Poemas sobre Violência
Todo aquele que faz uso da violência, para resolver problemas, enfrentará tempestades.
Mas todo aquele que faz uso da sabedoria colherá doces frutos do amor.
Equivocadamente, eu só comecei a me preocupar de verdade com a questão (da violência contra a mulher) depois do nascimento das minhas filhas - que e eu sempre sonhei em ter -, como se eu não tivesse uma mãe, duas irmãs, sogra, esposa e uma dezena de mulheres que eu estimo muito. É preciso pensar em todas as mulheres do planeta. Nas graves condutas que lhes afligem todos os dias. Como se fossem nossas filhas, pois são filhas de alguém como nós, ou simplesmente filhas de Deus, tanto quanto eu e você!
O processo educacional carece de um certa dose de violência simbólica qual instiga o educando o hábito de enfrentar os problemas e resolver suas dificuldades.
Nunca e jamais irei ser a favor de qualquer violência neste mundo. Desejo amor nos corações das pessoas e que elas sejam felizes e que Deus proporcione o melhor sempre. A vida é muito importante tanto demonstrá-la no mundo virtual e real. Só o diálogo transforma o comportamento das pessoas, mas é preciso aceitar e fazer um esforço p/ compreender. Algumas pessoas foram feitas p/ isso e essa verdade não pode ser mudada e sim entendida, mas não demore em entender, o tempo voa muito rápido. :)
A violência, que jamais foi até hoje, na história, deflagrada pelos oprimidos. Como poderiam os oprimidos dar início à violência, se eles são o resultado de uma violência? Como poderiam ser os promotores de algo que, ao instaurar-se objetivamente, os constitui?
Enquanto a violência dos opressores faz dos oprimidos homens proibidos de ser, a resposta destes à violência daqueles se encontra infundida do anseio de busca do direito de ser.
A interação Pulicidade/mídia enriquece promovendo o risco, a violência, a polarização e até a morte (airton senna, Steve Irwin etc). Ganham ainda mais dinheiro cobrindo com ar de "tristeza" os trágicos resultados e, por fim, faturam ainda mais apontando falsos culpados.
Ao cuidarmos da nossa história e das nossas dores, estamos quebrando um ciclo de violência instalado na sociedade há milhares de anos.
Hoje, a violência é tanta que depois de certas horas ninguém mais para pra ajudar alguém na rua. Ser egoísta é tão comum, que está se tornando quase uma condição necessária à sobrevivência. Em certos locais, é quase impossível sair de casa à noite e quem se atreve a sair é quase impossível fazer isso sem colocar a vida em risco. Indecorosa a violência vai minando a maior de todas as expressões humanas, a liberdade.
Hoje uma manipulação disfarçada de preocupação; uma violência velada; depois uma mentira boba, justificada por proteção; uma proibição inocente aqui, outra ali; recorrentes crises fofas de ciúmes; incontáveis pequenas traições, seguidas de um "eu te amo"; amanhã a confirmação do óbvio, a certeza de que os sinais estavam por toda parte e a gente que não quis enxergar.
Dizer que a violência é uma forma de defender valores, pessoas e dignidade é uma falácia, pois a violência é força destruidora que devasta até o que diz defender.
As formas mais extremas de violência tiveram início com pequenos atos que passaram despercebidos. Fique atento aos outros e a si mesmo.
A violência se aproveita de "pequenos" atos cometidos por quem detém uma força maior que a da vítima e não domina seus próprios impulsos de maldade e vingança, começa de forma sutil até levar o agressor a atos extremos. Cuidado! Não feche os olhos para seus próprios defeitos ou quando perceberes será tarde demais.
A sobrevivência da democracia depende da renúncia à violência e do desenvolvimento de meios não violentos de combater o mal e promover o bem.
Não conseguia ver uma saída. Não conseguia me livrar da raiva e da violência. Não conseguia me controlar. Eu nem me reconhecia. Mas sabia que eu era perigoso.
Ahimsa é a não-violência. Aquele que se estabelece em Ahimsa tem toda a hostilidade eliminada de sua presença. Ahimsa vai muito mais além da mera proibição de agressão física. A não-violência é tomada de modo tão amplo que está proibida a emoção de ódio ou o sentimento negativo sobre alguém, além do respeito incondicional a toda e qualquer forma de vida.
A paz do mundo só poderá ser conquistada quando estivermos em paz conosco. A violência será afastada quando nos estabelecermos em harmonia conosco e com os demais.