Poema sobre Pobreza
Ser missionário é levar luz onde há escuridão.
É levar esperança onde há pobreza.
É levar vida onde há morte.
É levar amor onde há ódio.
Europa, Ásia, África e todos os países.
Ser missionário é clamar para crianças, jovens ou idosos.
Pois Deus quer salvar a todos...
A pobreza do bem
O povo precisa de heróis, precisa se sentir em pouco herói.
E para existir herói, precisa se existir bandido. Mas quando esse não existe, e se percebe que em seu "território", os que poderiam ser rotulados assim, nada tem de diferente dele mesmo, o povo fica impaciente, sempre procurando um, que o faça se sentir melhor, superior, o faça se sentir herói. Nada melhor para um herói que um bandido, pois este é quem permite a existência do outro. Só que nessa busca há sempre muitos enganos, muita chirinola, porque se procura o ' diferente', o que não parece igual (a ele, o povo), e como gente é mais fácil, ou ás vezes só é possível ver o invólucro, coitado daquele que não se assemelhar com o povo, pois este poderá despertar todo tipo de fantasia de monstruosidades no tolo do povo, tornando se alvo de toda ambição do povo de se tornar melhor, herói. E é incumbido a esse ser, aparentemente diferente, toda sorte de coisas bizarras que só os 'diferentes poderiam fazer'. Só que ao perseguir apenas por ser diferente, não se percebe quem é o bandido e quem é o herói. Não percebe, o povo, que é ele quem está criando heróis.
Maria de Fátima S Ribeiro
2003
A alma suja da corrupção
Vampiros da sociedade causam pobreza
Nas obras do mundo, simulam justiça.
Amam somente os mandos da riqueza
Fraudulentos gestos que sempre atiça.
Leis em favor do ouro se estabelecem,
As em favor do povo só perecem.
Eu tive cada vivência, virei referência
Pros amigo que morreram só pela pobreza
Mas é que a gente pensa, pensa se compensa
Estuda quatro anos e vê racismo na tua empresa
Poluição, Ganância, Pobreza, Fome, Guerra, Droga, Bactérias, Vírus…
Por qualquer de uma destas, TÃO MATAR;
Quer a nós, quer até, à nossa bola;
Agora, nesta ERA, da em casa: ESCOLA;
Temos que nos UNIR, pra BEM pensar!
Pensar, no INSIGNIFICANTES, que somos;
Neste humano corpo, para morrer;
Por um matar, que vem a TÃO CORRER;
Pra transformar: quem SOMOS, em quem FOMOS!
Unamo-nos, IRMÃOS, pra combatermos;
A estas CHAGAS, por ordem decrescente;
Pra BEM VIVERMOS nossas curtas vidas!...
Porque se disso cá, nos esquecermos;
Por termos, pra tais visão, TANTO ausente;
P’la mais pequena, as VEREMOS; tão idas.
Com esperança, porque depois de uma tempestade, sempre costuma a vir a bonança;
Vamos UNIR-NOS e ERRADICÁ-LAS tentar, porque; esta vida está a acabar!
Quem liga pra nova ordem mundial?
Vai mudar o que?
Os pobres continuarão a saga da pobreza, os ricos da riquezas
Os Ets, os deuses ... Não há como ter uma Ordem decente!
2020 Transição planetária, qualquer idiota saberia!
Que graça tem esconder as coisas da massa?!
Se são deuses ou astronautas não sei,
Mais a merda continua!
Um pequeno problema
Um pouco de sono, um pouco de sono. . . assim sua pobreza virá em você como um ladrão. - Provérbios 6: 10-11
Uma das estruturas mais reconhecidas na paisagem rural americana é o elevador de grãos. Alguns têm 15 andares e se estendem por blocos. Infelizmente, essas caixas de armazenamento são frequentemente suscetíveis a explosões de pó de grãos. Alguns elevadores explodem porque partículas de poeira microscópicas suspensas no ar de repente se inflamam. De acordo com um engenheiro, para se livrar do perigo da poeira, "você teria que derrubar metade do seu elevador".
