Poema de Paciência
Reflexão
Às vezes é preciso bater mais de uma vez na porta para que ela se abra. Nem sempre o rio corre mais rápido porque queremos. Três virtudes são fundamentais na vida: a paciência (para lidar com as diferenças), a prudência (a fim de jamais confiar inteiramente em ninguém) e a persistência (para compreender que, no que diz respeito ao amor, muitas vezes é preciso bater várias vezes numa mesma porta). Muitas vezes a situação pede circunspeção, meditação e capacidade de espera. Para mudar muitas coisas que incomodam, muitas vezes precisamos saber observar o tempo certo, mas precisamos também ter humildade para entender que nem tudo é possível. Ao aceitar os limites, evoluímos como pessoas. Precisamos cultivar a paciência, tudo tem seu tempo certo. Genelucia
"Assim como dormir com cobertor curto e calcar sapatos apertados pode ser a opção do momento, viver relacionamentos tóxicos devem ser resolvidos de imediato, que não se torne rotina, pois o mal causado pode ser irreversível. Nunca se costume."
A velocidade máxima de um leão é de 80 km/h, enquanto o coelho pode atingir 100 km/h. Por mais faminto que o leão esteja, se ele quiser capturar o coelho, precisará ter uma paciência comparável à de um camponês que, ao preparar sua machamba, espera pacientemente a chuva para poder plantar. Se o leão se precipitar, o coelho fugirá.
O leão, apesar de ser mais lento que o coelho, só consegue capturá-lo se tiver paciência e esperar o momento certo para atacar. Assim como o leão, na vida precisamos agir com calma e estratégia, evitando precipitações que possam nos fazer perder oportunidades. A paciência e o planejamento cuidadoso são fundamentais para alcançar nossos objectivos.
Matéria, espaço, tempo, apenas três elementos para que se sucedam as leis naturais, as quais regem o coral que conduz a formação da existência, que por sua vez se revela em um contínuo ciclo de infindáveis deteriorações e reformulações da matéria dentro do espaço, através dos tempos. A lei é o regente dessa orquestra que não dá vez à sentimentos, pois é firme e direto, promovendo a música da morte. Esse é "o brilhante, estrela da manhã,Lúcifer". Mas nem tudo está perdido na existência, pois como por um milagre, um outro regente se reverbera em todos os cantos, dentro e fora do espaço natural conhecido, onde as leis imperam, com a sua orquestra divina. Com Ele as leis já não são mais o todo, onde o natural é como o nada, e a matéria se desfaz em si mesma. Este regente está entoando o cântico dos cânticos, fazendo aquilo que as leis não proporcionam, a misericórdia, a paciência e a maior das leis que não é natural, mas divina, o amor. E assim, entoando o som que emudece todos os outros, ele triunfante agora neste exato momento está tocando o hino da vitória, o verdadeiro som que traz o equilíbrio à existência, que é o da vida. Esse é Javé, "Aquele Que Faz Que Venha a Ser".
Vieram antes [Gênesis 1:12] até mesmo dos grandes luminares nos céus, governantes do dia e da noite. Antes de nós e todos os seres viventes em águas, terra e os com asas e que dominam a expansão acima da terra. Quando tudo se for, acabar e parecer não ter mais jeito, lá estarão e mostrarão novamente a força da paciência e resiliência a tudo que pensa é mais forte que a natureza.
No sertão da vida, o cacto ergue-se como um guardião resistente, ensinando que, mesmo sob o sol escaldante, é possível florescer e encontrar beleza na aridez da jornada.
“É a arte de dominar a si próprio, esperar disciplinadamente, na certeza de que tudo tem seu tempo.”
A matemática da vida não é uma simples fração a ser resolvida. É uma expressão complexa que exige foco, tempo e paciência para ser compreendida.
A esperança tem passos lentos e dificilmente acompanhará alguém que caminha no ritmo da impaciência.
Quando você entende que depois da maré cheia a água abaixa, finalmente aprendeu o que precisava sobre paciência.
Deus é tão tolerante, generoso e paciente que nunca desiste de nos ensinar e mesmo quando demoramos para aprender a lição Ele não retira de nós a sua graça.
É condição indispensável para vencer as obras da carne o domínio próprio. Quem não sabe se controlar trona-se vulnerável em todas as áreas da vida.
Pare de lutar contra Deus. Ele não está te impondo sofrimento; está te moldando, é apenas a fase de treinamento. Mantenha a fé e a paciência, pois os resultados serão sublimes e lendários.
No dia a dia, você vê mais briga ou mais dança? Não é por acaso que a paz reside na paciência, um estado de espírito que nos permite enfrentar adversidades com serenidade e equilíbrio.
Ela tem um jeito agridoce de ser, um lado doce pra quem faz por merecer, adoçando a sua vida com palavras e atitudes sinceras que a deixam mais forte, que a fazem sorrir mesmo que seja de longe e o seu lado amargo pra quem não sabe como tratá-la, por ser falso nos atos e nas falas, que deixa facilmente a sua paciência escassa, portanto, depende do tratamento que recebe e tenta ser justa com doçura ou amargura dando a cada um, aquilo que ela achar que merece.
”Mudar a nós mesmos demanda muitos esforços. Então, por que exigir que os outros mudem facilmente?”
Caminho evolutivo:
Que você busque hoje, ser melhor que ontem e quando alcançar, tenha a certeza de que amanhã ainda haverá muito que crescer.