Poemas sobre Cidadania

Cerca de 327 poemas sobre Cidadania

⁠dis-forme


falsa simetria
doses de agonia
ao olhar perplexo
da cidadania.

quem vive de versos
rotos de existir…
passa pelas ruas
esgotos do devir.

fala-se em direitos
falácias sem um jeito
próprio de servir.

os versos tão disformes
da minha boca escorrem
não têm pra onde ir…

Inserida por noi_soul

⁠Exerça Sua Cidadania


⁠A participação popular na vida pública é de fundamental importância para o fortalecimento dos laços entre a população e os governantes. Naturalmente essa atitude promove um espaço mais fértil, democrático e plural, possibilitando a ambas as partes a condução dos processos e tomadas de decisões com mais eficiência, coerência e transparência às leis e à manifestação consciente da maioria envolvida nas causas.

Idem, quando há essa colaboração entre governo e sociedade, há um exercício mútuo da cidadania, os direitos e deveres são mais reconhecidos e mais respeitados e as políticas públicas podem acontecer com mais justiça e igualdade, pois houve no alicerce dessas narrativas discussões positivas e contraditórias, o que também nos incuti a noção crítica de não culpabilidade a uma só parte ou a indivíduos, que ora estão à frente de certas instituições.

Inserida por RamaAmaral10

⁠Um lugar de muita viagem... E embarques!
Uma ambiência de paz, ciência, cidadania e integridade.
Um prédio arquitetônico que agrega valor à vida em comunidade.
Um recinto de celeridade, tecnologias, patrimônio, memórias e identidade.
Um paraíso de convivência, acolhimento, aprendizagem e notabilidade.
Meu pedaço de vida e (trans)formação!

Inserida por Fernd_RS_Calderari

Ocupado com o céu

Nossa cidadania está no céu, da qual também esperamos ansiosamente o Salvador, o Senhor Jesus Cristo. - Filipenses 3:20

Todos nós já ouvimos falar de pessoas com uma mente tão divina que não são boas na terra. Também ouvimos falar de pregadores que prometem ao seu rebanho uma grande recompensa no céu, mas ignoram as dificuldades da vida. Algumas pessoas os acusam de serem "profetas do céu" que esqueceram que ainda devemos viver no mundo.

Mas, de acordo com o escritor de Hebreus, existe uma mente celestial adequada. É a virtude que permitiu que Abraão, Isaque e Jacó vivessem pela fé como nômades que moravam em tendas em Canaã (11: 8-10).

Em seu livro Mere Christianity, CS Lewis escreveu: “Se você ler a história, descobrirá que os cristãos que mais fizeram no mundo atual foram apenas aqueles que pensaram mais no próximo. Os próprios apóstolos. . . os grandes homens que construíram a Idade Média, os evangélicos ingleses que aboliram o tráfico de escravos, todos deixaram sua marca na terra, precisamente porque suas mentes estavam ocupadas com o céu. Desde que os cristãos deixaram de pensar no outro mundo, eles se tornaram tão ineficazes nisso. Apontar para o céu e você será 'jogado terra'. ”

Se nossas mentes estão devidamente ocupadas com o céu, não podemos deixar de fazer o bem terrestre.

Suba ao monte de bênçãos
Sozinho com o Mestre em oração;
Então desça à obra no vale abaixo,
Seu rosto com a luz do amor de Jesus brilha. - Anon.

Ao cuidar de seus deveres terrenos, mantenha o céu em mente. Herbert Vander Lugt

Inserida por 2019paodiario

Esperando

Nossa cidadania está no céu, da qual também esperamos ansiosamente o Salvador, o Senhor Jesus Cristo. - Filipenses 3:20

Escritura de hoje : Tito 2: 11-15

Na década de 1940, Samuel Beckett escreveu uma peça chamada Waiting for Godot , que agora é considerada um clássico. Dois homens estão em um palco vazio, com as mãos nos bolsos, olhando um para o outro. Tudo o que eles fazem é ficar de pé e olhar. Não há ação, não há conspiração, eles apenas ficam lá esperando Godot chegar.

Mas quem é Godot? Ele é uma pessoa? Ele representa Deus? A ética cristã Lewis Smedes sugere: Godot “representa os sonhos que muitas pessoas se apegam como uma fuga.” Quando a peça termina, esses homens ainda estão no palco sem fazer nada, apenas esperando.

Quando o 50º aniversário da peça foi celebrado, alguém perguntou a Beckett: "Agora você vai nos dizer quem é Godot?" Ele respondeu: "Como eu devo saber?"

