Poemas Espirituais
Fique no seu posto
Se o espírito do governante se levantar contra você, não deixe seu posto; para conciliação pacifica grandes ofensas. - Eclesiastes 10: 4
Eric ficou chocado com a carta registrada que ele recebeu. Ele havia sido demitido! Seu registro na empresa era bom e as razões dadas para sua demissão não tinham substância.
Ao contar sua história para mim, Eric explicou: “Eu disse para mim mesmo: 'Não entre em pânico. Pense nisso. Como Deus me faria responder? '”
Depois de orar e consultar um advogado cristão, Eric sentiu que Deus o estava levando a aplicar a verdade do texto de hoje à sua situação. Então ele ficou em seu posto e continuou a ver clientes e fazer pedidos. Para satisfazer suas necessidades financeiras, ele recorreu a suas reservas pessoais. Os funcionários da empresa não estavam preparados para lidar com alguém que manteve seu emprego depois de ter sido retirado da folha de pagamento. Oito meses depois, o presidente ofereceu a Eric um novo contrato com os melhores termos de sempre.
Nem todo mundo pode ou deve fazer o que Eric fez. Mas podemos aprender com o exemplo dele. Não precisamos ter “medo do terror repentino” (Provérbios 3:25). Nós não precisamos entrar em pânico.
Quando uma prova vira a nossa vida de cabeça para baixo, podemos “permanecer no nosso posto” buscando a sabedoria de Deus através da oração, da Escritura e do aconselhamento cristão maduro. Podemos resistir ao desespero, permanecer confiantes de que Deus está trabalhando e continuar fazendo o que é certo e bom. Deus fará o resto.
Quando através do labirinto escuro da vida eu vou
E os problemas dominam minha alma,
Oh, conceda-me, Senhor, Sua graça para saber
Que Você está certamente no controle. —DJD
Uma crise não pode quebrar aquele que confia na força de Deus. Dennis J. DeHaan
Adoração Desesperada
Os sacrifícios de Deus são um espírito quebrado, um coração quebrantado e contrito. - Salmo 51:17
Se você puder ir à igreja no domingo, você provavelmente irá. Para a maioria dos cristãos, é quase automático - e com razão.
Mas é possível que nossos esforços para ir à igreja para adoração possam ser desperdiçados? Tudo isso poderia ser em vão?
Sim. Antes mesmo de entrar na igreja, o valor de nossa adoração pode ser reduzido a nada por causa da maneira como vivemos durante a semana.
Em Amós 5, o Senhor teve algumas palavras duras para aqueles que tentaram adorá-lo enquanto traziam consigo a culpa de um estilo de vida ímpio. Seu povo estava constantemente irritando-o seguindo falsos deuses (v.26). Quando eles se reuniram para adorar o Senhor através de sacrifícios e cânticos, Deus desprezou sua hipocrisia.
Em Isaías 1, Deus instruiu Seu povo que antes que pudessem adorá-Lo, deveriam “deixar de fazer o mal, aprender a fazer o bem; buscar a justiça ”(vv.16-17).
Que desafio para nós! Antes de adorar a Deus, devemos colocar as coisas em ordem confessando nossos pecados, buscando o Seu perdão e depois servindo-O. Nossa caminhada diária com Deus e nossa obediência aos Seus mandamentos são os elementos que nos preparam para a igreja. Qualquer coisa menos levará a adoração desperdiçada.
Ó santo Deus, desfeito pela culpa deprimente
Chegamos a Ti cada um de nossos pecados confessando;
Concede-nos, oramos, Tua limpeza e Tua benção;
Nós te adoramos, ó Deus! -Geada
Adoração que agrada a Deus vem de um coração obediente. Dave Branon
A vontade e a determinação devem ser associadas à perseverança e ao espírito de sacrifício.
Todos os dias são dias de lutas; podemos vencer e perder mas, jamais desistir.
Continuar a marcha é o nosso dever.
