Poesias sobre Velhice
Sua mente ainda funcionava, seus pés ainda se moviam, ela podia andar, embora apenas com a ajuda de um andador, mas ela o fazia, e ela era um ser humano que sabia com certeza que o feijão fica melhor melhor na salada e que a velhice é uma terrível calamidade.
Se eu tiver a graça de viver enquanto envelhecer, oro para que seja com alguém que me ame, mas me ame de perto.
Você deve viver lúcido e produtivo até o último dia de sua vida, e queimar assim como lâmpadas quando estão muito gastas.
Temos que agradecer por cada ruga e linha de expressão no rosto que vamos adquirindo com a idade, isso é sinal que temos o privilégio de ter um coração que ainda pulsa dentro do peito...e oportunidade de simplesmente viver! Gratidão à vida e suas marcas do tempo...
Quando paro para rever as fotos de minha juventude, logo penso: puxa! Como eu já fui menos jovem um dia.
Definhamos até a loucura, porém enlouquecemos antes do tempo e queremos morrer porque adoecemos antes da velhice.
A juventude é um breve chamuscar, uma ilusão de eternidade que reluz no crepúsculo e se desvanece na aurora.
Bom é chegar a ser velho, compreender que não somos únicos, e nem donos de verdades. Simplesmente grãos de poeira cósmica.(Walter Sasso)
Dizem que a sabedoria da experiência baseia-se no erro. Mas essa fórmula está incompleta. A sabedoria constitui-se em errar e eliminar o erro na próxima tentativa. É por isso que nem sempre a experiência e a velhice geram sábios, porque muitos passam a vida inteira sem pôr em prática a segunda parte.
A vida tem um jeito lindo de nos mostrar que por mais que a gente viva, ninguém nunca sabe nada. Quando a maturidade chega e a gente acha que aprendeu tudo, logo em seguida chega a velhice, fazendo com que a gente esqueça tudo.
Quem é velho de corpo é rico de memórias e dono de experiências que somente a vida lhe proporciona.
O idoso é, por natureza, um sábio da vivência no plano físico; as dobras de seu rosto refletem essa aura da experiência e ninguém as pode obter sem passar pelos caminhos tortuosos e complexos da existência terrena, cada qual com sua programação, repleta de provas e expiações. Viver é um desafio permanente; o franzido da pele retrata todos os dias vencidos para alcançar a linha de chegada.
Quando compreendemos o que é a condição dos velhos, não podemos contentar-nos em reivindicar uma “política da velhice” mais generosa, uma elevação das pensões, habitações sadias, lazeres organizados. É todo o sistema que está em jogo, e a reivindicação só pode ser radical: mudar a vida.
Quando nasci não enxergava. Ao crescer continuei cego. Ao envelhecer sinto que nada me faltou. O tempo me ensinou que quando você tem alguém que nasceu para te amar, o único medo que não pode ser superado, é o silencio daquela que te manteve na estrada tempo suficiente para te fazer compreender que a única luz que precisava estava conectada a sua voz doce ao me guiar.
O reencontro com velhos amores é fatídico e decepcionante. Pois ninguém tem o direito de apagar com a velhice, antigas, boas, lindas e excitantes recordações.
Ninguém fica velho porque viveu X anos ou y anos. As pessoas ficam velhas porque perdem o encanto pela vida. As pessoas ficam velhas porque olham para a vida com o olhar viciado de quem vê sempre as mesmas coisas. É no olhar que mora a idade de uma pessoa e não na quantidade de anos que ela viveu. Enquanto houver brilho no olhar, a velhice não ousa se aproximar.
Agora talvez muitos não dêem a mínima, mas chegará o momento, que o que se aprendeu quando jovem, poderá fazer toda diferença, entre o tédio e entusiasmo.
Eu penso que a força, a energia e a vitalidade, não tem a ver com a idade, mas sim com a vontade de viver e de experienciar coisas novas. @mcmarombado
Ao notar as rugas de quem estiver ao seu redor, acostume-se... Se Deus te permitir, você também irá tê-las, implacavelmente!!!
Só tem uma coisa que eu particularmente chamo de velha: São as convicções absoletas sobre a vida e sobre o mundo!