Poemas da Pátria
O primeiro dia do ano em Rodeio
A música que toca
no Centro da minha cidade
de Rodeio que fica
no Médio Vale do Itajaí
neste primeiro dia
do ano é a da chuva mansa
caindo misturada ao canto
do galo e dos pássaros,
Enquanto isso eu brindo
a paz com poesia,
a chegada do ano
e morar com toda a beleza
que abastece a inspiração
de prosseguir na vida
com Confraternização
Universal e dos sonhos
continuar sempre a construir.
Rodeio na escuridão
No meio das montanhas verdes
do Médio Vale do Itajaí
em noites estreladas
ou noites em plena escuridão
aqui na cidade Rodeio
em mim trago plenamente
aceso o verbo candeeiro.
Mesmo com as ruas em total
deserto e silêncio,
a minha casa sempre tem
uma luz acesa, uma oração
e a poesia para aquecer o coração.
A palavra pode estar silenciada,
o pensamento segue na balada,
a fibra pulsa em dois mundos
desta pluma que na verdade é espada,
reviravolta e feita de infinitos sonhos.
Nesta vida uma coisa é
certa mesmo que não
escutem ou não me enxerguem:
sou eu a poética presente
sempre que houver a urgência
de levantamento de uma
rebelião por tudo aquilo
que vale a pena em qualquer estação.
No décimo terceiro dia do ano
No décimo terceiro dia do ano
não permita que te digam
que você está perdido só porque
ainda não alcançou o seu objetivo,
Você apenas está caminhando,
respeite o tempo que
lhe foi imposto e o seu próprio
tempo de continuar avançando
rumo ao seu objetivo com
o compromisso de não abandonar
o seu sonho no meio do caminho.
No décimo quarto dia
do ano em Rodeio
No décimo quarto dia
do ano aqui em Rodeio
só peço a Deus que
você mantenha firme
a paz e a alegria no peito.
Flores de Ibirapitangas
emprestam as suas pétalas
para embelezar a minh'alma
para esplender formosura
nesta noite que nos encontra
com o seu erotismo que nua
nos inunda é claro que tudo
de mim para ti se entrega e insinua.
Ipê-ovo-de-macuco florescido
em Rodeio fazendo cortejo
sublime às estrelas em pleno
Médio Vale do Itajaí,
Não preciso de nada mais
para me fazer companhia
e para me trazer inspiração,
Moro cercada de belezas como
esta que enlevam o meu coração.
“Naquela altura, tudo denunciava o agravamento da situação brasileira, com o aprofundamento das contradições de uma sociedade em que o velho e o novo convizinhavam e defrontavam-se violentamente. O aspecto mais evidente, por essa época, estava justamente na violência que presidia o processo histórico e que era pouco habitual na vida brasileira. Nela surgiam, agora, e surpreendiam, traços antes desconhecidos, que haviamlevado alguns ingênuos a levantar teses superficiais, como a da cordialidade natural de nossa gente, de nossas mudanças sem lutas. Quem estudou a nossa história sabe que tais teses não encontram nela qualquer confirmação: as violências da repressão, em 1817, em 1824, em 1848,em Pernambubo, como na Cabanagem paraense, como nas lutas sulinas, como na repressão a levantes mais recentes, do início da República, desmentem tais teses. Agora, a violência reaparecia, no plano político.”
Nelson Werneck Sodré – A ofensiva reacionária
O filho da pátria que ignora sua história, não conhece sua realidade e permanecerá acomodado na miséria!
Não me envergonho da bandeira nem do brasão de minha Pátria.
Porém entristece-me dos que pisam neste solo amado e fértil; dizendo-se patriotas. Onde conspiram e surrupiam a mesma envergonhando o leito que dela permeiam...
O Que apreendemos com a crise dos caminheiros? Que o Brasileiro é mais egoísta que as outras nações!