Nos seus passos
Seja um exemplo para os crentes na palavra, na conduta, no amor, no espírito, na fé, na pureza. - 1 Timóteo 4:12
Um pai e um filho caminhavam pela praia. O menino estava ficando para trás e de repente gritou: "Olha, papai, eu estou andando em seus passos!" Isso levou o homem a pensar sobre sua responsabilidade de fornecer liderança espiritual para seu filho.
Segundo Reis 13 registra um triste período na história do povo de Deus. Os reis de Israel não estavam obedecendo ao Senhor, mas seguiam os passos de seus pais perversos. As práticas pecaminosas de uma geração foram repetidas pela próxima, e a bênção do Senhor foi retida da nação.
Se eles estão cientes disso ou não, os pais dão um exemplo para seus filhos. Um autor desconhecido escreveu:
Um homem cuidadoso eu deveria ser;
Um amiguinho me segue.
Eu não me atrevo a me perder
Com medo de que ele vá do mesmo jeito.
Nem uma vez posso escapar de seus olhos;
O que ele me vê, ele tenta.
Como eu, ele diz que vai ser ...
Aquele garotinho que me segue.
Devo lembrar como eu vou
Através do sol de verão e da neve do inverno,
eu estou moldando para os anos para ser
Aquele pequeno sujeito que me segue.
Pais, tenham cuidado onde e como andam! Alguém está seguindo seus passos!
Uma criança não pode herdar os talentos de seus pais, mas absorverá seus valores! Richard DeHaan
Sacrifícios que agradam a Deus
Você . . . estão sendo construídas uma casa espiritual, um santo sacerdócio, para oferecer sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus. - 1 Pedro 2: 5
Um homem que visitava uma área rural do Extremo Oriente viu um menino puxando um arado bruto enquanto um velho segurava as alças e o guiava pelo arrozal. O visitante comentou: "Suponho que sejam pobres".
"Sim", disse seu guia. “Quando a igreja deles foi construída, eles queriam dar algo para ajudar, mas não tinham dinheiro. Então eles venderam seu único boi. Nesta primavera eles estão puxando o arado eles mesmos. ”O turista foi profundamente desafiado por seu presente de sacrifício.
Sob a lei do Antigo Testamento, Deus exigia sacrifícios de animais, o que indicava que Cristo estava morrendo pelos nossos pecados. Sua morte os levou ao fim, mas o Senhor ainda deseja receber sacrifícios espirituais de Seu povo.
Deus não tem mérito em qualquer tentativa de ganhar o Seu favor ou chamar a atenção para si mesmo. Mas Ele se deleita em ações que brotam da fé que opera através do amor (Gálatas 5: 6). Eles são sacrifícios espirituais que vêm de se entregar completamente a Ele (Rom. 12: 1-2). Ele fica satisfeito quando continuamente damos graças em nome de Jesus, fazemos o bem e compartilhamos com os outros (Hb 13: 15-16).
Alguns sacrifícios espirituais serão caros. Mas o que é ganho - Seu louvor - é sempre maior do que o que é abandonado.
Os dons que podemos dar,
os atos que podemos fazer
honrar verdadeiramente a Cristo
quando o eu é dado também. —DJD
Quando o amor de Cristo enche seu coração, quanto mais você doa, mais você ganha. Dennis J. DeHaan
Anjos da guarda
Eles não são todos espíritos ministradores enviados para ministrar àqueles que herdarão a salvação? - Hebreus 1:14
O Guardian Angels de Curtis Sliwa apareceu pela primeira vez no Bronx em 1979. Conhecido inicialmente como The Rock Brigade, o grupo de voluntários começou como um esquadrão anti-lixo da vizinhança. Pouco tempo depois, Sliwa, de 23 anos, que era gerente noturno de um restaurante fast-food, expandiu o grupo para o magnífico treze. Eles começaram a andar nos metrôs de Nova York para proteger os passageiros dos assaltos. Sete meses depois, eles adotaram o nome Guardian Angels e adotaram as marcas de identificação de boinas vermelhas e camisetas com o logotipo de um olho alado. Hoje os anjos têm quase 70 capítulos e 7.000 membros.
