Poema de Criança
LEMBRANÇAS DE CRIANÇA
Autora: Lourdes Duarte
Olhando a água transparente riacho,
Lembro-me dos banhos quando criança
Sem medo da poluição aproveitava
O encanto que a natureza proporcionava.
Brincadeiras de criança, eu e minha manas
Brincávamos de princesas, num barco a vela
Mesmo em águas rasas de um riacho, sentíamos
O balançar das ondas e o soprar dos ventos.
No riacho de águas claras se via os peixinhos,
E as princesas gritavam, tubarões a vista!
Tudo fantasia, fruto dos livros que líamos
Ou das histórias que a mamãe contava.
Quem dera que aqueles tempos voltassem
Em que o riacho as vezes era o tobogã
Ao deslizarmos nas corredeiras, de águas claras
Enquanto a mamãe gritava, meninas!
Hora de voltar para casa!
O valor de uma criança
Quem quer que receba uma dessas crianças em Meu nome, Me recebe. - Marcos 9:37
Escritura de hoje : Marcos 9: 33-37
A jovem morava no meio do mundo no Camboja devastado pela guerra. Ela fora abandonada nas ruas, destinada a uma vida de muita pobreza e pouco amor.
Isso foi antes de Paul e Linda Zwart ouvirem sobre ela e tentarem adotá-la. "Nós oramos muito", disse Paul a um repórter de jornal.
Por mais de dois anos, os Zwarts se dedicaram a levar essa garota, a quem chamaram Caitlin, para sua casa em Holland, Michigan. Eles preencheram montanhas de papelada. Eles até fizeram uma viagem esperançosa ao Camboja em 1996, apenas para voltarem vazios. Mas eles continuaram orando.
No final de 1997, Paul fez outra viagem, passando várias semanas frustrantes tentando obter a custódia de Caitlin. Finalmente, Linda recebeu uma ligação de Paul. Ele perguntou: “Adivinha quem eu tenho comigo?” E sua família explodiu em aplausos. Pai e filha chegaram em casa na véspera de Natal.
Que lembrança da inestimabilidade de uma criança! Cada um vale o que for preciso para cuidar dele adequadamente. Se a criança é um membro da nossa família ou uma criança que não sabemos - cada uma é preciosa para Deus. Cada um precisa de amor. Cada um precisa aprender sobre Jesus, Aquele que por palavras e exemplo nos ensinou o valor de uma criança (Marcos 9: 36-37).
Refletir e orar
Estender a mão para crianças carentes,
Mostrando-lhes nosso amor e carinho,
É uma maneira de Deus nos usar
Para trazer esperança ao seu desespero. —Sper
Seu maior investimento pode estar ajudando uma criança pequena. Dave Branon
A criança
Vamos agora a Belém e ver o que aconteceu, que o Senhor nos deu a conhecer. -
Lucas 2:15
Escritura de hoje : Lucas 2: 8-20
Há alguns anos, minha esposa e eu levamos nossos netos ao Festival das Árvores, um evento local em que empresas e organizações decoram árvores de Natal, competindo entre si em várias categorias. A tela é magnífica.
Ficamos encantados com a grandiosidade das árvores, enquanto passávamos de uma para outra, apontando e exclamando. Mas uma de nossas netas, Melissa, logo perdeu o interesse - até chegar a uma pequena cena de manjedoura. Lá, ela parou, paralisada. Nada mais importava. Ela foi cativada pelo bebê.
Tentamos o nosso melhor para incentivá-la, porque queríamos ver o resto das árvores. Mas ela permaneceu, querendo se aproximar, apesar da fita esticada ao redor do berço para manter as pessoas afastadas.
Finalmente, ela concordou em sair, embora com relutância, olhando por cima do ombro para ter um vislumbre da manjedoura entre as árvores. E quando estávamos saindo do prédio, ela pediu mais uma vez para "ver o bebê". Voltamos à tela e esperamos enquanto ela olhava para o menino Jesus.
Como Melissa adorava a criança, fiquei maravilhada com sua simplicidade. Ao contrário dela, muitas vezes deixo de ver Cristo pelas árvores. "Faça de mim um filho de novo", rezei, "pelo menos por hoje à noite".
Refletir e orar
Deus abriu Seu coração ao mundo quando Jesus nasceu. David H. Roper
na estrada de terra
da cidade vazia
a criança preta empunha um pedaço de pau.
ela está nua e vê-se um corpo tão prematuro
quanto ruínas.
a boca intumescida da criança preta gutura
morte ao rei!
e na aridez inalcançável dos pés descalços
resiste
a criança tão criança e velha,
sozinha e livre –
o sino da igreja abandonada toca todo dia na hora errada.
