Poesia Afro

Cerca de 60 poesia Afro

"Somos todos um povo afro.Que juntos criamos o que existe aqui.Todos temos a mesma cor,culinária e sabor que o carnaval põe a florir.Temos todos sangues nobres,daqueles que sempre serão fortes: Gandhi,Mandela e Luisa Mahin".
(Rodrigo Juquinha).

Inserida por RodrigoJuquinha

⁠Sou sujeito, sou direito! Sou humano!
Hu- mano? Ah, mano!
Mano indígena, mano afro
Mano cigano, mano ribeirinha e quilombola, mano refugiado.

Minha diáspora, minha ancestralidade, minha huma-idade
Não extermine minha cor, meu gênero., minha humanidade. Meu chão, meu pão, tanta inflação, sem condição...

Crianças, infâncias, órfãos, velhices, se tenho ou não necessidades que o normal chama de “especial”. Sou humanidade!
Minhas crenças, minha descendência, não há inocência, existem carências....

Respeite, respeito!

Todos os direitos, os empregos, dos ordenados, os tratados.
Minha moradia, a saúde que se via, todavia, só morria...
A criança que sorria, só o ECA não bastaria...
Direitos, respeitos, humanos...Precisaria?

Humanos, falhamos, erramos...
Nos endireitamos... o Ser singular, Ser plural, Ser igual, Ser único. Ser direito e Direitos para ampliar o meu e o seu estágio, HU-MANO!

Inserida por ivanasantana46

⁠O Preço da Luta

Fui eu nascido em 15 de janeiro de 1929
Fui eu afro-americano
Fui eu ativista político
Fui eu um líder do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos
Fui eu quem da segregação do transporte público tornara nula
Fui eu quem recebi o prêmio Nobel da Paz
Fui eu assassinado pela minha luta
Fui o sonhador
O sonho de ver meus filhos julgados por sua personalidade, não pela cor de pele
Fui eu Martin Luther King
Fui esquecido?

Inserida por Gabrielsantoscosta

⁠Essa pele negra que transmite uma só, e real essência! Esse cabelo, que não é afro, nem tão pouco liso, é o cabelo dela, seu estilo, seu poder de mulher, sua essência. Me encantei com esse sorriso, com essa pela incrível, e essa estima, esse poder de se amar, você, é você! Mulher negra, Mulher independente, Mulher que encontrou suas origens na cor de sua pele,
nos lanhos de sua alma e em NOSSA gente escura!!! Amo ser quem sou!!!

Inserida por Vsr

⁠ Afro-brasileiras
Mulheres guerreiras
Muita fé
Muito axé
Suas qualidades
Estão nas duas partes
Por dentro, e por fora
Vocês são toda hora.

Inserida por 10uilton

Nosso grande presidente afro-americano não teve exatamente um grande impacto nos bandidos que estão felizes destruindo a cidade.

⁠Usa a razão nas dificuldades. As situações mais duras podem se suavizar, as apertadas podem se afrouxar, e as pesadas se tornar mais leves, é só saber levá-las.

Sou brasileira seu moço! Sou brasileira, afro descendente, tenho minhas origens de pertencimentos, ainda criança não perdi minha identidade no medo praticado por nossos algozes .Não! Não, estou perdida em identidade, meus pais me disseram quem eu sou, tenho orgulho da minha ancestralidade e ela alimentou minha causa, interroguei, pesquisei toda história do meu povo... Porque? Há! Nos porquês de uma criança negra, que conhece o preconceito, esta a formação de um adulto consciente ou não...É foi lá na base que começou a construção da minha resistência... Sou PRETA, de uma diáspora, e não permito apaguem o legado deixado por meus antepassados, eu sei quem sou, aprendi o que era liberdade ao nascer, mas entendi que para mantê-la, tem que lutar, fazendo jus ao sangue de guerreira que corre em minhas veias, não pode baixar cabeça moço. Estou convicta que o terror do opressor não pode limitar quem conhece sua raiz e tem identidade.

