Poesia de Reconciliação
Reconciliação
Reconciliar é fazer as pazes.
A reconciliação é uma arte.
A arte de resolver desentendimentos.
A arte de criar entendimentos.
É em tão grande dimensão uma parte.
As reconciliações na vida são azes.
É, foram muitas idas e vindas. Brigas e reconciliações. Um verdadeiro relacionamento tóxico. Foram inúmeras as vezes que jurei te deixar, mas você sempre vinha com essas promessas covardes de que só você me proporcionaria tais oportunidades e eu, acreditando, sempre cedia. Jamais imaginaria seguir minha vida longe de você.
É bem verdade que seus encantos e seus repertórios são quase que hipnotizantes.
E eu fui cedendo, cedendo e os anos passando, passando...
Geralmente relacionamentos abusivos são assim, quem está dentro não consegue enxergar. E não quer ouvir nada de ninguém de fora!
Mas eu também reconheço que me esforçava pouco para te largar, sempre foi cômodo pra mim as facilidades que me oferecia. Não posso ser ingrato e não ressaltar as conveniências, os mimos, os caprichos noturnos e dizer que você esteve sempre pronta edisponível. Me lembro com carinho do dia que quis comer comida indiana num domingo pós Fantástico e você - sem hesitar, me mostrou onde conseguir.
Uma pena que cobrava caro por isso. Não só por isso, mas seu preço sempre foi alto e você sempre deixou claro que é inegociável. Talvez isso tenha sido a gota que transbordou o copo e me fez ter coragem para te deixar.
Não sei se definitivo, se passageiro, se só preciso de um tempo pra mim. Não sei.
Mas agora estou bem e sei que você também está, como sempre esteve.
E sei também que se um dia quiser voltar a cruzar a Ipiranga com a São João você permitirá, porque essa é sua marca.
Parabéns, São Paulo! Que seus quatrocentos e sessenta e oito anos lhe traga um pouco de juízo e maturidade.
Cuide dos seus (que são muitos) que seguirei cuidando dos meus.
Ainda posso dizer que tenho orgulho de ser paulistano, paulista e são-paulino!
#SP #EXISTEAMOREMSP
Reconciliação
João fecha a porta
Maria abre a porta
O vento bate a porta
Abraços...
E a porta nem se importa.
Ser grato sempre é um estilo de vida dos que reconhecem e valorizam o fato de terem sido reconciliados com Deus por meio de Cristo.
Adotar essa postura é demonstrar de forma prática que amamos a Deus sobre toda as coisas!
A lição maior
Para o amor renascer
Está no perdão, na reconciliação,
Ou na cama, onde mais acabam as paixões,
E só quem pode arrumar
Foi quem mais errou
Ao não desarrumar a cama onde deitou.
O homem busca a Deus através da fé e somente a fé, é dEle e por ele nada tem a reconciliar.
Ora! Deus foi quem ofertou a fé ao homem ou seja, fé é Dom de Deus!
Em minhas relações
simbolicamente eu me sinto
tentado a ter desavenças...
Pois a reconciliação
vale muito à pena!
Teu sorriso é bom pra mim
Só eu sei te alegrar
Tá na hora da gente com jeito reconciliar
Tá na hora da gente com jeito reconciliar
Tá na hora da gente com jeito reconciliar
O amor de Deus é incomparável.
Reconcilie com Deus , com seu passado, com sua individualidade, com seu futuro e com sua maturidade, exercitando assim o dom da fé.
A verdadeira reconciliação consigo mesmo começa quando você encontra a coragem de enfrentar suas falhas e imperfeições, e ainda assim, se amar incondicionalmente.
A complexa jornada do autoconhecimento é uma caminhada desafiadora. Muitas vezes, nos esforçamos para projetar uma imagem perfeita de nós mesmos, escondendo nossas falhas e imperfeições atrás de uma fachada cuidadosamente construída. No entanto, chega um momento em que essa máscara se torna insustentável, e sentimos um chamado interno para enfrentar a verdade sobre quem realmente somos.
Encontrar coragem para enfrentar nossas falhas e imperfeições não é fácil. É um ato que requer humildade e autoaceitação. Exige que deixemos de lado o medo do julgamento, tanto dos outros como de nós mesmos. É preciso aceitar que somos seres humanos com restrições e que cometemos erros ao longo do caminho.
No entanto, é nesse momento de enfrentamento que uma verdadeira reconciliação pode mesmo começar a florescer. Ao invés de nos envergonharmos ou nos criticarmos por nossas falhas, podemos adotar uma postura de compreensão e compaixão. Reconhecendo que nossas imperfeições fazem parte da nossa jornada de crescimento e aprendizado.