Sabemos mais sobre o grupo de Sliwa do que sobre os anjos que receberam o nome. Enquanto a Bíblia tem muitas referências a espíritos que adoram a Deus e fazem Sua vontade, há razão para o mistério que os cerca. Mesmo que eles nos sirvam em nome de Deus, nosso bem-estar final não está em suas mãos. Eles são exemplos para nós da obediência e adoração que Deus merece, mas eles não devem nos distrair daquele que é seu Senhor e nosso.
A mensagem de Hebreus 1 é clara. Jesus é muito superior aos anjos (v.4). Sua adoração a Cristo nos ensina que somente Ele merece nossa confiança e adoração.
Os anjos nos mostram o que significa
Servir a Deus e obedecer;
Sua constante adoração ao Senhor
nos inspira a orar. —Sesper
Anjos são exemplos de adoração, não objetos de adoração. Mart DeHaan
Isca-e-Switch
Não acredite em todo espírito, mas teste os espíritos. . . porque muitos falsos profetas saíram ao mundo. - 1 João 4: 1
Em uma técnica de venda antiética chamada método isca-e-troca, um varejista atrai clientes para sua loja, anunciando um produto conhecido a um preço muito baixo. Quando o comprador pede para comprá-lo, no entanto, ele é informado de que está fora de estoque. O vendedor, então, tenta vender-lhe uma linha inferior de mercadorias, esperando obter um lucro maior. O nome da marca foi usado apenas para atrair clientes em potencial.
De maneira semelhante, um falso professor usa palavras bíblicas para capturar interesse e obter uma audiência. Ele pode falar sobre Cristo, a redenção, a cruz e a ressurreição, mas esses “termos confiáveis” não passam de um incentivo. O “vendedor” os usa para anunciar verdades que, no que lhe diz respeito, estão “fora de estoque”. Quando uma pessoa interessada responde, ela é confrontada por crenças completamente contrárias à Palavra de Deus.
Nunca engula a linha de alguém só porque ele usa termos da fé cristã. Peça ao Espírito Santo para ajudá-lo a discernir se o orador está realmente sendo fiel à Bíblia. Então você não será fisgado por falsos mestres que usam o método doutrinário de isca-e-troca para enganar seus ouvintes.
Quando alguém aparece dizendo que a
mensagem dele é de Deus, o
que ele acredita sobre o Senhor
mostrará se é falho. —Sesper
Erro muitas vezes usa o disfarce da verdade. Mart DeHaan
Visão embaçada
Nós recebemos, não o espírito do mundo, mas o Espírito que é de Deus. - 1 Coríntios 2:12
Embora eu esteja mais perto de 80 do que 70, eu ainda quero pensar em mim como “um homem moderno”. Então, eu mantenho as notícias, leio livros atuais e uso fontes atualizadas quando pesquiso um assunto. Mas, mais importante, quero ser completamente bíblico e cristão em todos os meus pensamentos e ações. Por causa disso, algumas pessoas que não gostam de minhas convicções me veem como tacanha.
Uma tentação que enfrentamos como crentes é adaptar nossos pontos de vista à nossa cultura para que não sejamos vistos como fora de contato com o mundo moderno. Quando cedemos a essa tendência, porém, nos vemos comprometendo o que sabemos ser certo. Encontramos maneiras de justificar o comportamento imoral que a sociedade considera aceitável. Podemos dizer que ainda acreditamos na Bíblia, mas reinterpretamos seu significado claro em questões morais e espirituais e tentamos dizer o que queremos dizer.
Êxodo 32 descreve como os israelitas permitiram que seus desejos pecaminosos obscurecessem sua visão espiritual. Eles queriam ser como seus vizinhos pagãos, então eles fizeram um ídolo e tiveram um culto sensual. Isso irritou Moisés e o Senhor e resultou em severo julgamento.
Se não levarmos a Palavra de Deus a sério, nossa visão espiritual ficará obscurecida e nós O desobedeceremos.
Se eu receber os aplausos do mundo,
então devo perder a presença do meu Senhor;
Não posso agradar aos ímpios por minhas obras
E ainda desfrutar das bênçãos de Sua Palavra. —Smith
Não deixe o mundo apertar você em seu molde. Herbert Vander Lugt
"Seu corpo é a casa do seu espírito. Guarde-se. Cuide-se.
