Poesia sobre Envelhecimento Saudavel
Envelhecer leva tempo! Uma perca ou um ganho? Século passado dificilmente encontraríamos um idoso, eram ceifados com doenças crônicas muito cedo. É um ganho ter idosos hoje. É um ganho podermos nos tornar velhos! Teremos muitas memórias... fomos muito mais ativos... Somos cuidadosos pra viver bem o pesar dos anos sobre a carne... Dizia Abraham Lincoln... "Envelhecemos cedo demais, nos tornamos sábios, tarde demais..."
A todos que compartilham a busca pelo desvelar da maturidade em um mundo mais ciente de seus deveres frente aos cuidados paliativos aos idosos. _ Boechat, P.J.(2017).
Creio que o que faz envelhecer não é a passagem dos anos. É a rigidez do coração, a frieza das emoções, a indelicada dos gestos e inflexibilidade da alma.
Envelhecer não é morrer, e nem deixar de viver: é ter a oportunidade de aprender a viver melhor, e de novo.
Envelhecer é reexperimentar, é descobrir novas formas de ver e ouvir, de criar e ser, de se divertir e sentir – envelhecer é viver, enfim.
Envelhecer não é tão somente perder a juventude, mas também uma possibilidade de pensar em um outro modo de vida.
"Milha velha mãe diz com frequência e saudosismo: estou ficando sozinha, já perdi meus avós, pais, aos poucos tios e os primos já se vão com certa frequência... Não entendia, mas agora, o corpo já mostrando certo cansaço, os cabelos nevados, a visão embaçada pelo tempo, entendo perfeitamente. O tempo não espera ninguém! Aproveito o hoje, o amanhã pertence a Deus!"
“Quando jovem, minha maior vontade era fazer 18 anos. Com a arrogância e impaciência típicas da adolescência, eu acreditava que poderia fazer tudo de forma diferente, que aos 30 anos estaria ‘muito bem’. Esse pensamento, no entanto, virou um sonho que foi se adiando para os 40, depois para os 50... E ao olhar para trás, percebo que não consegui tudo o que queria, mas Deus me deu muito mais do que eu merecia. Hoje, sou grato pelo perdão que recebi, por cada lição aprendida e pelo meu crescimento. Agradeço pelo perdão pela arrogância, soberba, prepotência, orgulho e ignorância. Obrigado, Senhor!”
"Envelhecer, é ir se despedindo aos poucos. Portanto, é melhor envelhecer deixando saudades do que deixando alívio."
O mal dos invejosos é achar que só os feios envelhecem. Os belos também se envelhecem, com uma diferença, os feios nunca sentirão a dor nem a delícia de se nascer belo.
As pessoas não envelhecem por causa do sol e do tempo; mas, por causa da prática de seus pecados que corrompem o corpo, a alma e o espírito.
Envelheça com qualidade, apesar das dificuldades, avançando em felicidade, compartilhando experiências com a sua comunidade que lhe mostra respeito e solidariedade diante das suas dificuldades e habilidades, as quais com atitudes de verdade, vive livre e feliz na terceira idade, aguardando confiante na sua brevidade para se encontrar nos braços do nosso Pai da eternidade para lhe recompensar todos os seus atos de fraternidade.
A vivacidade intelectual é o mais importante, quando se cultiva isso penso que a exterioridade se torna um detalhe imperceptível. Pessoas inteligentes não envelhecem.
Esses mesmos olhos começaram a dobrar nos cantos, a testa tinha muitas linhas e o rosto estava começando a ceder...
Em locais certos, pessoas do bem desfrutam da vida usufruindo de seus merecimentos. Em locais errados, elas esgotam suas vidas apenas merecendo, merecendo, merecendo...
"o homem... o homem começa a aborrecer-me. É ao livro que me prendo (...) à medida que vou envelhecendo, dir-se-ia"
Ela observava a garotinha que fora um dia afogar-se dentro de sua própria dor, pois é isto que o mundo faz, quando ele cobra, você tem que pagar.
Independente da idade que tenhamos o entusiasmo é a chama da vida. Quando perdemos esse ardor que nos concede brilho começamos a envelhecer.
Minha pele ficará enrugada, flácida e manchada, meus cabelos (ou o que resta deles) brancos assim como todos os pêlos do corpo, minhas costas se curvarão, minha voz se enfraquecerá e minhas vistas não terão mais o mesmo alcance. Mas meu espírito? Meu espírito é eterno e não está sujeito à decadência seja ela física, intelectual ou moral. Porque devo me preocupar com o efêmero se o que realmente sou somente se fortalecerá e amadurecerá a cada dia de minha imortal existência?