Poemas de Horacio
No meio dos insensatos guarda as tuas palavras para outra ocasião, mas no meio de pessoas ponderadas prolonga a tua presença.
São irrisórias as lutas travadas pela humanidade. E, por isso, que caminhamos, cada vez mais, para o fundo do poço.
A coexistência entre ser quem você é e ser o que as pessoas querem que você seja, nunca foi e nunca será opcional. Ser você mesmo é a diuturna preservação dos seus valores. Tenha muitos ou não tenha nenhum.
Mais do que ouvir os desabafos de quem precisa, existe um grau de sensibilidade ainda maior, chama-se ouvir o silêncio. Aqueles que guardam para si, normalmente são os que mais precisam ser ouvidos.
Viver é esperar. "Espere que chega", dizem os antigos, os sábios, os romancistas. E então esperamos. Esperamos o ônibus, a viajem, as oportunidades. Esperamos a janta ser preparada, a chance de tentar, o trabalho, a faculdade, a pessoa certa. Esperamos por um pouquinho mais de sorte, na vida, no amor, nas tentativas frustradas de alcançar nosso melhor. Nesse jogo de espera, esperamos a morte. Pois a vida tem pressa, ela não sabe esperar e não aceita esse concelho. Seja paciente, mas não espere o acaso ou os "ventos da mudança" tomarem as rédeas da sua vida, pois eles não ligam pra você.
A vida quer de você a perseverança, coragem e integridade que fizeram os outros pararem na metade do caminho.
Uma disparidade de situações e momentos formam um resultado final. Talvez suas metas não tenham se concretizado como acreditava. As pessoas ao seu redor adentram conquistas, realizam amores, decretam e solidificam seus sonham. Embora, nesse exato momento, você possa estar desacreditado, trago boas novas. Digo que até a tirania dos desejos descumpridos tem um fim. E em algum momento, muito próximo, você passará pela porta que atravanca seu caminho. A uniformidade da sua vida está ali ao alcance das mãos. Grandioso amor por vir, poderosas conquistas se farão presentes. A aurora dos sonhos vem a todos que fecham os olhos em desespero e os abrem em esperança.
Não vou prometer muita coisa. Prometo apenas que no frio não vai faltar aquele café, no calor sempre terá aquela gelada. Uma série de filmes que eu acho absolutamente incríveis, mas que você provavelmente vai odiar (principalmente por serem longos). Prometo também ser o ouvido quando precisar falar, e ainda mais a voz quando precisar de conselhos. Serei riso na tristeza, e ainda mais na alegria. Até me aventurar na cozinha, mesmo que a preguiça domine minhas ações.
E não me leve a mal, eu não sou de ver filmes românticos, mas eventualmente eu posso sair pra ir ao banheiro, porque olho cheio d ' água não fica legal. Enfim, pretendo ser tudo aquilo que precisarmos para adicionar um "pra sempre" em cada segundo de nossas vidas.
Não é preciso estar amando ou apaixonado, para falar do sentimento. O amor das pessoas ao redor também inspira. Um casal de idosos morrendo de rir numa praça lotada. Dois adolescentes que não se desgrudam, ainda não sabem dos desafios por vir. A inocência de uma criança, que vê gentileza no simples ato de presentear a outra com uma flor. Amor não precisa estar, e sim, precisa ser! Sendo amor, todas as expressões da alma tornam-se palpáveis e reais.
Se você é um alguém interessado, interessante, que se esforça nas suas relações em todos os sentidos. Alguém inteligente, respeitador e etc. Por que achas que merece qualquer coisa menos que isso numa outra pessoa? Queira alguém que pontue suas qualidades, e não alguém que subtraia.
Você conhecerá pelo menos uma dúzia de pessoas pelas quais sentirá algo, e umas nove delas vão te ignorar. Pelo menos duas vão ficar curiosas a seu respeito. Mas uma delas vai corresponder totalmente suas expectativas, e aí vai perceber que o problema nunca foi você não se encaixar no mundo delas, e sim, ter uma pessoa com lugar reservado no seu mundo.
Amar a si mesmo é muito fácil. O ser humano tem propensão a se amar, mesmo sabendo que é errático, que faz besteira a todo tempo. Mas amar outra pessoa é um ato de coragem. Reconhecer e aceitar suas falhas, ter paciência, estar de braços abertos em qualquer hora do dia. Se alguém disser que te ama de verdade, essa pessoa já abriu mão do próprio ego. Porque no amor não há espaço para egos.
A maior angústia do ser humano é viver naquele "E se..."
Porque uma questão superada, não necessariamente é definida.
Eu desconfio de qualquer homem que crie a pose de "cara bacana" mas age feito um imbecil com sua parceira. Homens de verdade confiam em si e confiam nelas, porque sabe que confiança é via de mão dupla. Entre duas pessoas, só se recebe aquilo que se dá.
A rigidez dos recomeços trazia à tona os medos mais antigos e profundos. Embora a vida já tivesse proporcionado momentos difíceis de lidar, todos pareciam sempre a primeira vez. A primeira queda, a primeira desavença, o primeiro paço em falso frente ao abismo.
A grandeza estava sempre em saber levantar. Mas ainda sim, certas quedas eram duras demais. O mundo exigia uma força divina de quem pedia ao divino força pra se reerguer apenas.
A vida continua sendo bela. Mesmo tendo sua imagem modificada, desvirtuada, algo me trás leveza ao ver o sol brilhar através da janela, enquanto os pássaros cantam a mesma sonata diária. A canção da nostalgia.
Enquanto o paraíso for a promessa dos bons e o inferno a perpétua condenação dos impuros, ninguém estará cumprindo plenamente o "amai ao próximo como a ti mesmo". Bondade feita na busca de recompensa e no medo da punição não é nunca será uma plenitude de espírito. Ser pleno de coração é fazer o bem por se sentir bem com isso. Essa é a síntese de estar com Deus.
Todo os sentimentos são intangíveis, pela verdadeira emoção do sentir. Como vê, como ouve, com tudo que não é sensível ao toque, por fim, curva - se ao indescritível ardor do tangível. Antes do toque na pele, ver ainda além, ler as poesias que formam aquela pessoa.