Poesias de Vaidade
Gastamos muito tempo alimentando nosso ego com vaidade e buscando estar certos, quando a verdadeira nobreza está em ter paz de espírito!
Com um gesto orgulhoso, um homem ergueu-se, contemplando seu vasto domínio, e proclamou com vaidade: "Eu sou o senhor de toda essa terra!" A terra, contudo, reverberou uma resposta calma e certeira: "Pobre criatura, pois chegará o momento em que serei eu a te possuir, dissolvendo em mim o que restar de ti.
A diferença entre a vaidade e o orgulho consiste em que este é uma convicção bem firme da nossa superioridade em todas as coisas; a vaidade, pelo contrário, é o desejo de despertar nos outros essa persuasão, com a esperança secreta de chegar por fim a convencer nós mesmos.
Ser o dono da situação é algo cativante para a vaidade humana e extremamente afável para o ego, fomentando o orgulho e alicerçando o egoísmo.
Vaidade é uma das forças que movimentam a Humanidade, então cabe entender que a busca pelo próprio louvor estará sempre obscurecida atrás de uma aparente expressão de nobreza.
Nada supera a satisfação da própria vaidade e nenhum machucado dói mais do que o ataque a ela.
Agora que sou mais velho, ainda ouço vozes, clamores e gritos do passado. Choramingos da vaidade, queixumes do orgulho e desaforos do meu ego mal educado.(Walter Sasso - Autor dos livros "Dobre Púrpura" e "Sem Denise")
A inveja, é a fôrça motriz da humanidade! Seguida do orgulho, da vaidade, da impiedade, da ignorância, entre outras "maravilhas"... 💀
Só a vaidade é constante em nós; em tudo o mais a firmeza nos molesta: com o tempo e a razão vimos a perder uma grande parte da sensibilidade no exercício das paixões; porém o exercício da vaidade não se perde com a razão nem com o tempo. O nosso gosto debilita-se, altera-se, muda-se, e também se acaba; a vaidade sempre persiste e dura.
Que a grandeza da capoeira sobreponha a a vaidade do capoeirista e o fundamento da roda seja preservado como tal.
A vaidade outrora um pecado. Agora é uma virtude. Postada, compartilhada, seguida, influenciada e viralizada endiabradamente.
A humildade é a única força capaz de quebrar as correntes da vaidade. É ela que tem o poder de ampliar horizontes e engrandecer mundos.
A vaidade destrói nossos talentos,nos iludindo com as aparências sendo ludibriador dos conteúdos. A carne é um veneno da evolução
O ensinar não pode ser apenas um momento dialético-egoico do educador, que mais alimenta sua vaidade do que as práticas dos seus educandos
..."A vaidade no arrogante só serve para mostrar lhe que o tempo apenas trocou o lugar do seu cérebro pelo o lugar dos intestinos." ... Ricardo Fischer.
A vaidade leva um homem, a pensar de si mesmo alem do que deveria. O faz correr atrás de títulos numa tentativa de impressionar e aumentar o seu valor próprio. Entretanto, o declínio é visível, são sinais de uma alma adoecida...
Quando a vaidade cega a visão é comum se encontrar em situações onde se imagina em condição de grande riqueza, fama ou influência, imaginando serem essas condições melhores, porém o melhor lugar para se estar é aquele permitido por Deus.
Caridade barulhenta nada mais é do que uma autopromoção .Cera que lustra a vaidade ; e, ração para o ego ! Somente no silêncio da caridade , encontraremos verdadeiras virtudes , entre elas, a bondade !
De tanto acostumara com o salto, sua abastada vaidade o levou aos céus, se mostrando a frente de todos que sua imensurável grandeza nunca se passou de apatheia .
Interessante ver como a vaidade afeta a memória. Para alguns, tão fácil quanto falar e compartilhar suas conquistas é esquecer quem os levou até elas, assim como é difícil reconhecer que nada teria acontecido sem estes, hoje esquecidos, que um dia foram essenciais em suas vidas.