Poesias sobre Preocupação Social
A intolerância política, religiosa, social, e tantas outras é o estopim aceso para a explosão da violência no país.
A cultura determina quem nós somos, é a identidade de um povo, é formadora do tecido social. E a forma como ela é tratada diz muito sobre o momento que vivemos.
O homem contemporâneo não apenas vive no mundo da natureza e no mundo social, mas igualmente, no mundo das invenções técnicas. A ideia de que as invenções técnicas são uma parte do mundo da natureza pareceu justificar-se durante todo o tempo em que foram um elemento bastante modesto da realidade.
Pessoas são complicadas, em um cenário social podem ter antipatia por você pelo simples fato de criarem uma imagem de sua pessoa, que talvez não condiz com a sua personalidade de fato, isso sem ao menos saber o teu nome. É precoce julgar alguém, sem conhecer o contexto, e a bagagem que aquela pessoa carrega consigo.
O bem-estar social tornou-se um dado indispensável ao bom funcionamento da economia, à sua eficácia.
É no interior do moderno sistema de seguridade social eridido ao nível constitucional que se constrói, em seus travejamentos mestres, o conceito jurídico de seguridade social.
A política feita por um ignorante, não passa de mero teatro social, o qual, o povo aplaude o tema por um tempo e depois deixa de ver a sua piada.
O senso social e senso de comunidade mal desenvolvido acaba aceitando qualquer companhia, desde que haja aceitação como individuo e como membro do grupo.
Precisamos rever nossa educação social urgentemente. E observarmos o que nos tornamos e o que nossos filhos se tornarão. Humanos valorosos, produtivos, livres de preconceito, cuidadores da natureza e bons amigos? Ou competitivos egocêntricos, consumistas, violentos e vaidosos das redes sociais?
O homem social nasce equiparado ao homem humano, por isso nasce bom... No entanto posteriormente se torna um homem corrompido, ao misturar-se à própria comunidade...
Igualdade social seria todos estarem mortos já que viver o faz um ser de classe social maior que o não vivo.
Tanto os sonhos precisam de interpretações segundo as construções culturais e o envolvimento social do analisado, quando suas formas de resistência. A resistência, ou melhor dizendo, as resistências, são formas de negar a busca por uma possível “cura” de si. Uma forma de bloquear a análise que, de certo modo, vê nesse mecanismo, um objeto a ser analisado.
Para não ser contaminado pelo vírus do ódio, cancelamento e exclusão social, use a máscara da compaixão para não matar Cristo no coração.(Walter Sasso - Autor de "Soca Pisada")
Para quem não sabe a diferença entre justiça social e extremismo talvez isto ajude: se acredita que todos as pessoas bem situadas na vida são opressoras, e toda pessoa de área carente é vítima, então você é extremista e sem noção. E se acha que toda pessoa de pele branca é íntegra, e todo negro é bandido, você também é extremista e, além de tudo, imbecil. Então só fale em justiça social quando entender que existem pobres e ricos éticos e não éticos, como também brancos, negros, amarelos e vermelhos que adoram passar por vítima para jogar uns contra os outros e usar o resultado em benefício próprio.
Quem se diz socialista e deixa o seu país e vai para um país rico, é porque nem ele gosta do socialismo.
Que as religiões nunca sejam fatores de desunião, pois cada uma delas tem o seu grande valor social, moral e espiritual. Entendamos que muitos são os caminhos, mas o destino é o mesmo, Deus.
Eu tinha conflitos muitos grandes comigo mesma, mas achava que a causa era social. Desde criança eu sentia preconceito de cor. Queria o curso de sociologia porque, se o problema era esse preconceito, eu deveria estudar sociologia para me proteger do preconceito, que é formado ao nível sociocultural.
Pessoa crente que certa ideologia é modelo social perfeito, coloca-se no mesmo nível de ignorância daquela que nem mesmo conhece o termo ‘ideologia’.