Sem dor sem ganho
Treine uma criança no caminho que deve seguir e, quando estiver velha, ela não se afastará dela. - Provérbios 22: 6
Escritura de hoje : Efésios 6: 1-4
O educador e autor cristão Howard Hendricks adverte os pais para não subornar ou ameaçar seus filhos para que eles obedeçam. O que eles precisam é de disciplina firme, amorosa e, às vezes, dolorosa.
Hendricks lembra-se de estar em uma casa onde um estudante de olhos brilhantes estava sentado do outro lado da mesa.
"Sally, coma suas batatas", disse a mãe em um tom parental adequado.
"Sally, se você não comer batatas, não receberá nenhuma sobremesa!"
Sally piscou para Hendricks. Com certeza, a mãe tirou as batatas e trouxe a Sally um sorvete. Ele viu isso como um caso de pais obedecendo a seus filhos, em vez de "Filhos, obedeçam a seus pais" (Efésios 6: 1).
Muitos pais têm medo de fazer o que sabem melhor para seus filhos. Eles temem que seus filhos se voltem contra eles e pensem que não os amam. Hendricks diz: "Sua principal preocupação não é o que eles pensam de você agora, mas o que eles pensam daqui a 20 anos."
Até a correção do nosso amoroso Pai celestial é dolorosa, mas depois (talvez anos depois) "produz o fruto pacífico da justiça naqueles que foram treinados por ela" (Hebreus 12:11). Como pais amorosos, ousamos ter menos visão a longo prazo do que nosso Pai celestial?
Refletir e orar
Como pais, devemos ter este objetivo:
Ensinar a nossos filhos o autocontrole;
Pois disciplina firme e amorosa
Pode mantê-los longe dos caminhos do pecado. -D. De Haan
A maneira mais certa de dificultar a vida de seus filhos é suavizá-los. Joanie Yoder
A fé de uma criança
Fora da boca dos bebês. . . Você aperfeiçoou elogios. - Mateus 21:16
Escritura de hoje : Mateus 21: 12-17
Podemos ser encorajados pela fé das crianças. Eles trouxeram encorajamento a Jesus quando ele lutou contra as forças das trevas. Depois que Ele montou um jumentinho em Jerusalém e entrou no templo, as crianças gritaram: “Hosana ao Filho de Davi!” (Mateus 21:15). Quando os líderes religiosos os ouviram, "ficaram indignados" (v.15). Posso apenas imaginar a arrogância deles quando colocam a culpa em Jesus: “Você ouve o que eles estão dizendo?” (V.16).
É claro que Jesus os ouviu e foi encorajado. Suas jovens vozes ministraram a Ele durante um período crucial. Seus gritos de louvor combateram os ataques caluniosos de Seus inimigos.
Jesus estava no meio de uma intensa batalha espiritual. Nas profundezas do território inimigo, ele foi criticado pelos líderes religiosos e atacado por inimigos satânicos. A fé e as palavras dessas crianças contrastavam nitidamente com as vozes insidiosas dos inimigos, e seus louvores o apoiaram no caminho para a cruz.
Quando somos sobrecarregados por problemas ou oprimidos pelo inimigo, isso pode nos ajudar a passar algum tempo com crianças que sabem quem é Jesus. Ao ouvirmos sua simples confiança no Senhor, nossa fé pode ser renovada.
Podemos aprender muito com a fé de uma criança.
Refletir e orar
Deus, me dê a fé de uma criança!
Uma fé que olhará para ti -
que nunca vacilará e nunca falhará,
mas te seguirá com confiança. - Chuveiro
A fé brilha mais intensamente em um coração infantil. David C. Egner
Uma criança foi a um cemitério e jogou sua mochila escolar sobre o túmulo de sua mãe, chorando a criança falou. -se você já dormiu o suficiente, por favor acorde, come comigo e dê uma resposta para a minha professora que diz quase todos os dias. - sua mãe é muito descuidada, ela te manda pra escola sem lancheira, ela não te veste corretamente e nem te faz fazer os trabalhos de casa.
A vida sem uma mãe é muito dolorosa, independente da idade que você tenha. Valorize a sua enquanto a tem.
A criança recebe tudo dos pais,
que querem dar uma vida melhor para seus filhos.
Alguns pais esquecem de dar o NÃO,
para ensinar-lhe que nem tudo é possível.
A criança cresce e se relaciona com outra,
e quando recebe um NÃO,
fica perdida,
não aceita,
mata,
se mata.
Como se a pessoa amada fosse um brinquedo
que não pode ser perdido.
