Poema sobre Cultura

Cerca de 3139 poema sobre Cultura

⁠Qualquer organização cultural não controlada pela ditadura era qualificada como subversiva

A FÚRIA DE CALIBÃ, pág. 235

Inserida por Acirdacruzcamargo

Cultura é o ciclo que o indivíduo percorre para chegar ao conhecimento de si próprio.

Não há nem nunca houve um projeto sólido com ênfase na cultura, na política deste país. Os governantes simplesmente não sabem o que fazer com ela.

Miguel Falabella

Nota: Fragmento revista ISTOÉ de 28052008

Você pode ter todo conhecimento e cultura que o mundo oferece. Pode ser dono das mais belas palavras. Pode ter feito várias faculdades e completado vários cursos. Pode falar várias línguas. Isso faz de ti uma pessoa culta. Mas a sabedoria é algo muito maior que isso, e um sábio pode ter poucos conhecimentos, falar apenas um idioma, talvez nem escrever tudo corretamente. Pois sábio é aquele que coloca seu conhecimento em prática, e a sabedoria é conhecer e aplicar o que se aprendeu, seja na vida ou na universidade. Acumular conhecimento e não colocá-lo em uso no dia a dia é como ter um copo cheio de água próximo as mãos e não poder bebê-lo para matar a sede.

É tão raro o homem de uma só época como raro é hoje raro o homem de uma só cultura ou de uma só raça, ou como parece vir sendo, o indivíduo de um só sexo.

Gilberto Freyre

Nota: Citado em "Imaginário da brasilidade em Gilberto Freyre", João de Deus Vieira Barros, Edufma, 2009

...Mais

⁠⁠Enquanto não for atuado, fiscalizado e trabalhado com o Conselho municipal de cultura;
Os Artistas viverão como Putas de Cabaré.
O cafetão pega nosso dinheiro,
E faz com ele o que bem quiser.
(Nepom Ridna)

Inserida por ridnaruJ

⁠Atualmente, estamos imersos em uma cultura hedonista que prioriza o prazer imediato e a busca constante por parceiros mais atraentes ou sexualmente gratificantes. Nessa dinâmica, as relações tendem a ser superficiais e fugazes, causando maior separação, sofrimento e perda emocional.

Além disso, somos pressionados por ideais de perfeição estética, onde a ênfase no aspecto físico e financeiro sobrepõe-se à ética e aos valores morais.

Essa valorização do belo em detrimento do bom reflete os desafios enfrentados na atualidade em relação às relações afetivas e aos padrões sociais.

Inserida por I004145959

[No Brasil,] O ambiente visual urbano é caótico e disforme, a divulgação cultural parece calculada para tornar o essencial indiscernível do irrelevante, o que surgiu ontem para desaparecer amanhã assume o peso das realidades milenares, os programas educacionais oferecem como verdade definitiva opiniões que vieram com a moda e desaparecerão com ela. Tudo é uma agitação superficial infinitamente confusa onde o efêmero parece eterno e o irrelevante ocupa o centro do mundo. Nenhum ser humano, mesmo genial, pode atravessar essa selva selvaggia e sair intelectualmente ileso do outro lado. Largado no meio de um caos de valores e contravalores indiscerníveis, ele se perde numa densa malha de dúvidas ociosas e equívocos elementares, forçado a reinventar a roda e a redescobrir a pólvora mil vezes antes de poder passar ao item seguinte, que não chega nunca.

"As chuvas são minhas lágrimas, o vento, meus pensamentos, e o tempo, minhas memórias"

Falacias, mentiras e maquiagens. Não existem politicas publicas de segurança eficazes a médio prazo sem um severo investimento em arte, cultura e educação.

Toda a boa literatura nos transforma em homens e mulheres de outras culturas, de outros países, de diferentes religiões, diferentes tempos e nos faz sentir em casa em lugares muito distantes. É esse o milagre e a magia da literatura.

Uma pessoa de honra pode ser violada uma vez, mas sua virtude fica fortalecida com isso.

"O ego é uma estrutura que é erguido por um indivíduo neurótico que é membro de uma cultura neurótica contra os fatos da matéria. E a cultura, o que nós colocamos como um sobretudo, é o consenso coletivizada sobre que tipo de comportamentos neuróticos são aceitáveis. "

Quem gosta de LER,COMPRAR e COLECIONAR livros,tem QUATRO PRAZERES,o primeiro é o de OBTER,o segundo ( e o mais gratificante ) o de LER ,o terceiro, o de TER e o quarto é o de NÃO EMPRESTAR !

Não existe um ferreiro de Ogum, Ogum é seu próprio ferreiro e a brasa que queima a forja é Exu, orixá da combustão e das paixões do mundo.Tudo que arde, ama transcendentalmente e queima é Exu. Difícil separar o que é de um e o que é do outro nesta fraternidade, dualidade e comunicação em terras de Oxalá.

Então você deve pedir auxílio do Espírito Santo, abrir-se a Ele, humildemente e calmamente. Se você não fizer isso e continuar estudando, você ficará doido e logo começarão aparecer sintomas neuróticos e distúrbios de conduta etc. Isso eu sempre deixei claro para vocês. Quer dizer, a idéia de que a aquisição de cultura seja um bem em si, incondicional, é uma idéia maluca! Porque se a aquisição de cultura por si mesma fosse uniformemente boa, então não haveria, entre as pessoas mais cultas, os mais admiráveis neuróticos do universo. E, quando eu digo fortalecer a alma, significa o seguinte: retornar ao estado de calma e paciência que você tinha antes, quando você não tinha perguntas. Daí você começa a lançar perguntas: ‘E isto? E aquilo? E aquilo outro?’. Calma! Espere aí! No devido tempo isto lhe vai ser dado. Não é a sua mente que encontrará a resposta. Não é nunca! Isso é o próprio Deus que o guia, devagarzinho, na medida da sua necessidade e dependendo de você manter a calma e a humildade. (Transcrição)

A globalização crucificou a poesia e os corações foram povoados de outdoors. O paraíso virou um campo de concentração. Assim, como se vai todo dia à igreja e ao trabalho, as noites não seriam noites sem o ar da psicodelia, da sociopatia e da burguesia. Ruas povoadas de personagens e vícios, moda, superstições e cultura enlatada. Flertes, pensamentos, excitações e excentricidades em um mundo à beira do fim e da mistificação do nada

Nós não somos aquilo que comemos, mas aquilo que o nosso espírito criou. Temos de parar de ter essa concepção intestinal da cultura, e começarmos a ter uma concepção espiritual.

Fotos do corpo no face 300 curtidas. Frases, textos e pensamentos próprios 3 curtidas. Só sei que essas gurias querem ser olhadas e não realmente vistas. E depois cobram respeito e a sociedade diz que tem cultura, vai entender né!?

Prefiro Morrer como um ignorante do que aceitar um código de Conduta que fere os meu valores