Inserida por elizete1598

⁠Tantos anos se passaram após o fim da escravidão e pessoas de religiões Afro-brasileiras (origem negra), não podem professar sua fé com liberdade nesse país de intolerância. Se tais religiões fossem de origem branca e burguesa, a intolerância existiria?

Inserida por edilianoconceicao

A minha felicidade iniciou-se da seguinte forma: "Em uma ousadia, quando sem medo, resolvi afrontar o mundo e realizar alguns de meus sonhos impossíveis..."

Inserida por JeanCarlosdeAndrade

⁠A triste insana vergonhosa história do soberbo, o soberbo na arrogância arcaico chuta o balde afrogenta sem limites até ele entender que precisa do outro.

Inserida por Raimundo1973

⁠As jóias de crioula, adornos confeccionados em ouro e prata, presentes na comunidade afro descendente escrava e liberta brasileira dos séculos XVIII e XIX, se subdividem em três ramos. O primeiro das jóias, confeccionadas pelos senhores escravocratas que adornavam as escravas que serviam como empregadas domesticas a residência colonial, como símbolo de opulência e poder. O segundo, das jóias de axé, confeccionadas por razoes devocionais as matriarcas das casas de santo, da cultura das religiosidades afro brasileiras. O terceiro, as jóias confeccionadas pelos escravos de ganho, auxiliares dos oficiais de ourives, para adorno das ex - escravas alforriadas como símbolo de afirmação de liberdade na sociedade, por prestigio e poder. Usadas abundantemente durante as festas dentro da comunidade da época.

Inserida por ricardovbarradas

Para nós, afro-brasileiros, viver é um “jogo de capoeira”, quer nós queiramos ou não. São rasteiras, são rabos de arraia, são martelos, mas nós nos esquivamos, nos levantamos e com astúcia vamos vivendo.

Inserida por pensador

Ser escritora afro-brasileira é ter a possibilidade de recontar sua própria história, utilizando a nossa própria forma de expressão. Ter a possibilidade de ser o diretor, roteirista, ator, atriz, produtores musicais das trilhas sonoras que conduzem as nossas vidas.

Inserida por pensador

"Devemos suportar, perdoar e amar o nosso próximo, porque um dia alguém suportou as nossas afrontas, perdoou os nossos pecados e nos amou apesar de não merecermos essas dádivas!"

Inserida por Fransilsou

⁠"A vida precisar ser afinada como uma corda de violão, o segredo está no equilíbrio entre afrouxar e tensionar a corda em busca da afinação perfeita."

Inserida por Flaviofernandes7

Falta!

"Hoje a Rua não me viu, nem eu vi a Rua. Senti uma saudade tão grande Dela! Já estou acostumado com Ela, de segunda a segunda é nós viu Rua? Até amanhã!."

Fico patética que uma das primeiras coisas que comentam quando um bebê nasce é se o cabelo é “bom” ou “ruim”. Existem mesmo tais adjetivos para o cabelo? Que eu saiba, existem cabelos crespos, anelados, lisos, encaracolados etc. Mas, crescemos acreditando que cabelo bonito é o cabelo liso, se não é liso estamos por fora! Talvez a culpa seja da mídia, que para vender seus produtos colocaram isso na ‘nossa cabeça ‘. Não sou exceção nesse assunto, assim como várias mulheres experimentei várias porcarias em meu cabelo, dificilmente , ou daqui a anos ele volte a ser como era.
Admiro que cada vez mais as mulheres estão dando a carta de alforria ao seu cabelo. Bonito é sermos autênticos, bonito é sermos sempre nós mesmos !

Aliás, quando sua chapinha terá a aposentadoria?

⁠Tenho todas as cores entrelaçadas em mim...
Mas é a cor preta que está bordada na minha pele.

“Entrada e Saída”

“O Amor é: Entrada e Saída,
Que nos Anima a Buscar um Amanhecer,
É a Etéria Poesia que Cativa,
Que o Amor faz
Despertar em nosso Ser.”

Inserida por AdailtonPoesia