Poema Dedicado aos Alunos
Os professores sempre serão uma referência por sua experiência e capacitação, pois o aluno é como um turista precisando de um guia.
Insônia. Sim, eu sofro desse mal terrível. Principalmente aos domingos. Talvez por ficar “ruminando” as angústias que me esperam na sala de aula na segunda. O que eu faço para conseguir domar aqueles alunos? (...) E se eu tentasse hipnose? Adestramento? Aula estilo treinamento do Bope?
Decidi me dedicar mais à docência, ir me capacitando e explorando esse universo. Claro que tem suas sofrências, mas proporciona também uma enorme gratificação. Acompanhar o crescimento dos alunos é algo muito especial.
Uma sala de aula vazia, é apenas um cômodo cercado por paredes frias, mas, quando esse mesmo espaço é preenchido por alunos, a mágica da vida acontece ali.
Em meio ao processo educacional de um filho, muitos segredos sobre a educação de seus pais são revelados.
O professor é, naturalmente, um artista, mas ser um artista não significa que ele ou ela consiga formar o perfil, possa moldar os alunos. O que um educador faz no ensino é tornar possível que os estudantes se tornem eles mesmos.
Através da imaginação as crianças criam seu próprio mundo. Cada momento é importante para aprender e ensinar por isso crianças, alunos e professores não se esqueçam que a vida é uma escola sem formaturas.
Se a escola promove uma comunicação eficaz e colaborativa, ela cultiva resiliência e empatia, preparando os jovens para interagir de maneira produtiva e harmoniosa na sociedade.
"O educador é a árvore da vida: suas raízes sustentam, seus galhos acolhem, e seus frutos, os alunos, levam ao mundo as sementes da transformação."
Embora mestres e livros sejam recursos valiosos, os resultados mais completos e brilhantes são fruto do esforço individual de quem tem interesse em aprender!
Todos estão nesta dimensão para aprender mas cada um receberá personalissimamente, a melhor lição que necessita.
O bom professor preocupa-se com o conteúdo que vai ensinar, mas o excelente se preocupa com seus alunos.
Ensinar não é apenas expor suas ideias ou o conteúdo planejado, mas dá atenção aos seus alunos fazendo uma leitura dos que estão em sua sala.
Os professores são os responsáveis pelo futuro do nosso país, como grande jardineiros, diariamente cultivam, regam e podam as pequenas rosas (os alunos)
"Aqueles que ensinam sem sequer terem aprendido estão fadados a transmitir apenas o vazio do conhecimento, enquanto os verdadeiros mestres são aqueles que cultivam o saber em si antes de compartilhá-lo com outros."
Quando o professor usa de sua práxis pedagógica para educar para a sociedade, contribui para a transformação da escola, quanto instituição responsável pela construção de uma equidade social, em um aparelho ideológico do Estado, sendo assim ele não educa, mas molda seus alunos aos intereses sociais que o controla.
O avaliar no contexto de uma educação que se norteia por resultados de avaliações externas, se reduz a mera quantifição que ignora o que os avaliados, com baixo desempenho, possam ter de qualidades.
Em classes dominicais os mais experientes não podem abrir a boca, porque seus professores acham que seus alunos não estão preparados para aprenderem fortalezas, testemunhos e poder.