QUE EU ESTEJA SOLTEIRO PORQUE NÃO EXISTE ALGUEM COM A CAPACIDADE DE ENCALHAR A MINHA VIDA COMIGO,DE SOFRE A MESMA COISA QUE EU SOFRA,DE ENFRENTAR A VIDA COMIGO.
SABE QUERIA NAMORAR,MAS SERÁ QUE ALGUEM ME ACHA ATRAENTE O SUFIENTE PARA FAZÊ-LA FELIZ SERÁ QUE ALGUMA MENINA SABE O QUANTO EU TENHO PRA DAR,MAS SERÁ QUE EU TENHO QUE MUDAR O MEU JEITO DE SER PRA FAZER ALGUEM FELIZ,JÁ TIVE A OPORTUNIDADE DE FAZER ALGUEM FELIZ,MAS TUDO ISSO FOI ERRADO PELO FATO DE ELA TER NAMORADO,FUI MUITO FUNDO NESSE LANCE,TALVEZ SEJA POR ISSO QUE ESTEJA ASSIM SOFRENDO TANTO,OU TALVEZ EU NÃO SEJA AMÁVEL O SUFICIENTE PARA DEUS PARA AS PESSOAS QUE ESTÃO AO MEU REDOR A MINHA FRENTE AO MEU LADO.
VEJO MUITOS JOVENS CORRENDO ATRÁS DAS DROGAS,MAIS EU ACHO QUE NO MOMENTO QUE ELES NÃO TEM ALGUEM PRA OUVI-LOS,ELES CORREM ATRÁS DAS DROGAS,ESSA PORCARIA VEM COMO UMA SOLUÇÃO,VEM COMO UMA MESTRE.SE EU PUDESSE ARRANCAVA ISSO DELES,MAS NÃO POSSO QUE ESSA MERDA VEM COMO SOLUÇÃO,UMA LUZ.
AMAR,TRISTEZA,SAUDADES,EMOÇÕES,ALEGRIAS.ISSO SE RESUME MINHA VIDA.
DESCULPA ME POR VOCÊ ESTA LENDO ISSO PROFESSORA,MAS É ISSO QUE ACONTECE COMIGO,EU PODIA MENTIR,MAS NINGUEM É PERFEITO.
WILLIAN PEREIRA DE CARVALHO
Sinto me fragilizado, triste!
Abandonado... estático
Tentei viver de modo prático
Tentei tentar de um jeito tácito
As coisas tomaram proporções
Um tanto trágicas
Um coração de ouro às vezes se confunde
Com algo apenas metálico
Deixei de angariar sua simpatia
Parei de receber seus beneplácitos
A vida passou
O Mundo girou
O vento soprou
E enquanto o vento sussurrava
O Mundo pareceu parar
A vida realmente me surrava
Esmiucei e fui esmiuçado
Meu coração, outrora bom
Tornou se apenas
Algo deixado de lado
Simples peça de decoração
Pratico o esporte mais inteligente de todos, aprecio a mais bela das artes, estudo uma ciência nunca decifrada, faço calculo sem números, conheço mais de 40.000 anos de história. Falo do Xadrez!
Procuro sintetizar meus pensamentos nas ações que pratico, nas atitudes de cada dia. Não procuro aquilo que me exalte, mas aquilo que me incentive. Nem sempre acerto, mas busco encontrar nas curvas do caminho a confiança e a força necessária para ir cada vez mais longe.
Novos líderes, certamente, hão de ter a devida sensibilidade no entendimento prático de que foram eleitos pelo seu povo para o atendimento da necessidade do seu povo sem a escravatura de outros povos, rumando eles na capacidade, na competência, numa seriedade sem precedente em busca de riquezas, sobretudo, riquezas sociais, a ponto de implodirem num atendimento total e eficaz em prol do seu povo, de maneira que outros povos sejam ajudados por eles devido ao excedente de suas riquezas, sobretudo, riquezas sociais, que por isso, transbordam também em favor de outros povos espalhados no mundo inteiro., não estou falando aqui de comunismo e nem de capitalismo, estou descrevendo sim, o mínimo que devemos fazer uns pelos outros como seres humanos que somos, e não como seres animais selvagens como alguns têm sido.
Perdoe e esqueça. É o que todos dizem. É um bom conselho, mas não é muito prático não é? Quando alguém nos magoa, queremos magoá-la de volta, queremos feri-los. Quando alguém nos engana, queremos ter razão. Sem perdão, velhas rixas nunca serão resolvidas. Velhas feridas nunca cicatrizam. E o máximo que podemos esperar é que um dia tenhamos a boa sorte de esquecer[...]Comunicação é a primeira coisa que realmente aprendemos na nossa vida. O engraçado é que, depois que crescemos, aprendemos as palavras e realmente começamos a falar, fica mais difícil saber o que dizer. Ou como pedir aquilo que realmente precisamos...'
Não lamente, seja mais prático, ou seja, mude suas estratégias, pois fazer do mesmo jeito lhe conduzirá aos mesmos resultados.
O primeiro resultado prático do máximo divisor comum se deu quando Cristo dividiu um peixe e um pão com cinco mil seguidores. Depois disso, tal cálculo jamais funcionou muito bem.