Poema sobre Pobreza
""A pobreza de uma época pode ser medida pelas coisas e pessoas admiradas. Onde, por exemplo, admiram-se nulidades intelectuais razoavelmente loquazes, tidas por gênios da raça porque citam autores mais ou menos desconhecidos do grande público; onde consideram-se argutas as pessoas que sabem colorir uma frase e terminar um período sem grandes impropriedades sintáticas ou vocabulares; onde opiniões temerárias expressas em tom solene adquirem o respeito que não lhes é devido; onde tudo isso sucede é porque o padrão civilizacional chegou ao nível de chiqueiro".
Se na riqueza não existisse dinheiro: ninguém queria ser rico. Se na pobreza existisse comida: humanamente todos seriam ricos.
Quando me refiro a pobreza e a riqueza, estou falando do espírito. A riqueza espiritual, promove a justiça e a paz. A pobreza espiritual, divide, promove o ódio e a guerra. Não é necessário ter sangue azul para ser nobre. A nossa riqueza está nas nossas atitudes perante a vida, e são elas que denunciam o nosso nível de nobreza. Na verdade, a riqueza está no espírito nobre. A vida é uma faculdade onde se forma o cárter do espírito, e o doutorado do nobre.
Pobreza ou riqueza; depende de quem as vivem; se me faltam coisas, sou pobre; se me sobram coisas, sou rico.
A diminuição da pobreza e do sofrimento humano não é de interesse na prática e para além dos discursos manipulatórios de muitos detentores do poder, como políticos, religiosos e empresários, pois muitos deles só são o que são devido a própria desgraça alheia.
Estudo, um mundo de oportunidades, onde se quebra o ciclo da pobreza, é através do estudo que um filho do pobre se torna médico, advogado...Professor, sim, Professor (a) com “P” maiúsculo. Parabéns a todos aqueles que promovem essas oportunidades.
Aos pais e mães de todas as profissões uma salva de palmas.
A pobreza de espírito, e a falência emocional é a razão da maioria dos sofrimentos do ser humano. Pois, a ausência do amor e da fraternidade é o principal vetor de maldade no mundo.
Aos mais Pobres do mundo, resta-lhes o infortúnio de possuírem Tudo que os afastem da pobreza, e Nada que a afaste deles.
Quando se remete a humildade, alguns a enfeita com sinônimo de pobreza. Humildade é, saber abraçar o outro sem fazê-lo enxergar quem você é, o que você possui, ou em que grau na sociedade você esteja.
Injustiça, a pobreza, a escravidão, a ignorância - estes podem ser curados por reforma ou revolução. Mas os homens não vivem só pelo combate dos males. Eles vivem por objetivos positivos, individuais e coletivos, uma grande variedade deles, raramente previsíveis, às vezes incompatíveis.
O povo que atravessa o deserto do desespero causado pela fome e pela incerteza da pobreza que se aproxima dia após dia, encontra nos seus governantes a esperança de que tudo irá voltar ao normal em breve.
"A mesma pobreza que acolheu o Menino na manjedoura, o atraiu à minha alma. E quando olho para o precário conforto do meu coração, sinto esperança: a salvação dos homens começou numa noite fria, no apaixonar-se de um Rei pela miséria"
Que sejamos a nova geração, aquela a qual, quebrará os padrões de pobreza mental espiritual e física!
"Os barracos de palafitas não abrigam só a pobreza.Abrigam trabalhadores, mães e pais de família que trabalham com nobreza,que buscam honestamente seu pão. Abrigam seres que não podem ser esquecidos, que não podem ter direito suprimidos, na ausência de saúde e educação".
(Rodrigo Juquinha)