Poesia de Dever
A vida é um intervalo de tempo, onde devemos somar o dever diário da prática da razoabilidade que nos foi concedida com a luta cotidiana do aperfeiçoamento do caráter, dividida pela nossa desfaçatez ao quadrado frente ao sofrimento alheio.
Dever de nós humanos é priorizar, manter o foco pra dentro ou interior, afinal o externo além de ilusório também é passageiro,
É dever da família e dos educadores educar os indivíduos para o exercício e prática de valores pertinente a uma vida humana justa e ética.
Quando a vaidade quiser fazer festa em sua vida, seu dever é informar que seu baile é com a humildade.
"Tentar ser feliz, não é obrigação ou dever. Tentar ser feliz é um compromisso que você deve assumir consigo mesmo(a)."
"Cabem aos pais e mães o dever e a obrigação de dar educação aos seus filhos, tendo as escolas, as tarefas complementares do conhecimento e cidadania. Portanto, a formação educacional, inicia-se na família, não podendo transferir responsabilidades".
"É preceito de sã pedagogia que o mestre ou educador, como representante do dever, incumbe envidar todos os esforços por se não mostrar a seus discípulos defeituoso modelo: se não tiver uma vida pura e ilibada, se todos os seus atos forem despidos daqueles predicados morais, únicos que podem atrair à sua pessoa a estima e o respeito; se como homem público e homem particular, como cidadão dum país livre, carecer daqueles quilates e primores que constituem o varão probo, vir probus; se como pai de família não for tido em conta de bom padrão de virtudes públicas e particulares, animando, em vez disso, a desordem no próprio lar, a incorreção, o desrespeito, o despudor e, muitas vezes, a dissolução, o desbragamento dos costumes e as mais flagrantes infrações da honestidade e do dever, como poderá ser mestre?"
EDUCAÇÃO é um DIREITO de TODOS POR IGUAL; DEVER: é de MUITOS que deva CUMPRIR COM O EXERCIMENTO DE SUAS FUNÇÕES por OBRIGAÇÃO!
O mundo não é perfeito, nem nossas escolhas, mas buscar na esperança um novo começo é dever de todo ser humano.
Amar de verdade é privilégio de poucos. Respeitar é dever de todos. Não se ama a quem não respeitamos.
Perdão é o ato pelo qual uma pessoa é desobrigada de cumprir o que era de seu dever ou obrigação por quem competia exigi-lo, uma remissão de pena ou de ofensa, desculpando alguém por um ato e dando seu indulto, uma simples absolvição. Diz que perdoar é divino e poucos fazem por inteiro, talvez cínicos são àqueles que se fazem acreditar que concedam tal privilégio sem nada cobrar. Posso perdoar àqueles que um dia transgrediram minha vida, por vezes num ato impensado de violação, abro meus braços, mas não sei se entendo. Perdoar é aceitar como um todo, mas não sei se entendo. Perdoar é amar infinitamente o outrem, mas não sei se entendo. Perdoar é abraçar, sorrir e desejar todo bem do mundo, mas não sei se entendo. Perdoar e poder se doar integralmente, mas não sei se entendo. Perdoar é ser forte, mas não sei se entendo. Perdoar é esquecer, mas não sei se entendo. Perdoar é proteger o futuro, mas não sei se entendo. E nunca saberei, por isso jamais julgarei. Olho e vejo que logo, logo o dia vai clarear e aí entendo, um novo dia para perdoar se inicia.
Fui candidato à Vice-Presidente da República para falar aos brasileiros que o dever de quem governa é trabalhar para a erradicação da miséria do povo; não é o de agradar banqueiros, garantir a fortuna dos parasitas do poder e fazer a festa dos bajuladores de plantão.
Quando você passar nos concursos públicos mais difíceis vai ter a certeza do dever cumprido e que ao final de cada dia de estudo terá valido a pena.
Ajudar o próximo é mais do quê um dever humano, pois arrancar um sorriso daqueles que vêm a sofrer todos os dias, já é uma vitória pra sua vida.
Transformar conhecimentos em ações positivas nos traz sensações de dever cumprido e de gratidão ao mesmo tempo.
A felicidade é uma semente, que só o sentimento de dever cumprido, consegue plantar em nossos corações
"Porque aceitar é uma escolha sua, mas respeitar, é dever de todos nós! Amor é amor independentemente de credo, cor, raça, classe, etnia ou gênero. Saibamos respeitar e conviver com as diferenças para que assim, possamos construir um mundo melhor!"
Dezenove milhões de excluídos que cumpri todos os dias, sem saber se é bom ou ruim, seu dever e direitos civis e políticos de um Estado, sendo subordinados em funções iguais ou piores dos tempos de escravidão.
No labirinto dos meus desejos, o cumprimento do dever sempre se revelou a saída mais eficiente. Talvez, a única existente. E teria sido também a mais simples, se não fossem as mentiras que eu insisti em contar para mim mesmo.
Ajudar ao próximo não é favor; é dever de todos! Bem como exercer o altruísmo e fazer o bem não é peso, mas uma honra. Na verdade um ato de grandeza!