Poemas de Mudança
Liderança é considerada a habilidade de comandar, influenciar e motivar um grupo de pessoas a fim de atingir objetivos pré-definidos.
Tudo o que acontece numa empresa, positivo ou negativo, resulta de um padrão. Ao descobrir o padrão, você descobre a fonte do resultado, e pode alterar, intervir, questionar, e por aí vai. O padrão nos dá uma perspectiva clara do porquê estamos recebendo determinada resposta.
Precisamos mudar e ser agentes de transformação, entendendo que todas as organizações são um conjunto de ideias e ações desenvolvidas por pessoas e devem ser transformadas por elas. Que o nosso ‘inconformismo’ com a atual realidade inspire outras pessoas a agirem e acelere a transição da mudança.
Em um mundo em que as mudanças são constantes e ininterruptas, acreditar que o planejamento centralizado de cientistas, políticos e burocratas estatais é mais eficiente que a ordem espontânea de cooperação humana, na busca de soluções para as doenças, para as alterações climáticas e para o fim da pobreza, é tão intensamente ingênuo que até a pureza de uma criança vai parecer mais sensato.
Para mudar algo na vida…
Pare, para se ver, pare para se sentir e se perceber… O processo da nova escolha é o início da mudança!
Quando as pessoas olham umas para as outras sem amor, imediatamente vêem nelas algo que as desagrada, algo que queiram mudar.
Você está disposta a se destruir completamente e se reconstruir, está disposta a abrir mão de tudo que já representou para que surja uma pessoa totalmente nova. Você não tem medo de mudar e por isso é tão perigosa.
É como se as paredes sussurrassem histórias antigas, lembrando-nos delicadamente que o tempo ali já cumpriu seu ciclo, e agora é hora de virar a página e embarcar em novas aventuras, onde novos capítulos aguardam para serem escritos.
Esta vida é muito curta para ficarmos com alguém que não nos faça mudar os nossos pensamentos, os planos e os rumos, que não nos tire do prumo e do eixo seguro.
Todos nós temos erros, que talvez sejam assustadores. Mas o maior erro é entender o equívoco e sentir-se confortável com ele, sem buscar mudança.
A educação e a reeducação são as únicas formas de mudar a mentalidade, a cultura e o comportamento.
Mudar dói, mas se faz necessário. Porém, deve ser devagar, aos poucos, tudo no seu devido tempo. Aquilo que é dobrado com muita velocidade e força, consequentemente quebrará, dê tempo ao tempo.
Somos mutáveis. Temos a capacidade de re(começar) quantas vezes acreditarmos ser possível, porém a constância é o segredo para o sucesso das escolhas que fazemos.
Nas eleições, mais importante do que o seu voto é sua postura de não recriminar o novo. Ele pode até não ser quem nos libertará, mas pode lhe abrir os caminhos.
Se você não definir suas prioridades e colocá-las em prática logo, a vida vai se incumbir de fazer isso de uma maneira rápida e não tão agradável como você imaginaria que fosse.
Não existe um EU estático, programado. Existe a ideia de um objetivo que se é perseguido e existe a realidade mutável do Ser humano. Essa última exige diariamente o equilíbrio do ser e parecer.
Algumas pessoas nunca morrem, apenas mudam: de matéria, de casa e identidade e passam a morar dentro da gente com o nome de saudade.