Poema sobre Erro
Quando se fala demais, trilha-se o caminho fatal para o desastre, pois quando os freios falham a colisão é inevitável
Pior do que ser INÚTIL ao progresso da humanidade, dentro da sua pequena participação, é ser CONTRA e agir efusivamente nesse sentido oposto, caindo na DESONRA consciente, no abismo do umbral do arrependimento, onde só existe escuridão e ranger de dentes ao final dessa estrada.
Nós só erramos, ao estar realizando algo importante, quando desistimos e principalmente aos primeiros embates.
"O homem tropeça, mas não olha para trás. Perde-se não pela queda, mas pela recusa em reconhecê-la. Sem ver onde errou, caminha em círculos, acreditando estar avançando. Ignorar o erro é andar às cegas, mesmo sob a luz do dia."
Da imperfeição de mim mesma, tomei minhas falhas, e reconheço que errei. A cegueira do achar, se perde, quando não sabemos a forma correta de encontrar respostas.
A felicidade numa visão histórico-crítica é relativa, não absoluta, logo, não é algo que pode ser conquistado e sim vivido, portanto, há um erro quando se diz: "eu sou feliz".
É impossível corrigir algo que você não admite que fez, por isso há pessoas que passam anos persistindo no mesmo erro.
O maior de todos os erros é a gente cobrar das pessoas coisas que elas não podem nos dar. É como querer fazer chover no deserto. As condições atmosféricas não permitem, entende?
Não é vergonha nenhuma cometer erros, vergonha é ter consciência deles, não corrigi-los e os continuar praticando.
Às vezes, é desnecessário que as pessoas saibam que você errou. Desculpar-se antes que se deem conta do seu erro, é assinar um atestado de culpa.
Ao longo da nossa vida cometemos muitos erros. Embora errar seja perfeitamente normal, às vezes, nós nos culpamos muito por isso, mas não devíamos, porque o erro além de ser um instrumento maravilhoso de conhecimento, é uma forma de descobrir o certo. Ao invés de nos condenarmos, devemos encarar o erro como um processo auto-corretivo que bem administrado nos leva ao crescimento.
Se ao invés de julgamento nossos erros fossem recebidos com tolerância, muitos deles poderiam render-nos ótimas lições.
A falta de criatividade é tanta, que com tantas opções de escolha, ainda tem gente que insiste em repetir o mesmo erro tantas vezes.
Para que serve um pedido de desculpa, se a pessoa não se dispõe a mudar e insiste em praticar os mesmos erros ?
Somos seres em constante aprendizado e transformação. A condição de imperfeito torna-nos passíveis de erros. Muitas vezes, de forma inconsciente erramos e acabamos causando mal a alguém, isso é aceitável, perdoável e humano, mas a pessoa que causa mal a outra consciente do mal que está fazendo é de uma pobreza espiritual extrema, é o mais miserável dos seres. Se a compaixão pelo nosso semelhante é parte da essência humana, uma pessoa dessa pode ser qualquer coisa, menos humano.
Se você deixasse de lado um pouco da sua arrogância e falta de empatia e me olhasse além da superfície, veria que por trás dos meus defeitos, falhas e imperfeições não existe uma máquina, existe um ser humano que erra, mas erra querendo acertar, erra tentando fazer da forma certa e que apesar de nem sempre conseguir, corrige o que deu errado e tenta fazer mais uma vez.