Poema sobre Ecologia
Não existe formula magica de salvar o planeta terra isoladamente para toda humanidade sem que reformulemos as relações com o espiritual, animal, vegetal e mineral.
Quando a vontade de poucos for maior que a ganancia de muitos o homem poderá salvar o que ainda tiver sobrado.
Em um mundo de recursos finitos, as únicas pessoas que acreditam que o crescimento econômico possa durar para sempre são idiotas e a maioria dos economistas.
Abracemos de corpo e Alma nosso Planeta, o qual nos acolhe, seja lá quem somos ou estejamos sendo, além do mais, é palco da nossa própria Vida.
Muito menos do que temos é necessário para viver, por isso é preciso diminuir o consumo. Devemos isso à natureza que só vive equilibrada, mas foi empurrada por uma raça dominante e corre sério risco de levar um tombo.
Morre a floresta. Morrem nossas praias e nosso mar. Morrem passarinhos, tatus, lagartos e serpentes. Morrem golfinhos e peixes. Morrem as crianças nas favelas. Morrem os direitos dos trabalhadores. Morrem as esperanças de um Brasil próspero. O Brasil está morrendo, gente!
As árvores são uma espécie em extinção nos centros urbanos quando existem, são subestimadas em seu valor e na sua contribuição ao bem estar das pessoas e do cotidiano social.
Cuidar do meio ambiente também é cuidar das pessoas. Não se pode cuidar dos rios e esquecer os peixes
Se não houver uma mudança drástica e urgente em nosso comportamento social, ético e moral, em nosso trato para com o sistema ecológico, em algumas décadas, não só a sociedade humana, mas o próprio planeta Terra, entrará em colapso total.
A única coisa que importa da produção, de qualquer produto, é o quanto ela vai gerar de lucro. O prejuízo ecológico, gerado por essa produção, não tem a menor importância.
"as diferentes formas de saber, de ser e de aprender criam diferentes seres humanos e definem novas formas de nos relacionarmos com o outro e com o ambiente".
Ninguém salva o planeta terra. Ele se salva sozinho. O faz há quatro bilhões de anos, geralmente extinguindo o que está na sua superfície. E já o fez várias vezes...
Gestão climática exige humildade. O ser humano, e os ecossistemas em que se insere, estão em risco face às alterações do clima. Porém, tudo isso diz respeito à uma ocorrência superficial que envolve a fina atmosfera de um imenso planeta, infinitamente menor que a estrela que o ilumina.
Portanto, nossos esforços de adaptação e resiliência não se confundem com a síndrome de "capitão planeta", cujo catastrofismo nos leva a investir em um salvacionismo planetário... que o planeta irá simplesmente ignorar. Tratemos de salvar a nós próprios... e preservar o que pudermos.
Algumas pessoas consomem recursos de maneira tão desnecessária que, se todos agissem igual, nosso planeta seria destruído extremamente rápido.
Talvez, em um futuro não tão distante, o homem seja considerado o animal mais irracional do planeta.