O meu pensamento é que o Brasil poderia vencer essa guerra se todos os Brasileiros se unissem, mas infelizmente quando soube que iria faltar combustível correram com galões e não pensaram no próximo que também precisaria, resumindo nós Brasileiros somos cada um por si, e não um por uma nação, não um por um país, não um por uma religião, não um por uma raça, como deveríamos ser, que Deus abençoe o Brasil e não cada um dos brasileiros.
Meu país e as minhas raízes. Tudo que me faz conectar com o sagrado e divino. O clima que favorece meu respirar. O ar que respiro meu lar. A casa que escolhi fazedora de minha evolução. Sua beleza singela é sem igual. Seus horizontes de cores e luz. Seu povo destemido, sobretudo um povo que acolhe e colhe o que semeia e planta. Um país da diversidade e adversidade. Do amor e da dor. Da luta e da paz. Da dualidade do viver todos os dias e ter que aprender as lições e os ensinamentos independente de credo, crença, raça, gênero e cor. A multiplicidade está na beleza, na natureza, na riqueza, na realeza sem coroa, na sutileza do sentir. Na coragem que se ergue, na fé inabalável, na esperança que crêr. A pátria do evangelho, a pátria amada, Salve Salve meu Brasil.
Nós e diversos outros países somos colônias sem percebermos; dando o fruto de nosso solo e o suor de nosso trabalho para desconhecidos em troca de quase nada.
Tudo porque alguns “enriquecem” para fazer o capital girar, tal como no cassino, essa ilusão de livre mercado nos faz entregar todo nosso tempo a aprender como ser escravo para depois passarmos o resto da vida o sendo.
MINHA PÁTRIA, MINHA NAÇÃO:
Sim, hoje vou comemorar o dia de nossa Pátria amada, idolatrada e participarei de um desfile Cívico, acompanharei as crianças, alunos, jovens que são a esperança de um futuro melhor, farei isso porque aqui nasci, aqui tenho raízes, aqui tenho história, vou comemorar a liberdade, a mesma que me confere o direito de mandar esta cambada de bandidos que estão lesando a nossa nação, todos para o raio que os parta, a mesma liberdade que me confere o direito em reivindicar justiça e prisão para os mesmos, pois o Brasil é maior que tudo isso, não há partido que mereça a nossa atenção, não há político que mereça a nossa defesa e a nossa exaltação... A nossa Pátria precisa de nós, ela pede socorro, ela sou eu, ela é você.
A cidadania é o primeiro passo para o primeiro mundo, que é o sonho atual de nossa pátria, "tão pobrinha" mãe gentil.
Temos que expurgar de nossa pátria amada esses corruptos, independente de qual partido for, estas pessoas não podem fazer do Brasil o seu rebanho de "admiráveis gados".
Qualquer pessoa que ostente cargo público e ofende cidadãos de nossa Pátria, está manchando o nome do Brasil com a tinta da desonra. Um verdadeiro patriota não tem a necessidade de ser um ofensor.
De acordo com a legislação pátria, a meu aviso, frouxa e permissiva, são tantos os benefícios processuais concedidos a delinquentes, que o indivíduo hoje tem que fazer um esforço incrível, hercúleo, elástico para ser preso no Brasil. A guisa de exemplos,tem-se no arcabouço jurídico, benesses como livramento condicional, suspensão condicional da pena, suspensão condicional do processo, conversão da pena privativa de liberdade em pena restritiva de direitos, em condenações a pena de prisão não superior a 04 anos, quando praticados sem violência ou grave ameaça a pessoa, termo de compromisso de comparecimento em juízo nos crimes de menor potencial ofensivo, Lei nº 9.099/95, o acordo de não persecução penal, a prisão domiciliar, o instituto da fiança, o indulto, a graça, anistia, a monitorização eletrônica, outras medidas diversas da prisão de acordo com o artigo 319 do CPP, nova redação determinada pela Lei nº 12.403, de 2011, além de outras tantas permissões legais. Acorda, Brasil!