Poema de Criança
Quando eu era criança pequena em Minas Gerais, num calor como esse, dizíamos; vamos timbungar na água? - (Dias de Verão em Minas Gerais).
Existe uma sacralidade nas criança que os olhos mal não enxergam; crianças herdam com mui facilidade um reino o qual nós adultos temos muita dificuldade de vê-lo. O Reino de Deus.
Criança de apartamento quando ouve falar em porco corre pra ver Peppa Pig na TV, criança da favela que ouve falar em porco corre pra casa rápido pra se esconder!
Ser como criança é ter a pureza da alma, o brilho desinteressado no olhar e o coração pronto para doar, sempre...
Um dia vai ser preciso parar de ser criança e crescer, mas no outro dia pode voltar a ser criança e se divertir.
Não prometa doce pra criança! Afinal, as que tinham doce como promessa, cresceram e hoje cobram juros!
Quem sabe cantar está mais próximo do divino. Quando uma criança sabe cantar ela é o próprio divino.
Quando criança muitos foram aqueles que duvidaram de minha capacidade; agora grande a situação se inverteu. Muitos acreditam, mas eu duvido!
Quero a inquietude do filósofo, a serenidade do santo, a sapiência do poeta, a inocência da criança, e perspicácia da mulher.... quero a plenitude de Deus no homem.
Educar implica ensinar a lidar bem inclusive com atividades de que a criança não gosta, mostrando que o esforço pessoal seguido de bons resultados também dá prazer.
A criança deveria ser estimulada a se auto-avaliar na escola: isso a tira do comodismo e favorece o autoconhecimento e a superação dos próprios limites.
Não deixe uma criança crescer sem saber o que fazer da vida. Dê-se ao trabalho de conceder-lhe um ofício.
Nunca tive ou jamais terei amores pequenos, um dia uma criança hoje um homem mesmo que ainda criança, mas assim cheio de quimeras...
A criança prefere um brinquedo qualquer do que um carro novo, porque a mente dela está para a simplicidade que a tecnologia.
"Não tem nada mais doloroso para uma criança do que ter a rejeição dos pais,ou um deles,eu sei como é,eu passei e nunca me esquece de como eu me sentia e sinto diminuída,mesmo sabendo que a culpa não é minha,todos os pais ao redor do mundo amando seus filhos,e por que os meus não? Não era eles que teria que ser a semelhança de Deus na terra,que teria que me ensinar as coisas,me educar,me orientar,mas eu não tive,e por que Deus coloca duas pessoas na minha vida que contrário de amar e cuidar,me perturbam,com a presença,com o nome,eles me lembram esta velha mágoa,por causa deles eu virei esta mulher,eu odeio qualquer acontecimento ligado á família,eu não aprendi a ser uma pessoa boa,e então de quê adianta uma criança vir ao mundo para não ter a razão da vida? De quê adianta ter pais,se eles não amam a criança? Até hoje eu me pergunto,se foi culpa minha."
É no reflexo do olhar lacrimejando de uma criança, que você enxerga o ser humano que se tornou. Daí vem o susto ao perceber tamanhas imperfeições refletidas.