Não permita que qualquer energia entre.
Não permita que lhe roubem de você mesmo/a...".
O poder do Pentecostes
Você receberá o poder quando o Espírito Santo veio sobre você; e sereis testemunhas para mim. - Atos 1: 8
O poder de Deus foi dramaticamente exibido quando o Espírito Santo encontrou um pequeno grupo de seguidores de Cristo no dia de Pentecostes (Atos 2: 2-4). Os presentes ouviram um rugido como um forte vento forte. Chamas como línguas de fogo pairavam sobre suas cabeças e proclamavam as obras maravilhosas de Deus em línguas que nunca haviam aprendido.
Muitos de nós gostariam que pudéssemos ter uma experiência semelhante hoje. Mas tendemos a ignorar o fato de que o poder do Pentecostes foi dado para que pudéssemos ser testemunhas de Cristo (1: 8).
Desde aquele grande dia, o Espírito Santo tem transformado vidas através do testemunho dos crentes. O testemunho daqueles cristãos do primeiro século levou milhares à fé em Jesus Cristo.
Nosso problema é que gostamos do espetacular. Mas não precisamos ver os fenômenos descritos em Atos 2. Deus usa nosso testemunho para abrir os olhos dos outros para a verdade do evangelho. O mesmo Espírito Santo que foi revelado no primeiro século reside em nós hoje. Somos agora testemunhas vivas do poder manifestado no dia de Pentecostes.
Louvado seja Deus por seu poder pentecostal! Mas não negligencie a razão que foi dada. Em vez disso, mostre ao Senhor sua gratidão usando esse poder para compartilhar o evangelho.
O poder do nosso testemunho vem do poder do Espírito. Herbert Vander Lugt
VOCÊ ESTÁ PRONTO?
E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado. —Atos 13:2
Três meses antes de uma viagem missionária que planejáramos; um amigo e eu estávamos conversando sobre
o evento que se aproximava. Ele me disse: “Se alguém não puder ir, estou disposto a me juntar a vocês.” Não seria nada fácil, passaríamos oito dias pintando e consertando coisas no calor tropical. Ainda assim, o meu amigo parecia ansioso para ir conosco.
Cerca de seis semanas antes da data marcada para nossa partida, abriu uma vaga. Eu mandei um recado para meu amigo — eu não o encontrara durante esse período — e perguntei-lhe se ainda estava interessado. Ele respondeu imediatamente: “Com certeza! E já tirei meu passaporte, caso você me chamasse.” Ele tinha se preparado antecipadamente, caso fosse chamado.
O preparo do meu amigo traz-me à memória o que aconteceu no primeiro século em Antioquia. Paulo e Barnabé faziam parte de um grupo que se preparava espiritualmente para fazer qualquer coisa que Deus ordenasse ou partir para qualquer lugar que Ele os enviasse. Eles não se prepararam obtendo um passaporte, mas “servindo eles ao Senhor e jejuando” (Atos 13:2). E quando o Espírito Santo disse: “Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra”, eles estavam prontos para a jornada.
Você está se preparando para o que Deus possa querer que você faça? Quando o Espírito disser: “Vá,” você estará pronto? —JDB
Mantenha suas ferramentas preparadas
— Deus encontrará um trabalho para você. Dave Branon
UM FATO HISTÓRICO
E vos renoveis no espírito do vosso entendimento. —Efésios 4:23
Em julho de 1969, eu me preparava para tornar-me um oficial do exército americano. A Academia Militar das Forças Armadas era rigorosa e cheia de regulamentos, com raros momentos de folga. Surpreendentemente, na noite de 20 de julho recebemos uma ordem para que a nossa companhia permanecesse na sala de recreação, sentamos diante de um aparelho de televisão com imagens tremidas e simplesmente nos disseram: “Isto é história.”
