Poemas de Morte
O que é mais preocupante:
Crer em Deus, céu e inferno ou conviver com uma dúvida até a morte? É mais cômodo escolher o que não conseguimos explicar pela lógica ou razão humana do que ativarmos o lado espiritual e enxergamos de fato!
A necessidade do poder sobre a natureza de todas as coisas e a morte, cegou a humanidade para o ato mais importante da vida; aceitar sua própria diversidade.
" Quando nossa viagem passa da metade, ou supõem-se que tenha passado, começamos a ver a morte de uma maneira simples, necessária, embora queiramos vida eterna. Alguns sinais vão aparecendo, coisas da época , diriam alguns, alegria dos médicos, dirão outros, mas o fato é que tudo passará, inclusive nós, eu e você. Por isso é sempre libertador, deixar a alma leve, descarregar pesos, atribuir perdão, pedir desculpas, ser menos intransigente com coisas banais. Somos meros passageiros e o que devemos é viajar buscando sempre a felicidade...
Na morte não há mistério; o mistério é a vida, pois o medo inserido na alma dos homens não é o de morrer; é o de viver, e viver e viver...
Eu olhei para o céu, e tentei enxergar o lado bom da situação, e mais uma vez, vi a morte como única opção.
A vida é uma pergunta interna, a morte é uma resposta externa! Pois a vida efêmera leva até a morte e a morte leva a vida ou ao tormento eterno!
A verdadeira morte não diz quando chega, e quem morre, não existe luto pela alma que se vai, porque ela volta e retorna ao mesmo lugar de sempre, acorda e prossegue no seu corpo vazio esperando a próxima morte que certamente virá cedo, talvez no banho, talvez na fila da padaria, ou à caminho da escola. Algumas pessoas morrem diariamente e não se dão conta, parece loucura? parece absurdo? Sim, realmente parece, talvez você tenha morrido duas vezes até chegar nessa linha, por que não? O ser humano não morre apenas quando seu coração para, não morre apenas quando seus órgãos dão falência, não morre apenas quando para de respirar - o ser humano também morre quando sua vida depende de algo que não se pode ter, o ser humano morre quando é inutilizado, banalizado, esquecido, quando não tem um objetivo, um propósito, um motivo. Pergunto, quantas vezes você morreu na semana passada? dez? vinte? talvez mais, você morreu com um olhar de desprezo, com o celular na mão esperando uma ligação que não chegou, morreu com um sorriso que não foi devolvido, você morreu quando acordou sem estar grato por ter levantado com saúde, morreu quando se acomodou dentro de um quarto fechado esperando que o mundo acabasse, morreu quando pensou que não era tão bom quanto imaginava ser. Morreu ao vestir uma tristeza que sufocou demais. Morreu quando deixou de sonhar.
Realidade...
A pena de morte já está em vigor no Brasil há um bom tempo, graças a corrupção que vivemos neste exato momento. Se você ficar doente e depender da saúde pública, haverá grande chance de morrer na imensa fila do hospital, isto antes da consulta, se estiver desempregado, pode morar nas ruas, conhecer as drogas e morrer abandonado. Se você sair a noite, com certeza poderá ser agredido e assaltado, é a pura realidade,você pode ser morto nas ruas da própria cidade, bandidos podem invadir o seu Sítio ou a sua casa, matar toda a sua família com requintes de crueldade, pois não há defesa contra a "bandidagem". O aborto já é feito com naturalidade, uma mãe decide se mata ou não um filho indesejado, por isso digo que a pena de morte já é uma realidade, graças a corrupção que tira de nós cidadãos, o direito de igualdade.
A corrupção alimenta a fome, o analfabetismo, a bala perdida, a fila da morte, a cegueira e o desemprego.
A morte é o complemento da vida. Pena que suas formas são tão inesperadas ou incompreensíveis. Pena que deixa sempre a sensação de que perdemos algo ou alguém mesmo nunca tendo nos pertencido.
Páscoa significa passagem. Transição da escravidão para a liberdade, da morte para a vida e do sonho para a realidade.
Precisamos um do outro: na vida para nascer e viver... na morte para o preparo fúnebre e o adeus final.
Ninguém te ama antes da morte, ninguém sente tua falta antes da morte, na morte! você era a pessoa certa para tudo...
(Patife)
Quando procuramos algo que nos dá sentido para viver intensamente, retardamos o encontro da morte, mas não saímos da fila de espera porque um dia chegará a vez de cada um.