Poemas de Horacio
Começou como toda fraqueza da mente costuma começar. Frente ao desengano, criou para si uma linda mentira, uma que torna-se fácil ou o fizesse seguir. ''Não preciso disso, não preciso de amor''. E por muito se seguiu, na esperança quase vil de um desesperado. Mas com o tempo, convencia-se de que sua mentira era verdade, e que evitar os amores que magoavam, era a melhor das soluções. E como toda boa tragédia, fugiu de tudo que possuísse potencial, e evitou tudo que poderia machucar. E como julgar alguém, que de tão ferido pelos sentimentos rasos e superficiais, acabou como uma paródia mal resolvida de seus enganos? Talvez essencialmente, todos são possuidores de um amor descabido, que quando recusado, criou essa onda de desamor sem fim. Talvez estejam todos feridos, talvez estejam mentindo. Feliz é quem realmente não esbarra com um ser que desacreditou de tudo, contaminando-se com o desespero coletivo que as almas humanas abraçaram.
Amor, carinho, afeto, são expressões do sentimento que possuem prazo de validade. Nas condições certas pode durar pra sempre, do contrário, pode acabar amanhã.
Não é necessário muito pra um relacionamento dar certo. É preciso apenas conexão e parceria. Um homem depois de um longo dia de trabalho, pode querer uma parceira pra ser o seu player 2 no videogame. Uma mulher pode querer um parceiro ouvinte, que ouça e opine sobre aquela rotina pesada que ela teve no serviço. Conexão pra perceber que quando ele tá zangado, ela toma a frente, e quando ela tá triste é ele que se emociona. É reconhecer nos olhos que o brigadeiro de panela tá pronto, é se entender na cama, no sofá na cozinha e nas decisões. É ver aquele mesmo filme pela enésima vez, só porque ela ama, ou até mesmo ver aquele jogo de futebol, só porque ele não curte torcer sem companhia. É sentir ciúmes na medida certa, também, por que não?
Amor sem conexão é paixão. Paixão sem parceria é amizade. No fim, essas duas coisas são base de sequência de ocorrências à frente.
As pessoas falam: "Ah, mas o dinheiro muda a gente." Isso é uma mentira! Dinheiro não muda ninguém, é só papel e metal, nada além disso. As pessoas sim, elas que mudam ou não com a aquisição do dinheiro.
Nessa transferência de culpa, esse jogo inconsciente e sombrio, " ser humano" é um termo cada vez mais pobre, enquanto "ser dinheiro" acaba definindo quem és.
Existem situações um tanto incompreensíveis sobre viver. Tomar decisões que definirão todo o futuro, ainda na juventude, quando se é inexperiente. Adquirir sabedoria só na velhice, quando o tempo que nos resta é escasso.
Estudar 20 anos, pra trabalhar mais 30, e simplesmente morrer. O ser humano é um objeto numa linha de montagem, um produto da indústria universal. Pode - se dizer que todos possuímos uma cruel data de validade, que talvez seja compensada apenas pelos pequenos momentos atípicos, mais comumente conhecidos como paz.
O conhecimento nos ensina o que é o erro. Sabedoria nos mostra como não reviver o mesmo. Conhecer uma situação é bem diferente de saber lidar com ela. Busque a sabedoria que só o tempo pode dar.
Mais do que ouvir os desabafos de quem precisa, existe um grau de sensibilidade ainda maior, chama-se ouvir o silêncio. Aqueles que guardam para si, normalmente são os que mais precisam ser ouvidos.
Viver é esperar. "Espere que chega", dizem os antigos, os sábios, os romancistas. E então esperamos. Esperamos o ônibus, a viajem, as oportunidades. Esperamos a janta ser preparada, a chance de tentar, o trabalho, a faculdade, a pessoa certa. Esperamos por um pouquinho mais de sorte, na vida, no amor, nas tentativas frustradas de alcançar nosso melhor. Nesse jogo de espera, esperamos a morte. Pois a vida tem pressa, ela não sabe esperar e não aceita esse concelho. Seja paciente, mas não espere o acaso ou os "ventos da mudança" tomarem as rédeas da sua vida, pois eles não ligam pra você.
A vida quer de você a perseverança, coragem e integridade que fizeram os outros pararem na metade do caminho.
O medo é uma arma perigosa. Ele faz com que os bons e os maus sigam os loucos. Nossa história é cheia de homens raivosos e suas palavras de ordem que trazem apenas ''falsa liberdade''
Mas a política tem se resumido a isso. Soco da esquerda, gancho da direita, e o povo apanhando no meio.
Não julguem tão precipitadamente. Existem pessoas que recusaram o chamado do bem, e outras que nunca tiveram a oportunidade de ouvi-lo. Tem gente que nunca conheceu a bondade, então não sabe fazer uso dela.
Você pode errar mil e uma vezes, mas se for paciente, vai ter a chance de cometer o erro de número mil e um.
Esse papo de ''não ter pressa de viver'' é uma furada. Eu tenho muita pressa de viver tudo que ontem era impossível, hoje é provável e amanhã será uma gama de infinitas possibilidades.
500 reais vindo de quem tem muito pode ser pouco, 50 reais vindo de quem tem pouco pode ser muito. O seu ''muito'' e o seu ''pouco'' nunca foram tão inválidos.
O mundo precisa de gente pra dizer: "Ei, tá afim de viajar comigo? Assim mesmo, totalmente inesperado, só tenho o local em mente e mais nada"
Precisa - se espíritos aventureiros!
Há vezes que acho que no ponto de vista científico a humanidade foi um grande erro de cálculo, sua existência é totalmente acidental e super estimada. Não somente somos desnecessários para o planeta, como somos péssimos hóspedes, a possuir a mais fantástica habilidade de construir e que por fim, vota pela destruição. Do ponto de vista religioso, fazer o que né? Deus vê potencial no ser humano, por isso ele é Deus e e eu sou um cara comum que só consegue ver o quanto desperdiçamos nosso potencial.
O virtuoso não gosta de andar com o inconstante, talvez porque isso o lembre que sua virtude tem as mesmas recaídas de um bêbado. Um ser humano muito notável, sempre estará a cinco passos da perfeição, e a dois passos da desistência. O que é bom jamais virá fácil, jamais virá somente por suas qualidades, e refletirá as rachaduras de sua armadura. Porém suas conquistas sem atalhos virão para ficar.
A política e o futebol deveriam ser tratados com a comicidade que possuem. Tratar tais assuntos com seriedade no Brasil, é perda de tempo e neurônios.
O ódio que surge da não empatia muito comumente é a munição engatilhada em um revólver de ignorância, empunhado por um imbecil.