Poesias sobre Preconceito Racial
A fragmentação cria a discórdia e a confusão. Com ela surge a descriminação, o preconceito e as injustiças sociais. Já com a totalidade estabelece a união e a harmonização.
O preconceito é uma corda que não serve, e, a saudade, foi gancho pra repressões de vontades, retirando do peito, o afeto, e, a lealdade, pra distribuir em outras faces, provocando antigas desigualdades.
Grande preconceito aqui no Brasil é dizer que intelectual não possa gostar de time de futebol e de escola de samba, como se fosse reduzir sua maneira de pensar e a sua formação cultural. Pelo contrário, isto tenderia a enriquecer a qualidade e quantidade das informações, tornando-os apreciadores da nossa própria cultura e não colaborando com o seu esvaziamento.
Diferença nunca foi defeito, outro olhar sobre isso é preconceito, e se não der pra ser amor, que seja ao menos, respeito.
Amar é doar-se, sem preconceito ou interesse, abraçando o outro simplesmente pelo prazer de faze-lo.
Nunca se esqueça que o preconceito é um agente que dificulta o entendimento e portanto, limita nossa existência e evolução.
Amar é despir-se de todo e qualquer preconceito e se preciso for oferecer o benefício da dúvida ou do tempo que tudo revela .
O preconceito dos jovens em relação aos mais velhos finda nas incertezas e certezas da vida. Os mais velhos possuem a certeza de terem a experiência de vida, e a juventude na alma. Mas os jovens não possuem a certeza de chegarem à repelida velhice com juventude e experiência.
Depois de dobrado outro tempo, não haverá preconceito nem racismo, pois seremos todos diferentes, portando a mesma cor.
Existem pessoas que carregam tanto preconceito, arrogância, inveja e desonestidade para inviabilizar até tentativas de ajuda das mais próximas, que ainda assim seguem com ideias odiosas a respeito do mundo e se vendo eternamente injustiçadas por ele, o que reforça a tese de que nem toda compaixão se faz útil, e nem todo perdão consegue promover mudanças.
O PRECONCEITO é a praga mais perigosa e mortífera do século XXI. O mundo precisa urgentemente de um antídoto capaz de anular ou neutralizar os efeitos desse veneno.
O homem de coração maldoso, tem olhos sujos, ele vê tudo e todos com preconceito. Pessoas boas e limpas, ele as enxerga manchadas pela sujeira de seus próprios olhos.
Qualquer tipo de preconceito é baseado no medo invisível do que não existe, assim como em grotescas e erradas superstições, incapacidade de viver em grupo e ignorâncias.
Acho que o preconceito terá sido superado quando não for mais surpresa uma negra apresentar um jornal ou um pobre se tornar juiz.
O Carnaval é a única festa universal que pisa no preconceito, e só enxerga brilho, cores, e dar ênfase a voz de todos num único deslumbrar de alegria.
Cuidado com qualquer preconceito. Ele pode te fulminar num posterior arrependimento e te dominar por falta de conhecimento.
O abraço não tem cor, é sem preconceito, acalma a dor, tira um sorriso, um suspiro. Abraçar sem medo e igual correr na chuva, e em momentos difíceis o abraço transforma e da vida. Abrace o próximo!
Não, a gente não respeita o teu desrespeito, a gente não aceita a tua ignorância e o teu preconceito.
Não há nada mais violento e fundador que a inteligência. Sobre a ignorância (ou preconceito), não se conhece nada mais totalitário e brutal.
O capitalismo é o sistema mais democrático que eu já vi. Ele não tem preconceito de gênero, etnia, ou idade, porque explora todos igualmente.