Poema Triste
Dizem que família a gente não escolhe; dos males o menor, triste é não poder escolher quem se ama. Dizem que tem gente que precisa perder pra dar valor; injusto é só esse tipo de pessoa cruzar o meu caminho. Dizem que quem ama cuida; o que me assusta é pensar que só eu quem amou nas minhas relações. Dizem que o tempo sempre cura; chato é o tempo só ficar curando, nunca trazer algo que não machuque; Dizem que tudo que é verdadeiro volta; minha aflição é me conformar com essa ideia de partida, o verdadeiro ir embora me parece tão contraditório. Dizem que as pessoas gostam do que não tem certeza; cruel é não saber mascarar sentimentos. Dizem que liberdade é pouco; lamentável é essa supervalorização da liberdade e desvalorização do amor. Dizem que quem gosta corre atrás; o que me assusta é duvidar de sentimentos porque as atitudes não estão de acordo com os padrões.
Não fico triste por tê-lo perdido, só o fato de tê-lo em meu coraçao é suficiente para acabar com a tristeza de não tê-lo ao meu lado.
Ah! Pequeno príncipe, assim eu comecei a compreender, pouco a pouco, os segredos da tua triste vidinha. Durante muito tempo não tiveste outra distração a não ser a doçura do pôr do sol.
Eu somos tristes. Não me engano, digo bem. Ou talvez: nós sou triste? Porque dentro de mim não sou sozinho. Sou muitos. E esses todos disputam minha única vida.
Pouco sabe da tristeza quem, sem remédio para ela, diz ao triste que se alegre; pois não vê que alheios contentamentos a um coração descontente, não lhe remediando o que sente, lhe dobram o que padece.
Quando você estiver triste, se sentindo insignificante, lembre-se: existe alguém que é feliz somente por amar você.
Pôr do sol é metáfora poética, e se o sentimos assim é porque sua beleza triste mora em nosso próprio corpo. Somos seres crepusculares.
Ontem parei para lembrar nos amigos que tive há algum tempo atrás, fiquei triste pois hoje, eles são pessoas comuns, nem mais nem menos. Logo pensei nos amigos que tenho hoje, e me sinto muito bem assim, pois se tudo fosse igual para o resto de nossas vidas, que sentido teria a saudade? Senti como se uma página da minha vida foi virada, e agora eu sou assim, e me orgulho de ter quem tenho ao meu lado, mas uma coisa é certa: outros amigos virão, alguns ficarão e apenas os que eram sinceros farão com que a saudade faça sentido pra mim.
Eu sei fingir muito bem. Tanto que quando estou triste e finjo estar alegre, até eu acho que estou bem, até eu me olhar e ver e encarar a realidade *-*
O adeus final é tão triste e profundo, que as marcas deixam cicatrizes permanentemente até o final da vida...
"Um livro sendo queimando é uma visão triste, muito triste, pois muito embora um livro nada mais seja senão tinta e papel, a sensação é de que as ideias contidas nele, vão desaparecendo a medida que as páginas se transformam em cinzas."
Você está triste, Coelha? Fica contente, amor, fica contente. Eu queria tanto que as pessoas todas fossem mais contentes, é tão bom ficar contente. A gente vê na rua todo mundo tão triste, por que as pessoas estão tristes? Ahn? Queria tanto sair por aí alegrando as pessoas, olha, não fique triste, segura minha mão e vem comigo que te mostro o jardim da alegria com Deus lá dentro, vem...
Minha vida toma rumos opostos numa velocidade tão intensa que já cheguei a triste conclusão que Deus não sabe o que fazer comigo, só pode!
Como posso me sentir triste enquanto isso existir, pensei, esta luz e este céu sem nuvens, e enquanto eu puder desfrutar essas coisas? O melhor remédio para os amedrontados, solitários ou infelizes é sair, ir a um local em que possam ficar a sós, com o céu, a natureza e Deus. Só então você pode sentir que tudo é como deveria ser, e que Deus deseja a felicidade das pessoas em meio à beleza e à simplicidade da natureza. Enquanto isso existir – e deve existir para sempre –, sei que haverá consolo para a tristeza, em qualquer circunstância. Acredito firmemente que a natureza pode trazer consolo a todos que sofrem.
Crianças amam simplesmente por amar, e ponto. É triste saber que os adultos não amam de forma pura ou quando não há algo para receber em troca.
Mas a vida é triste e solene. Somos deixados num mundo maravilhoso, encontramo-nos aqui com outras pessoas, somos apresentados uns aos outros e caminhamos juntos durante algum tempo. Depois nos separamos e desaparecemos tão rápida e inexplicavelmente quanto surgimos.
Estou triste, olho para as paredes e nada vejo, busco em lembranças consolo e nas escolhas, respostas. Por vezes lembro das palavras de Gandhi "Qualquer coisa que você faça será insignificante, mas é muito importante que você o faça. Pois ninguém o fará por você." Que me trazem conforto quando olho ao redor e vejo que por vezes me doei tanto, fiz escolhas não por mim, e agora me parece que tudo que fiz foi insignificante, não para mim, sim para todos, e por isto minha única companhia são as paredes vazias, a música de melodia suave e minhas lágrimas. Tudo passa, e eu espero a luz de um novo amanhecer, a tristeza é uma amiga que tem muito a nos ensinar.
Se eu posso ficar triste e chorar sem motivo, eu também posso ficar feliz e rir sem motivo. Direitos iguais para sentimentos diferentes.
Triste mesmo é quando você percebe que a saudade é sua melhor amiga, a solidão sua nova paixão e a lembrança a pior inimiga.