Esta situação me faz lembrar de um perigo semelhante entre alguns cristãos e igrejas, especialmente aqueles que já existem há algum tempo. Crentes de longa data e instituições de longa data estão inclinados a ficar confusos com pequenas partículas de familiaridade, tradição e preguiça, que podem facilmente ser inflamadas pelas faíscas da tentação.
O sábio que escreveu Provérbios 6 disse: “Um pouco de sono, um pouco de sono, um pouco de dobra das mãos para dormir — assim a sua pobreza virá sobre você como um predador” (vv.10-11). Grandes problemas vêm de pequenos problemas que podemos nem levar a sério. Eles lentamente se acumulam até o ponto em que limpar o ar requer uma revisão completa. Mas o custo não é nada comparado com a perda que ocorre se as partículas do pecado se acumulam e produzem uma queda explosiva.
Hoje puxe as pequenas ervas daninhas,
Aqueles pensamentos pecaminosos subjugam,
Ou eles tomarão as rédeas eles mesmos
E algum dia te dominarão. —Anon.
Um pequeno pecado aumenta seus problemas, diminui sua energia e multiplica suas dificuldades. Mart DeHaan
Gramado do homem preguiçoso
Um pequeno dobrar das mãos para descansar; assim tua pobreza virá como um ladrão. - Provérbios 24: 33-34
Um dia vou escrever um livro chamado Como ter um gramado ruim. Todas as páginas ficarão em branco porque é isso que é necessário - nada. Apenas deixe em paz e em breve os dentes-de-leão irão brotar, o capim-caranguejo se espalhará e as ervas daninhas com nomes latinos prosperarão onde costumava estar o gramado. A fórmula mágica para um gramado ruim é sem água, sem fertilizantes, sem ervas daninhas, sem se importar.
O livro, é claro, será imensamente impopular porque ninguém quer um gramado ruim, pelo menos conscientemente. Eles acabam com um, porém, simplesmente por negligência.
Quando estou cavando dentes de leão, muitas vezes me pergunto se estou dedicando tanto tempo e esforço para manter minha vida espiritual quanto meu gramado. Quão facilmente as ervas daninhas da raiva e do desânimo criam raízes em minha alma. Quão rapidamente a ansiedade aglomera a paz em meu coração.
O escritor de Provérbios observou o mesmo padrão no “campo do homem preguiçoso” há muito tempo: “Tudo estava coberto de espinhos; sua superfície estava coberta de urtigas; seu muro de pedra estava quebrado. Quando vi, considerei bem; Eu olhei para ele e recebi instruções ”(Pv 24: 30-32).
A fórmula para um gramado ruim e uma vida ruim são exatamente as mesmas - basta uma pequena negligência.
Tire um tempo para ser santo, fale com seu Senhor;
Permaneça nEle sempre e se alimente de Sua Palavra;
Faça amigos dos filhos de Deus, ajude os fracos,
esquecendo em nada que Sua bênção busque. —Longtaff
Negligência é o suficiente para arruinar uma vida. David C. McCasland
Uma riqueza de pobreza
Preparem para si tesouros no céu. - Mateus 6:20
Um bando de bandidos na França escapou com mais de US $ 3,5 milhões. Mas os ladrões tiveram um problema. O saque foi em moedas francesas no valor de apenas US $ 2 cada e pesando um total de 17 toneladas!
Um jornal de Paris provocou os bandidos com esta afirmação: “Você não pode comprar um castelo, um carro ou mesmo um par de sapatos de crocodilo com sacolas de troco. E se você for comemorar seu golpe, o dono do menor café ficará desconfiado antes de largar a décima moeda no balcão. ”O artigo continuou:“ O castigo deles está incluído no sucesso deles. Eles terão que gastar o franco de pilhagem por franco. Eles podem comprar milhões de garrafas de refrigerantes. Mas o que mais?
Esses ladrões tinham o que se poderia chamar de uma riqueza de pobreza. Embora fossem ricos, não podiam gastar seu dinheiro com nada que valesse a pena.
A situação deles me lembra pessoas que passam a vida inteira acumulando coisas sem fazer provisão para a eternidade. Eles têm riqueza material, mas são espiritualmente pobres.
Quão melhor é prestar atenção às palavras de Jesus: “Ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem destroem e onde os ladrões não arrombam nem roubam” (Mt 6:20). Qualquer outra coisa é apenas uma riqueza de pobreza.
