Poemas sobre Si Próprio
Só ama-se a si mesmo pelo outro sem ódio, reconhecendo Jesus por sabedoria e não por inocência, por inocência você vai negar Jesus como ele negou a Deus sem sofrer um por cento do que ele sofreu.
Um pouco menos de hipocrisia e um pouco mais de tolerância em relação a si mesmo só podem dar bons resultados em relação ao próximo; pois o homem tem uma inclinação nítida para transferir aos seus semelhantes a injustiça e a violência que exerce sobre a sua própria natureza.
Colaborar por melhorias, é exercer seu papel divino. É mostrar a si mesmo, que é capaz. É sentir que é digno. É inspirar nos outros, o desejo de também colaborar.
A verdadeira capacidade de amar começa no amor-próprio. Apenas quem encontra felicidade em si mesmo pode compartilhar uma felicidade genuína com o outro.
Agradar aos outros é fácil, difícil mesmo é agradar a si mesmo quando carregamos em nossa mente uma culpa por coisas passadas.
Descrever-se é limitar a si mesmo, permita-me a liberdade de ser, a infinitude de criar, a certeza de se reinventar.
Cada Ser Humano é um Universo em si mesmo; assim sendo é de vital importância o respeito à sua opinião. A discussão saudável, leva ao crescimento do saber.
Sobretudo não minta ao senhor mesmo. Aquele que mente a si mesmo e escuta sua própria mentira vai ao ponto de não mais distinguir a verdade, nem em si, nem em torno de si; perde pois o respeito de si e dos outros. Não respeitando ninguém, deixa de amar; e para se ocupar, e para se distrair, na ausência de amor, entrega-se às paixões e aos gozos grosseiros; chega até a bestialidade em seus vícios, e tudo isso provém da mentira contínua a si mesmo e aos outros. Aquele que mente a si mesmo pode ser o primeiro a ofender-se. É por vezes bastante agradável ofender a si mesmo, não é verdade? Um indivíduo sabe que ninguém o ofendeu, mas que ele mesmo forjou uma ofensa e mente para embelezar, enegrecendo de propósito o quadro, que se ligou a uma palavra e fez dum montículo uma montanha — ele próprio o sabe, portanto é o primeiro a ofender-se, até o prazer, até experimentar uma grande satisfação, e por isso mesmo chega ao verdadeiro ódio.
Jesus é o amado da minha alma, eu o amo porque ele me amou primeiro, porque a si mesmo se deu por mim!
O amor é como um espelho se é perfeito mostra uma imagem perfeita de si mesmo, se quebrado, uma versão corrompida de si mesmo.
Buscar-se a si mesmo é uma tarefa, mas saber como se relacionar com isso que é descoberto é a verdadeira arte.
Temos medo de perder a razão e o controle de si, mesmo sabendo que nunca estivemos no controle de nada.
Coragem é sentir-se vivo e feliz, e seguir a caminhada, quando é mais fácil ter pena de si mesmo e parar.