Poemas de Luto
A dor nunca vai embora de verdade. O tempo não cura. Não totalmente. Depois de um tempo - alguns meses, alguns anos talvez - a dor se retrai para os cantos mais sombrios de sua mente, mas ficará lá indefinidamente. Vai vazar para tudo que você fizer ou sentir; ela vai dar um pulo para a frente quando você não espera. Isso vai te assombrar quando você dormir. O tempo não cura, ele cauteriza.
Uma das coisas mais difíceis de aceitar quando alguém que você ama morre é que a vida continua. É como um rio que nunca para.
Há algo sobre perder a sua mãe que é permanente e inexprimível - uma ferida que nunca cicatriza completamente.
Meus sentimentos e toda solidariedade aos familiares e amigos. Que o tempo cure a dor e amenize a saudade de cada um que aqui ficou.
😞
Mãe, hoje é dia nove de Junho, há exatos nove dias... tú partiu e me partiu ao meio... não estou sabendo recomeçar...
Mãe, eu preciso de um sinal, um sinal apenas... mande ai do seu céu. Estou com medo de não ser tão boa, para me encontrar contigo, depois disso tudo aqui.
Mãe, sinto sua falta, só gostaria que soubesse que, no dia que partiu, levou-me contigo. Em mim sobrou o resto do que nem sei mais quem sou.
Viver sem você é pior do que nunca amanhecer...
A vida e as pessoas não podem ficar para sempre esperando por você, tudo na vida tem que passar. O luto também!
Eu sou as estrelas suaves que brilham à noite. Não fique perto do meu túmulo, chorando. Eu não estou lá, eu não morri.
A vida é como uma imensa avenida, em que caminhamos de uma casa a outra, de uma esquina a outra. E ao longe, sempre vemos a morte andando pelos corredores, escadas, praças, jardins, calçadas, e pensamos (muitas vezes) estar preparados, mas basta ela bater a nossa porta, que vamos perceber que na verdade nunca estivemos.
É difícil lidar com a morte de uma pessoa tão próxima , a partir daí vem os questionamentos ,não aceitamos ,ficamos com raiva ,não nos conformamos porque a perda é algo muito doloroso. A vida é como uma vela quando se apaga pronto acabou ,uma hora podemos tá fazendo planos para o futuro ,na outra pode não tá mais ... devemos aproveitar a vida no sentido de amar mais ,conhecer pessoas ,ser feliz ao extremo ,agradecer sempre isso que nos renovar é que nos faz pensar em dias melhores ,pessoas boas sempre serem lembradas ,onde compartilharam momentos intensos de alegria e nunca serem esquecidas .
De repente as luzes apagam-se, de repente tudo muda, de repente a alegria fica de lado, de repente, de repente, de repente. Abrace mais, preocupe-se mais com as pessoas, seja mais “humano”. Envie uma mensagem, pergunte como foi o dia, demonstre o verdadeiro significado da palavra amizade e lembre: a vida é feita de “de repentes”.
A morte raramente muda aquilo que sentimos por alguém. Só aumenta o sentimento, na maioria das vezes.
A morte é como ganhar na loteria. Você não espera que realmente aconteça, mas se acontece, muda tudo.
O ato de escrever não foi exatamente um momento de alívio ou cura – nem gosto muito dessa palavra. Mas quando eu escrevia acontecia algo ali que me conectava de novo ao mundo. Ou à minha filha. Hoje eu nem entendo como fiz isso. Eu estava completamente destruído e, mesmo assim, escrevia.
Não deu tempo de levar a Minha Filha para Paris, para as praias no Nordeste, para mergulhar em Bonito. Não deu tempo de tomar com ela um copo de cerveja e uma taça de vinho. (...) Não deu tempo de ela andar ao meu lado no banco da frente do carro. Não deu tempo de parabenizá-la por ter entrando na História, na Arquitetura, na Medicina, por ter decidido não fazer faculdade e ter largado tudo para ir morar em uma comunidade em Piracanga. (...) O que realmente me dá medo é o que não deu tempo para ela pensar em fazer comigo. Os sonhos dela. Ou ainda, o que ela nem chegou a sonhar. Esses se tornaram insondáveis. Um mundo que eu não posso acessar. Fechado no cérebro já desligado dela.