Poesia sobre a Racionalidade
Sábio é quem segue pelos caminhos da razão e da racionalidade. Há de se frustar menos aquele que não se baseia em sentimentos.
Somos todos animais e existe apenas uma linha tênue entre a racionalidade e a irracionalidade, não sendo fácil definirmos se uma é superior à outra ao analisamos o comportamento de seus representantes.
Amor é uma doença que bloqueia a racionalidade colocando um filtro que idealiza a outra pessoa, a cura é você focar em si e agir racionalmente.
Jesus falou por parábolas porque suas palavras não eram para ser compreendidas pela racionalidade do nosso cérebro, e sim pela ingenuidade do nosso coração.
O defeito máximo dos homens é não perceberem que por serem dotados de racionalidade e inteligência, têm por natureza, o compromisso e a responsabilidade para com o mundo.
É de mim que eu tenho medo. As vezes questiono a racionalidade das minhas ações. Tenho medo de voltar para o meu passado, para a escuridão solitária, e sentir que estou em casa.
Durante uma conversa em que o emocional ocupe uma das pontas, não há nada que a racionalidade do outro possa usar para ser melhor interpretado, e toda emenda vai se revelar pior que o soneto.
A sanidade mental e a desalienação da mídia e das religiões, vai trazer tua racionalidade plena, para algumas pessoas isso não vai valer a pena.
Para sentir Deus, não tenha metodologia, não precisa de objetividade, racionalidade, não precisa de foco em ideias alheias, não precisa procurar pelo mundo a fora, externamente, basta permitir o silêncio, basta permitir a paz de espirito, basta reconciliar consigo mesmo, internamente, só assim conectará verdadeiramente e conhecerás o sagrado.
O amor aos inimigos é uma atitude consciente, esse amor não é um sentimento é fruto de racionalidade baseada na moral Cristã, na ética do Evangelho.
Se nos permitirmos usar a racionalidade chegaremos a conclusão óbvia que a expressão " "anticristo" se refere a qualquer pessoa que não seja da religião cristã, ou seja, 2/3 do mundo poderia ser identificado como anticristo. Se considerarmos os fatos históricos que envolvem a religião cristã desde a sua estruturação como religião a partir do Estado de Roma veremos traços inegáveis de uma politica de perseguição, tortura e morte dos opositores desta ideologia religiosa em todos os tempos que durou até a queda da igreja católica com a ascensão do que hoje chamamos de Estado Democrático de direito. Se fosse apontar um "anticristo" apontaria o meu dedo para o cristianismo que nada mais foi e ainda é, um falso cristo criado pelo Império Romano usando a história judaica do Messias, história esta que conheciam muito bem pelo convívio com aquele povo. O judaísmo já tinha raízes profundas e manipula-la seria mais difícil do que se apoderar de uma pequena seita de malucos que alguns chamam de "cristianismo primitivo". A partir dai molda-la e espalha-la com o uso da força militar do Império não seria muito difícil. Sendo assim o "anticristo" não virá porque ele sempre esteve aqui sendo adorado, glorificado e defendido pelas legiões que o idolatram sem questionar.
Desafiando a racionalidade, entrando em um universo incrível bem diante dos olhos, fazendo uma viagem intergaláctica em um cosmo hipnotizante, distribuído em vários astros, de cores e formatos distintos, deixando o pulsar do coração cada vez mais rápido, vívido, tomado pela emoção, mas tudo em um perfeito equilíbrio, sentindo uma paixão acolhedora, tendo uma inspiração aprazível, focando atentamente no agora de o todos os atrativos que estão à volta, assim, inspirando e sendo correspondido, um rico momento, inconfundível, unindo o que sinto a partir do que vejo, imaginário muito expressivo que faz viajar para lá em pensamentos.
Ainda que a racionalidade não seja grande coisa, por isso mesmo, era de se esperar do ser humano em geral, que fosse pelo menos racional.
O fanatismo político é a antítese da racionalidade, levando as pessoas a aceitar informações tendenciosas e rejeitar fatos objetivos.
Evento inexplicável durante uma viagem inesperada para um outro mundo, onde a racionalidade é questionada e o que parece absurdo é tratado com uma certa normalidade, lugares curiosos, muitas cores, esplêndidos, misteriosos, cenários incomparáveis de tirar o fôlego, gerando diversos questionamentos, emoções, renascimentos, inspirações, amadurecimentos, uma aventura a cada instante, sob um lapso do tempo, acontecimentos memoráveis e emocionantes, dessarte, inevitável deslumbramento por uma experiência demasiadamente significante.
O estatismo supervaloriza a racionalidade humana, despreza a complexidade da interação social e ignora o aprendizado do sistema de tentativa e erro, que, através das relações comerciais, produziram desenvolvimento econômico e pacificação entre os povos.
Entre a razão e a emoção existe uma coisa chamada racionalidade emocional a partir de onde formulamos nossos pensamentos.
O ser humano é um animal dito racional e se gaba de sua racionalidade. Através da suposta racionalidade, oprime, maltrata, subjuga,mata e ridiculariza os menos inferiores que eles. Até fazem isso com os semelhantes de sua nova espécie, homo sapiens. Haverá um tempo que seremos uma mera lembrança esquecida nos anais do tempo e do espaço, uma página virada nos livros futuros de história!