Poemas sobre Cavalos
" --- Tenho ramos de arruda; urtigas; água benta; / uma infusão que cura a espinhela e a maleita; / figas para evitar tudo que é coisa feita... / Com uma agulha e um cabelo, enroscado a capricho, à mulher sem amor faço criar rabicho. / Olho um rastro; depois de rezar um bocado, vou direitinho atrás do cavalo roubado. / Com uma erva que sei, eu faço de repente, do caiçara mais mole, um caboclo valente! / Dize, Juca Mulato, o mal que te tortura". (feiticeiro) ("Juca Mulato")
Há muito tempo deixei de acreditar em conto de fadas. Logo, parei de esperar um príncipe encantado montado num cavalo branco. Não sei por que ainda me surpreendo quando ao invés de um garboso príncipe, o Universo me envia só o cavalo.
Na verdade, estou sentindo algo novo. Quando estava no fundo do poço, na mais obscura solidão, esperando que outra pessoa me salvasse, aparece você, um príncipe encantado no cavalo branco sobre o luar.
O número daqueles que, nas coisas difíceis, raciocinam bem é muito menor do que aqueles que raciocinam mal. Se raciocinar sobre um problema difícil fosse a mesma coisa que carregar pesos, então muitos cavalos carregariam mais sacos de trigo que um cavalo só, e eu concordaria mesmo que a opinião de muitos valesse mais que a de poucos; mas raciocinar é como correr, e não como carregar. Assim, um cavalo de corrida sozinho correrá sempre mais do que cem cavalos frisões". Galileu Galilei in O Ensaiador
Saudade de um tempo que parou dentro de nós, mas lá fora nossos olhos paralisados ficam observando esse tempo que corre como um cavalo selvagem totalmente atônito e perdido, sem encilho...
”A calvagada da vida é anestesiante! A galope sob o sol em campos verdejantes, escutando as batidas do coração sincronizar com os cascos tocando o chão.”
Na abertura do terceiro selo acontece algo que muda o cenário profético no bloco dos quatro seres viventes. O terceiro animal diz vem e vê, e uma voz do meio do trono fora dirigida ao cavaleiro que está sobre o cavalo preto com a balança na mão, o que para os dois anteriores não veio nenhuma ordem.
Em uma feliz convivência entre um animal que adota um ser humano, a parte bem mais amorosa vem sempre mais do animal que confia em alguém que ele escolheu, cegamente.Pois amar e cuidar são emoções naturais da natureza humana de quem ama mas o amor brando, companheiro e sereno de um animal para seu dono é infinitamente distante de todos seus instintos genéticos e de tudo que envolve sua própria natureza selvagem.
Depois que me conheceu já quis se mudar aqui pro interior
Deixa o carro na garagem pra andar de manga-larga marchador
Quando estiver relinchando muito na vida.
Procure andar algumas vezes sozinho, para conectar-se com o seu interior, assim andará em pastos verdejantes e encontrará paz e tranquilidade.
“Dominguin faceiro do jeitin que a gente gosta, tomando um café bem quentin e lembrando da roça..
Ah que saudade de correr no lado da palhoça e rever de pertin, o cavalo bem pretin, cujo o nome era pipoca!”
O sangue do passado corre feito um rio. Corre nos sonhos, primeiro. Depois chega galopando, como se andasse a cavalo.