Poesia sobre Preconceito
A criminalização de qualquer preconceito é uma forma beligerante e burra de atestar para toda sociedade, o pouco investimento na cultura e na educação.
Qualquer tipo de preconceito é baseado no medo invisível do que não existe, assim como em grotescas e erradas superstições, incapacidade de viver em grupo e ignorâncias.
Somos todos iguais, saímos da mesma fonte e a retornaremos a mesma fonte. Por que tanto preconceito? Por que tanta discriminação? Por que tanta inimizade entre as pessoas?
Os extremos de uma vida, religião, opinião ou preconceito, destroem relacionamentos, vidas, acaba com o mundo.
Existe discriminação para toda geração, quando se nasce preto, sofremos preconceito, então se ouve dizer do cabelo, tem que andar aparado para não ficar mal falado... Então crescemos um pouco, documento vira obrigação, ouve-se! Para tomar cuidado, pode ser condenado, mas! A identidade apenas revela nome e idade, fui então que percebi, não é bem por ai, com a documentação somos cidadão, havia uma seleção... Já na vida adulta chegamos cansados, com resignação! Oprimidos e sem educação, insistimos trabalhando por melhor condição e com tanta atribulação se chega à velhice não existe compensação, mas temos como resultado desta adição, um aprendizado... A maior lição! Por todas as provações é manter a humanidade pulsante no coração, sou um afrodescendente, um pacato cidadão.
O preconceito contra determinados assuntos , é a mais pura manifestação da ignorancia de em um ser. Prefere julgar , quando poderia está adquirindoconhecimento sobre o aassunto em questão.
Cada lagrima derramada no caminho do preconceito regaram as sementes de minha consciência, frutos de minha resistência, calaram minha boca, amarram meu corpo, invisibilizaram minha imagem, castraram minha identidade, meu olhar ganhou a liberdade.
Há coisa que mais me dá raiva são rótulos,que na minha opinião é a pior forma de preconceito,pois ele divide as pessoas,gays ou homens,negros ou brancos,normal ou anormal.
Vivemos hoje num mundo com muitas doenças e epidemias. Ainda bem que a doença do preconceito não é contagiosa.
“Aquilo que se baseia no medo ou preconceito não é uma escolha firme; é uma encolha infusionada pelo erro ou ilusão.”
O respeito às diferenças é a chave para abrir as celas do preconceito que nos prende e nos impede de sermos felizes.
Chegamos a um ponto em que escrever e falar bem é preconceito. Seguir a a norma culta da língua é considerado elitista.
“O preconceito é o traço mais evidente da ignorância humana, portanto evolua, aprenda a posconceituar.”
Não se combate preconceito com preconceito, e, sim com diálogo e argumentos fundamentados na história cientifica, social e cultural.
Ser professor é despir de todo e qualquer preconceito, para que a aprendizagem seja alcançada. Sua origem, cor, credo, condição social, orientação sexual, não são barreiras para a educação.
Marta , Cristiane e formiga lutaram, venceram o preconceito e mesmo sem patrocínio e apoio, elas não desistiram,jogue por amor , supere o não, você é capaz de conquistar o mundo, depois tudo terá válido a pena.
Diferença nunca foi defeito, outro olhar sobre isso é preconceito, e se não der pra ser amor, que seja ao menos, respeito.
Amar é doar-se, sem preconceito ou interesse, abraçando o outro simplesmente pelo prazer de faze-lo.
Nunca se esqueça que o preconceito é um agente que dificulta o entendimento e portanto, limita nossa existência e evolução.