Assistimos maravilhados, o astronauta da Apollo 11, Neil Armstrong tornar-se o primeiro homem a pisar na lua enquanto ele dizia: “Este é um pequeno passo para o homem, mas um grande passo para a humanidade.” Nosso habitual toque de recolher foi suspenso e ficamos conversando horas a fio — não apenas sobre o que havíamos testemunhado, mas sobre a vida, Deus e eternidade. Nossa rotina desgastante fora interrompida e nossa atenção concentrara-se no que realmente era importante.
Todos nós, diariamente, precisamos mudar nosso enfoque. Manter a regularidade em nosso tempo a sós com Deus permite nos afastarmos dos nossos trabalhos desgastantes, quebrarmos a rotina e nos concentrarmos no Pai, através da Bíblia e da oração. Os nossos pensamentos e ações serão transformados à medida que seguirmos os conselhos de Paulo, que nos traz o desafio: “[…] e vos renoveis no espírito do vosso entendimento” (Efésios 4:23).
O que parece um pequeno passo pode transformar-se numa grande virada a cada dia, em nosso viver pela fé em Cristo. —DCM
Cada pequeno passo de fé é um gigantesco passo para o crescimento. David C. McCasland
RECOMPENSAS REAIS
Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus. —Mateus 5:3
Uma vez eu entendi as Bem-Aventuranças como dádivas que Jesus lançou aos desafortunados: “Já que vocês não são ricos, não têm saúde e vivem chorando, eu entrego a vocês algumas belas frases para se sentirem melhor.”
Diferente dos reis medievais, que jogavam moedas para o povo, Jesus tinha a vantagem de entregar verdadeiras recompensas para Seu público. Ele que veio do céu, sabia bem que os despojos do reino do céu poderiam facilmente contrabalancear com qualquer mistério que pudéssemos nos deparar aqui na terra.
Entre muitos cristãos, a ênfase das recompensas futuras não são enfatizadas. Meu antigo pastor costumava observar, “À medida que as igrejas crescem em riquezas e sucesso, evitam cantar:‘Aqui não é meu lar, um viajante sou’ e tornam-se mais aptos a entoar ‘Este é o mundo do meu Pai’.”
Que não nos atrevamos a descontar o valor da esperança, em recompensas futuras. Precisamos apenas ouvir a música composta por escravos americanos para reconhecer o consolo que dela advém. “Vem lentamente, vem, querida carruagem. Vem me buscar para me levar ao lar. Ninguém conhece os problemas que já enfrentei, ninguém os conhece, somente Jesus.”
Com o passar do tempo aprendi a respeitar e a desejar as recompensas futuras prometidas por Jesus. —PY
Sombrias tentações serão recompensadas com brilhantes coroas. Philip Yancey
LEVE COMO UMA PLUMA
O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos.
Nós os cristãos podemos nos sentir abatidos, preocupados em manter nossa dignidade. Esta é uma atitude estranha, pois somos unidos a um Deus que nos deu o Seu maravilhoso presente da alegria e riso.
É bom se divertir! Cada família diverte-se de forma diferente. Sou agradecido porque minha casa é cheia de risos. Guerras de água, competições, cócegas, brincadeiras hilárias eram comuns em nosso lar. A risada é um presente da bondade de Deus para nos ajudar a enfrentarmos os dias mais difíceis, “[…] porque a alegria do Senhor é a vossa força” (Neemias 8:10).
Quando o rei Davi trouxe a arca da aliança para Jerusalém da casa de Obede Edom, ele dançou “com todas as suas forças” na presença do Senhor (2 Samuel 6:14). A palavra hebraica tem a ideia de alegre exuberância e equivale a expressão “dançando e pulando”. Aliás, no verso 16 diz que Davi estava pulando e girando. Mical, a esposa de Davi, reprovou a ação de seu marido, achando-a indigna de um rei. A resposta de Davi foi que ele se tornaria ainda mais desprezível (v.22). Seu espírito encheu-se de ânimo e ele se sentiu “leve como uma pluma.”
Tire um tempo para rir (Eclesiastes 3:4). —DHR
O riso saudável faz bem para o rosto. David H. Roper
PERDÃO PELAS LÁGRIMAS
[Jesus] agitou-se no espírito e comoveu-se. —João 11:33
Minha amiga estava passando por uma grande mudança em sua vida — ela estava deixando o seu emprego de 50 anos por um novo empreendimento. Ela chorou ao se despedir, e dizia: “Perdão pelas lágrimas.”