A RECONCILIAÇÃO E A TRANSFORMAÇÃO DAS RELAÇÕES HUMANAS POR MEIO DA FÉ EM CRISTO
Dia desses conversando com alguém ele disse não se lembrar sobre casos de racismos nas escrituras. Diante desse fato, parei para meditar o quanto existe, não só existe, como há uma carta especialmente tratando sobre esse tema. Trata-se da carta de alforria, o Habeas Corpus de Onésimo. A carta de Filemom. O verso central da carta a Filemom na Bíblia diz: "Pois talvez ele tenha sido separado de ti por algum tempo, para que o tenhas para sempre," (1:15) Este verso destaca a mudança na relação entre Filemom e Onésimo, com propósito de indicar que Onésimo, que antes era um escravo fugitivo, agora voltará como um irmão na fé e membro da família cristã de Filemom. Esse momento clímax da narrativa aponta para o tema central da carta de reconciliação e igualdade em Cristo. A principal história por trás da carta é a seguinte: Filemom possuía um escravo chamado Onésimo, que aparentemente fugiu de seu dono e acabou encontrando Paulo enquanto ele estava preso. Durante esse tempo, Onésimo se converteu ao cristianismo por meio da influência de Paulo. Na carta, Paulo envia Onésimo de volta a Filemom com a carta, pedindo que Filemom o receba não mais como escravo, mas como um irmão em Cristo. Paulo também se oferece para compensar qualquer dano que Onésimo possa ter causado a Filemom. A carta a Filemom é uma expressão de perdão, reconciliação. Constrange cristãos a viver em igualdade em Cristo. De maneira clara, também aborda a questão da escravidão na época. Ela enfatiza a importância da unidade. Conclama para amor entre os crentes, independentemente de sua posição social. Cor e raça.
Jesus, há um pouco mais de dois mil anos, orou pela nossa reconciliação, pela nossa unidade (Jo 17:20-26). Não digo que devemos deixar nossos ministérios e sermos uma só congregação, mas que precisamos ser um só nas questões morais, políticas; como seres sociais que somos, precisamos dessa interação em tudo o que nos une, independente de nossas divergências doutrinárias. Assim iremos exalar o caráter do nosso Mestre e o mundo irá deparar-se com o tempo de restauração de todas as coisas.
Livro: Servir, o maior dos desafios
Assim como na cruz somos reconciliados com Deus (Rm 3:21-31), devemos a todo o custo atender a vontade d´Ele de reconciliar-nos com os nossos irmãos em Cristo. Precisamos perdoar-nos uns aos outros e reconhecermos que somos dependentes da graça, e somente dela para a nossa redenção!
Livro: Servir, o maior dos desafios
E você beleza, onde te achar
Escondida numa boa notícia
Na reconciliação depois de uma briga
No sorriso banguelo de uma criança
Na realização de uma esperança
Numa pele que com o tempo perece
No interior do homem do bem que permanece?
Resumindo:
Justificação. Nossos pecados são perdoados e somos reconciliados com Deus;
Santificação. Nossos pecados são purificados e não nos domina mais;
Glorificação. Nossos pecados são erradicados e seremos como Ele é.
O que há de bom nisso?
Fomos reconciliados com Deus pela morte de Seu Filho. - Romanos 5:10
Quando nos deparamos com um problema feio e implacável, muitas vezes choramos: “Preciso de um milagre!” Um milagre pode acontecer, mas se não acontecer, isso significa que a bondade de Deus não está funcionando?
Deixe-me fazer outra pergunta: Por que a Sexta-feira Santa, o dia em que Jesus pendurou na cruz, chamado “bom”? Se alguma vez um milagre pareceu apropriado, foi então. Até os zombadores exigiram: "Se ele é o rei de Israel, desça agora da cruz, e creremos nele" (Mt 27:42). Mas Jesus não desceu. O autor Philip Yancey o descreve como "um tempo sem milagre".
Jesus certamente não merecia crucificação. Mas Deus, de acordo com Seus propósitos amorosos, usou o mal que Jesus teve de suportar para realizar o bem que tão desesperadamente precisávamos - para ser "reconciliado com Deus pela morte de Seu Filho" (Rom. 5:10). É por isso que esse dia horrível pode ser chamado de "bom".
Você está sentindo que um milagre é sua única esperança de ver a bondade de Deus no trabalho? Considere o que Cristo realizou - não apesar de Seus sofrimentos, mas por causa deles. Reflita também sobre a Sexta-feira Santa, o dia de Cristo "Sem milagre". Um dia você será capaz de olhar para os tempos sombrios da sua vida e honestamente chamá-los de "bons".
Enquanto Jesus estava pendurado na cruz do Calvário,
o diabo e seus demônios sorriam;
Os discípulos lamentaram e lamentaram a perda,
mas Deus e o homem foram reconciliados. —Sper
Deus usa os reveses da vida para nos levar adiante. Joanie Yoder
"O momento de reconciliação é aquele em que deixamos nossas convicções de lado, reconhecendo que cada um possui sua verdade. Isso permite focar nos laços que nos unem, fortalecendo nossa união familiar.
As famílias, embora imperfeitas, compartilham histórias, desafios e diversidades.
A reconciliação transforma memórias dolorosas em momentos de renovação e alegria."
A poesia dá voltas, aquieta, agita, chora, ri, liça, reconcilia. Na alegria sempre latente, e na alma presente...
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
2012, Rio de Janeiro
- Relacionados
- Poemas de reconciliação
- Textos de reconciliação para renovar laços e superar desavenças
- 47 frases de reconciliação para deixar as mágoas para trás
- 35 mensagens de reconciliação para namorado
- Reconciliação Pai e Filho
- Reconciliação de Amigos
- Frases para amigas que voltaram a se falar: mostre que ela fez falta!