Esperar Godot é uma parábola da vida de muitas pessoas - vazia e sem sentido, uma questão inútil de esperar. E se não há Deus de amor, graça e sabedoria, então a vida é realmente uma espera sem esperança para o tempo vazio passar.

Quão totalmente diferente, porém, é a esperança cristã! Estamos esperando e “procurando a bendita esperança e o aparecimento glorioso de nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo” (Tito 2:13). Essa esperança nos sustenta - uma esperança de que, além deste mundo, esteja uma vida de bênçãos indescritíveis.

Refletir e orar
Estamos esperando por você, Senhor, para vir
E nos levar para casa para estar com você;
Sua promessa de retornar para nós
Dá esperança, porque sabemos que é verdade. —Sper

A maior alegria da terra é ter a esperança certa do céu. Vernon Grounds

Inserida por 2019paodiario

A República Federativa do Brasil tem como fundamentos:

I - a soberania;
II - a cidadania;
III - a dignidade da pessoa humana;

Fonte: Constituição Federal de 1988.

Inserida por kamorra

⁠Valores Patrióticos e Constitucionais:

1°- Soberania.
2°- Cidadania.
3°- Dignidade.
4°- Valores sociais.
5°- Pluralismo.

Inserida por kamorra

Deveria ser a nossa liturgia divina,

Respeitar a cidadania

E o verbo na plenitude;

O ser humano é infinitude,

Ele vai muito além do dia-a-dia...



O conhecimento é a garantia,

Da boa convivência

E da imortalidade do pensamento,

É livre toda a manifestação de [pensamento

Que conduza a Humanidade ao [acolhimento.



Ah, tanta coisa deveria [ser

- e [acontecer!

Deveríamos ao menos ter fé

um no [outro;

E a boa convivência ser a lei,

- tratada como um [tesouro!

Enquanto existirem os poetas,

E quem os aprecie:

o mundo terá sempre alguém

que sonhe com a beleza e harmonia.

A poesia não espera nada além de

reconhecimento e fé na vida.

Inserida por anna_flavia_schmitt

O AMOR COMO CIDADANIA

Demétrio Sena, Magé – RJ.

Apregoa-se aos quatro ventos a velha e boa tolerância, porque isso já é alguma coisa para que se garanta um convívio socialmente aceitável, seja na família ou na sociedade externa. E também porque o amor, embora seja um mandamento e uma prerrogativa de convivência pacífica e saudável, não é um dispositivo que atende naturalmente ao frio comando religioso, jurídico e social dos mandamentos, leis e prerrogativas.
Mesmo assim, que o genérico seja estabelecido. Que as pessoas ao menos se tolerem como sinônimo improvisado e transversal de amar. Um dever cívico de assegurar a paz, por tratado e assinatura. Façam o bem ao próximo ou pelo menos não façam o mal, mesmo que seja só por obediência; interesse religioso; temor da lei do retorno. O que não é de livre natureza e precisa existir para sobrevivência do ser humano, tem realmente que ser lei; mandamento; engenho de convivência social.
Ninguém precisa ter drama de consciência por não amar a quem acha que deveria. Nem por amar menos; ter sua preferência entre duas ou mais pessoas que merecem o mesmo sentimento; na mesma medida. Forçar afetos, treinar emoções, traçar metas sentimentais não tem como funcionar. Neste caso, estabeleça dentro de si o bom senso; a imparcialidade; a razão que lhe garanta o senso de justiça quando precisar decidir sobre o que fazer numa bifurcação de cunho social ou familiar.
Responsabilidade já é quase amor. Não substitui, mas recapeia. Remenda. E se você não tem amor, mas tem bom caráter, tudo se resolve bem a contento, pois o bom caráter sempre garantirá suas boas escolhas. O seu perfeito juízo para tolerar; entender; ter consciência; usar a própria razão até para dar ou não razão, sem cometer injustiça. No fim das contas, tudo se mistura de modo a ser amor. Ainda que por cidadania.

Inserida por demetriosena

Ora, será que a opinião democrática é aquela que todos partilham ou é aquela sobre a qual todos puderam refletir por si mesmos?

E qual país pode preservar suas liberdades, se seus governantes não são avisados de tempos em tempos que o povo preserva o espírito de resistência? A árvore da liberdade deve ser revigorada de tempos em tempos com o sangue de patriotas e tiranos.

Thomas Jefferson

Nota: 1787, em carta para William Smith

No mundo das tecnologias, o papel do professor será mais valorizado, como formador na ética e na cidadania, o que nenhuma máquina pode fazer.

Você não precisa que Deus ou a polícia se mostrem presentes para que você faça as coisas como elas precisam ser feitas. Simplesmente faça, pois que é sua obrigação!

