Poemas sobre Educacao Escolar
Já prometi para mim mesma que não comprarei mais nenhum material didático ou escolar para os meus alunos, cansei de gastar de meu mísero salário para depois saírem falando mal do meu trabalho e do meu esforço. Que os pais comecem a assumirem a responsabilidade de providenciarem os materiais de seus filhos. Chega de ser tolerante. Chega de carregar uma responsabilidade que não me cabe. Farei o que for possível segundo o que eu tiver à minha disposição. Para mim já basta!
Na vida sempre haverá dificuldades,
Seja em meio familiar, seja em meio a vida escolar, mas saiba que contudo isso Deus lhe fará triunfar.
Dois paralelos constantes no cotidiano escolar: Aluno é quem assiste aula, e estudante é quem estuda, ou seja, o Aluno nessa proposta é ficar sentado, parado, calado (e acha que contribui com o silêncio e a ordem estabelecida)? Estudante é ir ao encontro, buscar e transparecer a essência da responsabilidade e do compromisso com o saber e o conhecimento!
A presença na vida escolar é uma expressão de amor. É hoje e agora que o futuro do seu filho se constrói.
Os benefícios da participação dos pais na vida escolar não estão relacionados a morar na mesma casa; importa a qualidade do tempo que pais e filhos passam juntos.
A atuação do psicólogo no esporte de rendimento, escolar, recreativo e de reabilitação, está para muito além das questões de conflitos, mas preventiva, de análise comportamental e em auxiliar na formação e prática dos atletas.
No seio escolar, é preciso promover seres protagonistas de suas próprias vidas e pensamentos, e não discípulos alienados para promover o ego de seus mestres.
Ser mediador de um Projeto escolar " Jornal O Corujinha" foi uma riquíssima experiência em minha formação enquanto pesquisador em Sociologia. Nunca vou esquecer da primeira experiência de mediação em projeto escolar " Jornal Cabeça de Cuia - 2012".
O HÍBRIDO ESCOLAR PROVEITOSO ("Hoje somos um híbrido de humanos-máquinas. Prontos para matar, e matar a nós mesmos." — Gabriel Hassan Zeidan)
A escola quer adotar um novo formato sem desapegar do que não funciona. Ela tem prazer em sentir o passado sempre perto. Ensinaram-me que o híbrido motivado pela a pandemia acontece em sua forma: 30% presencial e aulas remotas, e o conteúdo sendo ministrado na sequência, pois qualquer uma das duas formas é suficiente sozinha (CADA AULA UMA SURPRESA). Isso se dá pelo favorecimento de coordenadores se garantindo, quanto mais dificultar com uma mascara de boas intenções, mais disponibiliza o seu ganha-pão. Na minha opinião, o híbrido funcional deveria acontece na metodologia, usando o virtual para auxiliar o presencial (E SOMENTE ISSO), sem aulas virtuais; pois curso por correspondência nunca caiu na graça de ninguém com boas razões, apreciado só por quem gosta muito de atalho. Diplomas valiosos são os adquiridos com gostas visíveis de suor. Mas, a internet só como instrumento de pesquisa, JÁ QUE QUALQUER YOUTUBER É "PROFESSOR". Nesse caso, O professor anuncia o tema da aula pelos o meios virtuais, e os alunos se preparam para aula de verdade (presencial). Nesse particular, também não deve existir plantão de duvidas virtuais no privado. Observo que até as perguntadas dos alunos via aplicativo são desleixadas, de forma que eles se envergonhariam DE fazê-las na presença física de um professor e outros colegas. Imaginem qual seria a qualidade das redações do Enem se o tema fosse anunciado no inicio do ano e com um edital fazendo as vezes dos concursos admissionais, VENDENDO apostilas bem direcionadas. Pesquisar sem saber ao certo sobre o quê, o sucesso fica por conta da premunição. CiFA
Segurança Escolar é a unificação de procedimentos e normas voltados à prevenção de delitos internos e externos além de prevenção de acidente e incidentes, integrando profissionais de Segurança, corpo docente e discente e em uma cultura de Segurança.
É a saúde mental da criança e do adolescente que aciona o bom aprendizado escolar e estabiliza emocional e psicologicamente.
A escrita não é um produto escolar, mas sim um objeto cultural, resultado do esforço coletivo da humanidade. Como objeto cultural, a escrita cumpre diversas funções de existência.
O Jornal Escolar O Corujinha permanece ativo na memória coletiva daqueles que o fizeram. E também daqueles que não o fizeram...
É da minha experiência também as incoerências da vida escolar, o preconceito linguístico, por exemplo: Não tem sentido estudar a língua padrão para não usá-la. Para que a escola ensiná-la, se não precisa aplicar no dia-a-dia o que se estuda lá?
O universo escolar em seu apropositado feitio, possibilita respontar as indagações levantadas ao longo dos dias letivos, em sua própria organização pedagógica respaldada no processo de ensino e aprendizagem.
Democracia se faz nas urnas, não nas paredes da escola. Preserve seu ambiente escolar porque depois nenhum político vai dar verba para arrumar.
Não imponha limites cidadão ao seu conhecimento, participação e atuação na vida escolar de seus filhos, para os mesmos não serem imbecilizados pela violência e nela fazerem escola.
Aluno é todo aquele que está matriculado numa determinada instituição escolar. Estudante é aquele que estuda na instituição na qual está matriculado.
Favor incluírem no currículo escolar a disciplina DERROTA. As pessoas precisam também aprender a perder.