A pessoa mais pobre é aquela cuja única riqueza é dinheiro. Richard DeHaan
O bem e o mal da riqueza
Não me dê pobreza nem riqueza. . . ; para que eu não fique cheio e te negue. . . . Ou para que eu não seja pobre e roube. - Provérbios 30: 8-9
Escritura de hoje : 1 Crônicas 29: 1-12
Outro dia, recebi uma carta dizendo que ainda estou na disputa para ganhar o sorteio do Reader's Digest . Imagino que todos os milhões de pessoas que receberam este aviso gostariam de ser o vencedor. Mas ganhar todo esse dinheiro pode não ser bom para alguns de nós. A riqueza repentina pode nos prejudicar espiritualmente.
Agur, o escritor de Provérbios 30, não pediu a Deus riqueza. Ele temia que, se fosse rico, se sentisse auto-suficiente e tentasse viver sem Deus (vv.8-9).
No entanto, algumas pessoas muito piedosas na Bíblia eram ricas. Muitos israelitas tinham grande riqueza e, por isso, foram capazes de prover generosamente a construção do templo. Isso levou Davi a declarar: "Tanto a riqueza quanto a honra vêm de você" (1 Crônicas 29:12).
Podemos ser gratos pelo que alguns cristãos ricos fazem com seu dinheiro. Conheço uma família que doa centenas de milhares de dólares a causas cristãs anualmente. Quão boas são suas riquezas!
O fato é que, no entanto, nem todos podemos confiar em grande riqueza. Portanto, não coloque seu coração nisso. Em vez disso, agradeça a Deus pelo que você tem e se contente. Honre-o fielmente com o que Ele lhe deu. —HVL
Refletir e orar
Se fomos abençoados com riquezas,
devemos ser ricos em obras;
Deus quer que sejamos generosos ao
atender às necessidades dos outros. —Sper
A riqueza é uma bênção dupla quando usada para a benção de outras pessoas. Herbert Vander Lugt
Voltar? Eu em!
Na riqueza ou na pobreza vou preferir a verdade, direi não ao fingimento!
Não quero que o tempo cale os meus sentimentos, quero perder muito tempo gozando das tuas manias, das tuas doces loucuras,
O vazio e a distância causam um frio medonho e deixam o meu mundo sobrecarregado, mas estou disposto á enfeitar os meus dias com o teu belo sorriso,
Quero mergulhar fundo na felicidade, "irei tão profundo que não haverá tempo para o verbo voltar".
Dinheiro de arroz
Sua profunda pobreza abundava nas riquezas de sua liberalidade. - 2 Coríntios 8: 2
Escritura de hoje : Lucas 21: 1-4; 2 Coríntios 8: 1-5
Na província de Mizoram, na Índia, vive um grupo de cristãos que descobriram uma maneira única de dar à obra do Senhor. Como a mulher da casa prepara refeições para sua família, refeições que consistem principalmente em arroz, ela mede apenas o suficiente para alimentar sua família.
Então, antes de cozinhar o arroz, ela enfia a mão no prato, pega um punhado e o tira. Ela deixa de lado até domingo, quando a leva à igreja e a combina com o arroz trazido por outras mulheres. A igreja então a vende e usa os recursos para apoiar projetos missionários. Um dos itens comprados era um computador que está sendo usado para ajudar o povo Mizo a concluir uma tradução da Bíblia em seu idioma.
Seria fácil para as pessoas sem muito dinheiro olhar o pouco que elas têm e decidir que não vale a pena dar. Da mesma forma, teria sido fácil para a viúva em Lucas 21 sentir-se inadequada com suas duas pequenas moedas quando viu a grande quantidade que as pessoas ricas depositavam no tesouro do templo.
Deus não está interessado tanto quanto em um coração de sacrifício. Por isso Jesus disse que a viúva colocou mais do que todos os outros (v.3). Podemos dizer honestamente que nossa oferta é sacrificial?
Refletir e orar
Os dons que oferecemos ao Senhor
são por Seus padrões medidos;
Nosso sacrifício e vida de louvor -
Esses dons são muito valiosos . —Sper
Sacrifício é a verdadeira medida de nossa doação. Dave Branon
O fanatismo…
Quer seja, por bola ou religião;
É a grande pobreza que em nós tão entra;
Por nos tirar toda a consolação;
No ver alegria, que a outro contenta!
