Poemas de Teatro
A arte é uma forma de expressar um contexto social ou psicológico através da confecção ou desenvolvimento de elementos que interajam diretamente com os sentidos humanos.
Quando temos certeza de quem nos vê no secreto, não precisamos nos preocupar com o olhar da platéia. O autor da vida a nos observar é suficiente!
Na verdade o que a cultura carioca, amazonense e brasileira não sabe é que veio de Lisboa a ideia de todo o calçamento feito com pedras portuguesas, as mesmas que vemos no Brasil, equivocadamente e não originalmente na praia de Copacabana na zona sul do Rio de Janeiro e em Manaus. Mas para quem achou ate hoje que o desenho das ondas, foram feitas pelo contraste das pedras brancas e pretas que seriam exclusividade do calçadão de Copacabana, e que representam as ondas do mar da famosa praia e bairro carioca, ou mesmo na praça em frente ao Teatro Amazonas em Manaus, representando ponto alto turístico manauara que é o encontro das águas de duas cores ocorrido naturalmente entre do Rio Negro com o Rio Solimões, estão todos equivocados. O desenho original se encontra na Praça do Rossio, ao final da Rua Augusta, em Lisboa, Portugal, que é historicamente comprovadamente muito mais antiga que as localidades brasileiras. O que sei é que a calçada de Copacabana, foi realizada um pouco depois de 1922, pois o Hotel Copacabana Palace não ficou pronto a tempo para o aniversario do primeiro centenário da independência do Brasil, 1822 - 1922, como queriam os Guinle e tempos depois um engenheiro discípulo de Francisco Franco Pereira Passos que foi um engenheiro também e político brasileiro, prefeito do então Distrito Federal que era o RJ entre 1902 e 1906, que concebeu a ideia não original de fazer o mesmo desenho lisbonense em Copacabana já que tinha importado as pedras portuguesas. Diante disto fica registrado então para toda cultura brasileira que não conhece o Brasil, a minha humilde homenagem a quem teve a original criatividade da majestosa obra emblemática e por conseguinte ao original criador português, de fato e de direito. Falta me elementos fiáveis para pesquisa mas pelo que acho que sei o desenho original português é alusivo ao fato histórico do Grande Terremoto de Lisboa.
"- Ela era impressionante. Para fazer o garoto de "Pega Fogo" enfaixava a região dos seios com tiras largas de esparadrapos. Depois de uma semana de representação, a pele saiu e ficou a carne viva. Ela teve de se enfaixar com tiras de pano. Cacilda sempre fez esses sacrifícios. Quando montamos "Maria Stuart" sofreu dores nos rins porque a roupa era pesada demais e a peça durava 3 horas e 15 minutos. Aos sábados fazia três sessões e, no domingo, duas. Exauria-se de cansaço. Representou "Arsênico e Alfazema" gravida de sete a oito meses. Esta é a Cacilda Becker que conheço há quase trinta anos".
" É indispensável a dedicação integral do ator à sua profissão, daí a importância da disciplina e, sobretudo, da vocação."
“Para mim, é o palco e a presença do público; sentir o público, a sua respiração. E, depois, seu contentamento ou seu descontentamento, não sei. Mas, em todo o caso, a sua presença"
" Nasci uma mulher bonita, mas, se você olhar o meu repertório, vai ver que fiz muitas mulheres gordas e feias. Fiz duas pequenas cirurgias plásticas, mas nunca mexi muito no corpo. Dizem que tenho corpo de garota. Vou ao espelho, olho e agradeço a Deus."
"Lembro-me dela, uma moça que não comia, tinha a fragilidade de uma flor de estufa. Alimentava-se com um ovo cru e um pedaço de carne. Chegou a pesar 42 quilos. Ela nos preocupava. A Cacilda Becker que todos conheceram nos últimos anos era robusta perto daquela mocinha que conheci. Mas ela tinha a dedicação mais absoluta ao teatro, ao fenômeno de teatro, ao amor do teatro."
Quando a cena é muito repetitiva é preciso sair de trás dos panos do palco da vida e ser o telespectador da próxima peça de teatro e apagar os holofotes da ribalta (sina) e que a tua luz interna acenda e faça com que os olhos te tua alma enxerguem o próximo ato que o Pai reserva pra ti.
Mas, lembranças do quê? Embora a sensação seja intensa, a recordação não é nítida. É como se lembrassem algo que jamais existiu.
"O ator deve estabelecer uma relação amigável consigo mesmo, o conflito entre o EU artista e o EU humano são inevitáveis, e quando se torna insuportável esta briga entre mente e alma, saiba que, este é o melhor momento do ator."
É a normalidade que cria os atores do cotidiano: o marido atencioso, o filho obediente, o bom funcionário, a mulher ideal, o cidadão exemplar. Por isso a normalidade censura o louco, porque o louco desconhece o artifício de interpretar papéis; o louco é o próprio teatro.
Seja sempre você , fique sempre satisfeito e grato por estar aqui , não se importe nunca com dinheiro , poder e luxúria , seja verdadeiro , seja amigo e seja bom, você nunca vai perder se de verdade seu coração for bom , saiba estender a mão e seja sempre muito humilde.
O verdadeiro chora e ri , cai e levanta , o verdadeiro sabe perder,o verdadeiro vai nos melhores lugares e também nos piores com o mesmo prazer,tem muito amigo pobre e muitos conhecidos ricos e também tem aqueles que pensam ser ricos e lida com todos sem maldade e com igualdade , fica feliz e fica triste , fica gordo e fica magro , fica bonito e fica feio e pisado , criticado , recriminado mais o principal e que o verdadeiro sabe que tudo e passageiro e vive a vida assistindo o teatro dos falsos e atuando no circo daqueles que balançam mais não caem porque estão sempre ensaiando para estarem prontos para o próximo espetáculo e se tiver que ser o palhaço , fica feliz de estar fazendo a platéia sorrir porque afinal de contas o palhaço e sempre o que no final,triunfante,fecha as cortinas com o prazer de ser eleito o personagem principal!
Às vezes, não nos sentimos como se estivéssemos todos atados a uma peça teatral? Não tem roteiro, não tem diretor, sabemos - ou não - das nossas falas, alguns caminhos a seguir, até sabemos atuar um pouco mais, um pouco menos. Na maioria das vezes sobra pouco espaço - não nos deixam - para ser aquilo que somos de verdade: nossa atuação poderia desagradar, pois a farsa parece mais leve que a realidade. Quem sabe um dia consigamos sair dessa peça ruim.
Olhando para o futuro consigo contemplar o passado de forma muito clara, vejo tudo se repetir como se fosse uma peça de teatro, na verdade um clássico do teatro pois estará em cartaz eternamente a unica coisa que muda de verdade é o cenário e os atores que representam os mesmo personagens.
texto de: Tiago Maia