Poesia de Moral
A moral é uma atitude individual moldada pela cultura, que reflete as crenças e normas sociais de uma determinada sociedade.
O estudo, lavoura do conhecimento, enriquece não só o labor, mas também a moral, numa sinfonia harmoniosa de crescimento pessoal e profissional.
A vergonha é o 'cinto de segurança' da civilização, mantendo-a na faixa da moral, da ética, da decência e da honra.
Uma vida virtuosa é viver com ética, buscando excelência moral e cultivando virtudes como honestidade e responsabilidade.
Na moral do oprimido, todo bem-sucedido é presunçoso ; na moral do opressor, todo fracassado é preguiçoso.
Apesar de parecer que a humanidade se perde na noite dos tempos sem progresso moral, ele está presente e fazendo a mudança necessária ao nosso planeta.
"A dívida moral dos covardes para com os corajosos foi, é e sempre será paga com o cobre da ingratidão, na forma de ódio velado".
"Onde a moral natural degrada-se, o Estado transforma-se no deus que define acerca do bem e do mal, do certo e do errado".
"Em tempos de degradação moral, o grande criminoso político é louvado pela massa que finge adular, a qual na verdade despreza".
"A consciência moral do brasileiro é Dorian Gray no momento em que esfaqueia o seu próprio hediondo retrato.”
"Em momentos de grave crise moral, confiar "in abstracto" nas instituições é como acreditar que uma doença em estado terminal se curará sozinha".
"Há mais matizes no ato moral meritório do que detalhes na arquitetura duma catedral gótica. O motivo é simples: a beleza imaterial é incomensuravelmente mais rica que a da matéria".
"A beleza moral imprime na alma de quem a contempla uma marca muitíssimo mais duradoura do que a deixada pela beleza física".
Infelizmente, não temos a moral de julgar ninguém, pois quando temos a oportunidade de nos beneficiar fazendo algo errado, não pensamos duas vezes!!
Se existe algum propósito para a vida humana, o propósito seria a evolução moral, pois isso é a única coisa que transcende o tempo e o espaço, de outra forma em nada nos diferenciamos dos outros animais deste planeta.
O grande mal do ser humano é procurar lançar a flecha da moral no outro em arco carcomido pela soberba
O caminho da evolução moral, intelectual e espiritual passa pela busca incessante da verdade, e só termina com a saída do obscurantismo.