Poesia de Moral
Há algo de fascinante no efeito do sofrimento moral sobre uma pessoa que não parece fraca nem frágil. É ainda mais insidioso do que o efeito de uma doença física, porque não há morfina, nem raquidiana, nem cirurgia radical que possa trazer alívio. Quem sofre seu impacto tem a sensação de que só ficará livre se morrer. O realismo cru desse sofrimento é uma coisa incomparável.
Não passa de um preconceito moral que a verdade tenha mais valor que a aparência; é inclusive a suposição mais mal demonstrada que já houve.
Aquele que pode qualificar a profissão sendo ruim ou bom, ético ou antiético, moral ou imoral, difícil ou fácil de exercer é quem executa a função e não seu instrutor.
Nada numa existência dói mais do que preferir aprender, sobre aprimoramento moral, pelo sangramento da alma.
Quem trai, é que não ama, mas também é quem não tem caráter, sem moral, profano e de apetite voraz que só a morte pode aquietar.
Quando se está a desempenhar uma ação moral, fazer o correto, nenhum resultado que se seguir é de tua responsabilidade. Livra-te dos grilhões da vã expectativa.
A diferença entre o trabalho escravo e o assalariado não é moral ou ético. É que o trabalhador paga suas próprias contas.
O que você tem de valores materiais ou patente adquirida, não tem muita importância no mundo moral. O que conta mesmo é o valor moral que você tem e sua consciência espiritual.
"Se fizemos o bem, é natural esperar do outro, o reconhecimento, dessa dívida moral, mas esquecemos que nem todos cultivam a qualidade do ato de ser grato..."
A moral está na pessoa de palavra que não joga palavras ao vento, só para ter argumento em arrumar desculpa por não poder cumprir com as palavras.
O porque não usufruo do trabalho de outras pessoas, não me dá o direito de desrespeitar a moral de seu ofício, se usufruo do seu trabalho com aproveito, físico, espiritual, entretenimento, eventual, autônimo, temporário, diário, avulso, voluntario, privado, coletivo, conhecendo ou desconhecendo sua forma de executar, um trabalho realizado para própria sobrevivência, sendo útil ou inútil, apenas uma decoração, estarei menosprezando e desvalorizando a criação tornando-me uma pessoa desprezível, insensato, irracional, não admitindo opiniões de ideologias ocupacionais atribuídas no direito de escolha.
É claro que a moral da moça nada tem a ver com sua saia curtíssima, mas convenhamos que é incoerente a moral escondida e o corpo sensualmente exposto
Evoluímos materialmente e saímos das cavernas. Mais a evolução moral, como se ainda estivesse na idade da pedra.
Só existe um modo de preservar-se para conseguir o aprimoramento moral: pensamento elevado e lugares abençoados. O ser humano é frágil e vulnerável e por isso precisa de muita cautela. Se duvidar dessa verdade pense na lógica da clausura de algumas freiras e freis e no isolamento de monjes e monjas. Alguns lugares, embora não se tenha a intenção, contaminam e alteram o pensamento levando a ações de desordem espiritual.
“O Direito sempre estará adstrito à ética, à moral, à filosofia, à sociologia, à epistemologia, à antropologia, entre outros, pois, em frígida análise, são ambiências que se complementam entre si, nutrindo-se mutuamente uma das outras.”
Haverá um tempo de escuridão, pessoas chorarão pela vida. Apenas o aprimoramento moral poderá salvar. Buscai os elementos da alma sagrada e se afasta dos prazeres do mundo. Somente assim encontrará a paz necessária para permanecer.
O tipo de autoridade que o líder político deve exercer é mais moral que executiva, tendo a capacidade se convencer, não apenas os seguidores, mas também, alguns adversários.
Algumas pessoas não estão nem aí para a Verdade. Só participam de festas curtindo uma ressaca moral por quatro anos...
Hoje é o último dia que eu vou dar moral pra quem não tá nem aí pra mim. Então, já sabe, se a partir de amanhã eu sumir da sua vida, é porque eu não quero mais que você esteja presente na minha.