Poema de Criança
Se você não sabe o que é esperança é porque nunca viu um sorriso estampado num olhar de uma criança!
Morrer é tornar-se criança, enfim, nada se sabe, nada da morte e nada da vida, apenas que todas as distâncias são igualmente longas e que todas as palavras são ininteligíveis, mas bonitas.
Por que nunca sinto uma gota de satisfação por aquilo que faço? Dá-me vergonha! Sinto-me criança! Sou incapaz de traçar e até isso que escrevo me embaraça. O que afinal você tem de errado? Inferno!
Quantas vezes eu me peguei cuidando da criança que existia ontem, apenas para perceber que ela acordou como alguém completamente novo hoje?
Todos nós temos a plena certeza de que já fomos criança,
mas ninguém está certo de que será velho, exceto os que já são.
Simplicidade
Nada, esperança magnífica a do trem de chegar à estação. Com simplicidade, a criança no aguardo aponta para o trem na chegada do mesmo.
Resgate dentro de si aquela criança que você foi um dia. Que vestia um manto imaginário e se tornava um super-herói. Que cinco minutos depois, se tornava um astronauta ou um guerreiro. Que travava as maiores batalhas sem temêl-as e sem preguiça de se reinventar. Seja aquela criança que não se envergonhava de suas fraquezas e que apesar das quedas e lágrimas, sempre se levantava e continuava a luta. Você tem esse poder!
Flutuando uma pandorga livre no ar com seu colorido rebolando pra lá e pra cá, observo a criança feliz com seu brinquedo, que em outros tempos me pertenceu.
O cão é igual a uma criança, mas nunca se perde na ganância ou na arrogância, porque ele nunca envelhece.
Seja humilde como uma criança e sempre aprenderás algo novo, seja um adulto arrogante e seu saber ficará velho e obsoleto.
Com a fase adulta vem os esquecimentos, o homem esquece como era ser criança e que um dia será velho.
Não é por ser infantil que sou criança. Apenas mascaro a minha idade para passar despercebido por entre as pessoas que não estão à altura do meu pensamento.
Tem coisas inesplicáveis na vida. Sonho criança e você. Sonho nem sempre entendo, criança não os compreendo, mas sei que amo você ❤
Meus livros são meus e ainda assim são estranhos para mim - como uma criança pertence a um pai e ainda tem vida própria. Eu posso guiar, torcer e cutucar meus personagens desta e daquela maneira, mas no final, eles se tornam o que se tornam. Nem sempre gosto do que eles se tornam, mas, como pai, há momentos em que simplesmente não sei o que fazer.
Podemos usar todas as técnicas conhecidas para alfabetizar uma criança, e até conseguimos, mas se não despertarmos também o desejo, a motivação e afetividade, o vínculo com a aprendizagem fica comprometido. São pessoas que aprendem a ler, mas que não possuem amor pelo conhecimento. Instala-se um obstáculo epistemofílico.
Simaia Sampaio
Uma criança quando não ganha o que espera (Atenção, presente, permissão para alguma coisa, etc.) chora, faz birra, faz pirraça e tenta mostrar para o adulto que ele que perdeu. Hoje alguns tiram fotos com outras crianças e postam nas redes sociais. Acham que é uma provocação ou a prova de que não faz falta.