Observando uma imensa cidade, percebe-se quão solitária uma pessoa pode ser no meio de uma multidão.

“Para ser útil à sociedade, não precisa ser um DeMolay. Mas para ser um DeMolay, é preciso ser útil à sociedade.”

´´Nunca é tarde para aprender,porém; quanto antes melhor.´´ Tiburcio”

´Se todos os filhos respeitassem seus Patriarcas,os presidiários seriam inexistentes no Planeta Terra.´´Tiburcio

Se a Justiça dos Homens fosse semelhante a de Deus Pai todo Poderoso no Planeta Terra não haveria nenhum tipo de discriminação. Tiburcio

´´A Justiça do Homem não deve ser partidária e sim semelhante a de Deus que por justiça emite sua luz para todos brilharem.´´ Tiburcio

´´Se a sua missão é ministrar aulas, não reclame dos alunos.Ensine- os.´´ Tiburcio

SONETO DA CREDIBILIDADE PERDIDA
(Para dar um jeito na amizade fingida)

Um traidor chegou todo faceiro numa quitanda/e quis comprar alguns quilos de credibilidade./O vendedor o expulsou. Num terreiro de umbanda,/o Infeliz foi solicitar o apoio de uma "entidade".

-"Por favor, seu 'caboco', eu preciso de sua ajuda,/não entendo como conseguir a capacidade de mudar de vida./Estou sentindo a dor de um sufoco que não muda/e então eu pretendo readquirir a minha credibilidade perdida".

Após escutar a solicitação do cabra da peste,/a "entidade" impedida de dar a ajuda solicitada,/ disse: - "Tu irás penar por cada traição que fizeste."

A credibilidade perdida não pode ser comprada/pela Infernal escória, sem respeito e nem consideração./Eis a bela a moral da história pra quem tem feito traição.

Paulo Marcelo Braga
Belém, 17/03/2015
( 03 horas e 42 minutos)

⁠Governantes Melhores

"Muitos Desejam governantes melhores, mais responsáveis e éticos, Mas nos omitimos em semear estes mesmo governantes quando não nos reeducamos em nossos lares a sermos justos e éticos. A iniciativa para mudar este lamentável cenário onde muitos de nossos representantes se enquadram, jamais vira de dentro de sua cúpula onde o mal já esta enraizado e cristalizado, esta iniciativa deve partir de dentro de nossos lares nos conscientizando e nos reeducando nas diversas camadas de nossa personalidade e no convívio com o próximo e com o meio em que vivemos. Se as coisas estão como estão hoje, ela e um reflexo de quem somos.
Todos pensam e desejam Governantes melhores portanto que possamos ser cada um de nos estes governantes, começando por sermos cidadãos responsáveis e comprometidos para com Um Pais mais digno e justo para todos."

É realmente um exercício de tolerância viver numa sociedade onde cada vez MAIS:

- Ser idealista é ser um sonhador utópico
- Pensar na coletividade é ser otário (ou um espertinho oportunista)
- Defender seus direitos é ser problemático
- Ter opinião própria é ser desajustado
- Acreditar na mudança é ser ingênuo
- Se calar diante da opressão é ser sábio
- A cidadania morre a cada dia na contramão do avanço dos séculos
- O apelo à razão sucumbe diante da imposição dos fatos
- O pai ensina que ao se calar, se vive melhor e o filho cresce escravo da imobilidade
- Quando, se por breve momento, o oprimido sonha com transformação, deseja se tornar o opressor.

É realmente um exercício de tolerância viver numa sociedade que cada cada vez MENOS.

Inserida por RogerioCarvalho

As politicas de cultura podem ser por assim dizer, publicas e privadas. Enquanto publicas parecem se dividir em duas vertentes. Uma por meio das ideologias e vocações estatais e a outra a partir das especificidades de inexistências e carências de um serviços para um determinado grupo ou setor que não tenha sido contemplado pelos objetivos da administração pública.
O universo e atmosfera das políticas culturais modernas têm como primeiro marco inicial as conferências da Unesco na década de 1970, onde foram se conceituando doutrinariamente, a distinção entre dois tipos de políticas da cultura, que são:
As políticas de democratização da cultura. Uma forma de democratizar, socializar, ampliar o acesso popular a hermética tradicional e clássica cultura das elites que geralmente transita por iniciados. E a segunda, as políticas de democracia cultural, que seria repaginar mesmo que teoricamente de forma social e antropológica toda uma estrutura cultural formal tradicional a partir do universo identitário de cada região através das festas, datas, comemorações, signos, símbolos tao presentes nas tradições ancestrais familiares dinamizados e resistentes pelos nichos de culturas populares.

Inserida por RicardoBarradas