Por que, às vezes, sentimos necessidade de nos desculpar por chorar? Talvez vejamos as lágrimas como uma demonstração de fraqueza de caráter ou vulnerabilidade que não apreciamos. Talvez estejamos desconfortáveis ou achamos que as nossas lágrimas causem desconforto aos outros.
Entretanto, nossas emoções foram dadas pelo Senhor. Elas são uma das nossas características por termos sido criados à imagem e semelhança de Deus (Gênesis 1:27). Ele sofre. Em Gênesis 6:6-7, Ele estava triste e zangado com o pecado de Seu povo e a separação que isso causava entre eles. Jesus, o Deus encarnado — uniu-se a suas amigas Marta e Maria no sofrimento pela perda de seu irmão Lázaro. (João 11:28-44). “[Jesus] agitou-se no espírito e comoveu-se (v.33). Ele “chorou” (v.35). “Jesus, agitando-se novamente em si mesmo, encaminhou-se para o túmulo” (v.38). Duvido que Ele tenha se desculpado pelas lágrimas que verteu.
Ao chegarmos ao céu, não haverá mais pranto, separação ou dor, e Deus enxugará dos nossos olhos toda lágrima (Apocalipse 21:4). Enquanto isso, as lágrimas podem irromper. Desculpas não são necessárias. —AMC
Se você duvida do cuidado de Jesus, lembre-se de Suas lágrimas. Anne Cetas
COMO EU PODERIA SABER?
E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. —Efésios 4:30
Era a temporada de concertos no colégio e os alunos de música estavam se preparando para a grande apresentação de Natal. A professora havia informado claramente todos os detalhes aos alunos e aos pais — em duas ocasiões diferentes — e a data do ensaio obrigatório foi bem determinada.
Mas no dia do ensaio uma mãe ligou, em pânico, durante o ensaio para verificar a que horas a sua filha adolescente deveria comparecer. Outra ligou para dizer: “Estamos levando nosso filho para a casa da avó. Não faz mal perder o ensaio?” Quando a professora lembrou aos pais que este ensaio obrigatório já havia começado, ela ouviu: “Por que ninguém me disse nada? Como eu poderia saber?”
Assim como esta professora entristeceu-se porque as suas instruções tão claras foram ignoradas, será que Deus se entristece com a nossa tendência em ignorar Suas instruções claras? Em 1 Tessalonicenses 4:1-2, Paulo nos lembra que a sua mensagem inspirada por Deus nos diz: “quanto à maneira por que deveis viver e agradar a Deus” e que essas instruções vêm “da parte do Senhor Jesus”. O Senhor se entristece, Paulo explica, quando ignoramos os Seus ensinos e vivemos à nossa maneira (Efésios 4:30;5:2).
Esforcemo-nos em ler as instruções de Deus e a praticá-las — sem desculpas. —JDB
Não existe boa desculpa para ignorar Deus. Dave Branon
noite tem forma de anjos que protegem o espirito
em momentos que coração se perde
no destino apenas o vento que paira pelos céus.
FRUTO PRECIOSO
O fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio […] —Gálatas 5:22-23
Quanto você estaria disposto a pagar por uma única fruta? No Japão, alguém pagou mais de 12 mil reais por uma melancia Densuke. Ela cresce apenas ao norte da ilha japonesa de Hokkaido, esta bela esfera verde-escura parece uma bola de boliche. A melancia, de cerca de oito quilos, era uma dentre algumas mil disponíveis naquele ano. A raridade da fruta causou o preço astronômico no mercado.
Os cristãos têm frutos mais preciosos que a melancia Densuke. São os frutos do Espírito: “amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio” (Gálatas 5:22-23). Cada “fruto” é um aspecto diferente da semelhança com Cristo. Nos evangelhos vemos como Jesus exemplificou estas virtudes. Agora, Ele deseja produzi-las em nossos corações — naquilo que dizemos, na nossa maneira de pensar e nossas reações diante da vida (João 15:1-4).