É por tal, mui fraca a dele ilusão;
Que em nós provoca esse tão mau sentir;
Por não tolerar a alegria a irmão;
Que o tal, não o tenha a tanto se entupir!
Por isso deixemos os fanatismos;
E vamos, mas é todos dar as mãos
Por neles nada de bom se encontrar!...
Pra que de nós só saiam algarismos;
Que a nós primos, transformem em irmãos;
Pra com tais fanatismos acabar.
Com esperança;
Humilhar…
Que grande pobreza existe em tal acto;
Devido a em tal, ter tanto a outrem ferir;
Tendo por tal, por disso ser um facto;
Retrato, de todo o mau denegrir!
Retrato em esse humilhar espelhado;
De um ser, que em nós não presta para nada;
Devido a só se sentir consolado;
No ver a uma outra vida destroçada!
Coitado de quem nesta vida humilha;
A outrem, por em tal sentir vil prazer;
Nesse tão pobre fazer que em si tem!...
Porque esse mau fazer, que o tal partilha;
Tem em si receber, por ser fazer;
Que cairá, no tal dono; de quem vem.
Com mágoa, por dele/a pena;
Crescer na pobreza ensina uma coisa:
ninguém ajuda quando você realmente precisa de ajuda.
Você se acostuma com a indiferença das pessoas.
Mas você também aprenderá criatividade, coragem e autoconfiança
A pobreza !
Dizem que em Salvador,
a pobreza acabou.
Ó que mentira cabeluda,
só se for durante o dia.
Porque a noite da agonia,
vê tanta gente na sarjeta,
com tanto frio se cobrindo
com gazeta.
A pessoa que passou fome e
com muita luta se formou.
Não teve vergonha de usar a
imprensa, para falar esse horror.
Salvador é muito linda, de dia é uma alteza,
mas quando cai a escuridão vai-se embora a sua beleza.
Os pobres assumem às calçadas, estejam molhadas ou não. Esperando por migalhas ou aquele velho sopão. Que feito por caridade, pelo um povo cristão.
Filho
nao entendo o sentido da vida da pobreza e da nobreza da miséria e desgraça ,nem o porquê a tristeza e o sofrimento nós persegue até no mais belo paraíso
Mas diante do seu sorriso e sua voz todas as minhas questões perguntas e dúvidas se discipam ,diante dessa sua inoscensia meu sorriso surge sem que eu perceba,estar triste diante de você já não faz sentido algum , não há escuridão em mim que resiste a sua luz
As vezes e como se você sentisse ou percebesse o que estou sentindo e simplesmente me chama pra brincar de carrinho.
Nossa Senhora do Amparo e da Pobreza -
Nossa Senhora do Amparo
da Pobreza e da Solidão
trazes no olhar um brilho novo
como o Rosário que trazes na Mão.
No rosto pálido a tristeza
nas feições trazes silêncio
mas Teu Ventre é com certeza
um Cálice de salvação ...
És a Arca da Aliança
Torre de Marfim; Porta do Céu
e vejo em Ti como em criança
tanta Estrela no Teu véu ...
(Poema para Nossa Senhora do Amparo, Senhora da Igreja da Pobreza em Évora.)
A pobreza vivida nas ruas do centro
tem sido vítima direta da hipocrisia
dos nossos governantes e 'patrocinadores'.
A própria população discrimina meus
irmãos que nada podem fazer a não ser
catar lixo para comer. Mesmo assim temos
artistas das cores, dos quadros, das músicas...
Aqueles que transformam a obra mais prima
que temos em arte, a vida.
Tento uma direção, mas logo encontro um
obstáculo, e outro... Outro. Indiferença,
como esta eu não posso lutar.
Tiraram minhas armas, menos uma.
A minha ideia. Religião, novela, futebol, o ópio do povo.
Centro das angústias do estresse de São Paulo.
Praça da Sé: Uma criança, um mendigo bêbado no chão.
Mais uma alma feriada, menos uma mãe feliz.
Realidade não se vê, se enxerga.
Artigo - 2017 [Carta Capital].