Uma fruta rara e saborosa pode ter um preço elevado no mercado, mas um caráter semelhante ao de Cristo tem valor muito maior. Ao confessarmos todos os pecados conhecidos e nos rendermos ao Espírito de Deus que habita em nós, nossas vidas serão transformadas à semelhança de Cristo (1 João 1:9; Efésios 5:18). Este fruto espiritual encherá nossas vidas de alegria, abençoará as pessoas ao nosso redor e durará para sempre. —HDF
O frutificar para Cristo depende da nossa comunhão com Ele. Dennis Fisher
A IGREJA DA GALÁCIA
Sois assim insensatos que, tendo começado no Espírito, estejais, agora, vos aperfeiçoando na carne? —Gálatas 3:3
Estava dirigindo pelo interior quando me deparei com o prédio de uma igreja cujo nome me surpreendeu. Estava escrito: “A Igreja da Galácia (atual Ásia Menor)”. O nome chamou a minha atenção porque eu tinha certeza que ninguém escolheria esse nome a não ser por uma necessidade geográfica.
Um estudo do livro bíblico de Gálatas revela que esta foi a carta mais veemente escrita por Paulo —, pois criticava as pessoas pelo legalismo, esforço próprio e a troca da graça de Cristo por um evangelho diferente. A Galácia não era exatamente o tipo de igreja que você consideraria como um exemplo a ser seguido.
Os Gálatas tentavam agradar a Deus através dos seus próprios esforços ao invés de confiarem nele. A acusação de Paulo contra eles era: “Sois assim insensatos que, tendo começado no Espírito, estejais, agora, vos aperfeiçoando na carne?” (3:3).
Assim como nós não podemos conquistar um relacionamento com Deus através das nossas obras, somos incapazes de nos desenvolvermos espiritualmente por nossa própria força. Paulo lembra aos Gálatas (e a nós) que a dependência de Deus através da obra do Espírito em nossas vidas é vital em nossa caminhada com Cristo.
Se pensarmos que podemos nos tornar semelhantes a Cristo por nossos próprios esforços, estamos como os Gálatas, nos autoenganando. —WEC
O Espírito Santo é a fonte da força do cristão. Bill Crowder
ARREPENDIMENTO
Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito […] —Salmo 51:17
Todas as nações têm heróis, mas Israel deve ser a única a produzir uma literatura épica com os grandes fracassos de seus heróis (Salmo 51). Este salmo eloquente mostra que Israel se lembrava de Davi mais por sua devoção a Deus do que por suas realizações políticas. Passo a passo, o salmo leva o leitor através dos estágios do arrependimento. Ele descreve as lembranças constantes, a culpa consumidora, a vergonha, e finalmente a esperança de um novo começo que surge do verdadeiro arrependimento.
O Salmo 51 revela de maneira notável como o relacionamento quebrado com Deus é a verdadeira natureza do pecado. Davi clama: “Pequei contra ti, contra ti somente […]” (v.4). Ele vê o sacrifício que Deus quer: “o espírito quebrantado; coração compungido e contrito” (v.17). Esses, Davi os tem.
Em sua oração, Davi procura por algum bem que possa vir dessa tragédia e vislumbra uma luz. Talvez ao ler esta história de pecado, outras pessoas possam evitar as mesmas ciladas, ou ao ler sua confissão possam obter esperança de perdão. A oração de Davi é respondida e torna-se seu grande legado como rei. O melhor rei de Israel atingiu as profundezas. Nem ele, nem qualquer outro podem estar além do alcance do amor e perdão de Deus. —PY
O arrependimento é o solo onde o perdão floresce melhor. Philip Yancey
- Relacionados
- Poemas sobre Deus que inspiram reflexão
- Poesia de Líder
- Mensagem Espírita sobre a Amizade
- Poemas de Chico Xavier
- Frases espíritas: sabedoria e reflexão para iluminar seu caminho
- Mensagens espíritas do dia de hoje: palavras que elevam e fortalecem a fé
- Frases sobre liderança que revelam o verdadeiro espírito de líder