Misericórdia disfarçada
A criança deve morrer. E todo o Israel pranteará. . . porque nele é encontrado algo bom. - 1 Reis 14: 12-13
Escritura de hoje : 1 Reis 14: 1-18
"Não se preocupe. Somente os bons morrem jovens. ”Essa foi a resposta de um homem incrédulo à irmã quando ela expressou preocupação de que ele não estava pronto para encontrar o Senhor.
Os pais de um garoto que morreu aparentemente tiveram a mesma idéia, dizendo: "Ele parecia ser bom demais para esta velha terra perversa".
Estou certo de que esse sentimento não pode ser provado, mas sei de um caso em que uma criança morreu porque era a única pessoa boa em sua família. Em 1 Reis 14: 12-13, lemos que o jovem Abias morreria, seria lamentado e receberia um enterro honroso porque Deus “encontrou algo bom” nele. Outros membros de sua família viveram um pouco mais, apenas para serem executados como criminosos (15: 27-29). Acredito que Deus, vendo o terrível destino que Abias enfrentaria se continuasse a viver, o levou ao céu em paz. Sua morte prematura foi realmente um ato da misericórdia de Deus.
Ao longo dos anos, tenho usado frequentemente essa passagem das Escrituras para confortar aqueles que lamentam a morte de um bebê, uma criança ou um jovem. Só Deus sabe o que os esperava se eles tivessem vivido. Ele pode tê-los libertado de um sofrimento inacreditável levando-os para casa.
Uma morte prematura pode ser a misericórdia de Deus disfarçada.
Refletir e orar
Aquilo que parece um final trágico
Para nossos olhos vermelhos e cheios de lágrimas
Na sabedoria de nosso Pai celestial
Pode haver misericórdia disfarçada. - Fitzhugh
Procure a bênção em todo fardo. Herbert Vander Lugt
FAZ DE CONTA
Quando criança morei num conto de fadas
Hoje moro no país do faz de conta
Pão, não temos, não
Temos pizza
Temos circo
Temos Cabra-cega
Deixamo-nos vendar
Caímos, sorrimos, sacudimos a poeira
Somos Chapeuzinhos que o Lobo quer comer
Gatas Borralheiras que trabalham a vida inteira
Acreditamos nas mentiras dos Pinóquios
Fazem-nos crer que somos Pequenos Polegares
A Bela está sempre adormecida
Final Feliz?
Só se acabarmos com a matriz.
#CRIANÇA
Ingrato sinal do tempo que se esvai...
Quando se tem alma de criança...
Essa estranha malícia adquirida...
E essa pressa para tudo causado-me fadiga...
E em um mundo imaginado...
Em que tudo era esperança...
A terra eu podia sentir mover...
Com um sopro criava o vento...
Fazia castelos...
E neles eu morava...
A ingenuidade era minha companhia...
E feliz sempre cantava...
À noite o céu bordado...
Me fazia querer ter...
Um belo par de asas...
Um anjo eu seria...
E ao firmamentos eu voaria...
As flores para mim sorriam...
Brincava de bem-me-quer...
O dia inteiro sobre as árvores...
Por que fui crescer?
Em todos os cantos...
Eu brincava com o mundo...
E o mundo brincava comigo...
Não lembro-me quando tudo acabou...
Diante, agora, do que pouco sinto...
Não sei o que me sobrou...
Se um dia fui criança...
Só a saudade restou...
Ah malvado senhor do tempo...
Por que a ele não parou?
Sandro Paschoal Nogueira
facebook.com/conservatoria.poemas
ESPERANÇA
Para a Criança que ainda não veio,
eu aconselho: não venha, não nasça!
Se vier, encontrará um mundo tão feio,
perdido, choroso, sofrendo, em desgraça.
Ó Deus, te peço perdão por este lamento.
Lembrei que toda Criança é cheia de Graça.
E se a Graça nos salva de todo tormento,
que venha a Criança! Que a Criança nasça!
Será que a vida só é bonita enquanto a inocência?
Da criança é, a inocência
Do jovem, a juventude
Da velhice a experiência
Do sol que resplandece
Os ventos sopram e bate na água
A morte chega levando alma
O amor que sentia nunca se acaba...
Eu penso que ainda sou criança
e peço um pedaço de doce
eu queria um pouco de bala
Fico rouco de chorar
Minha mãe me chama
Pois meu tempo está passando
Eu penso que estou numa festa
provo a bebida que alguém me trouxe
Eu ouço o que você fala
fico louco pra dançar
Porém eu vou pra cama
Pois meu tempo está passando
Eu vejo e meço
O tempo que ainda me resta
a cada dia um desenlace
E o coração se cala
Nessa hora eu penso em orar
Pois Jesus me ama
E meu tempo está passando.
O seu olhar é tão doce quanto o olhar de uma criança,
Não consigo dizer não quando você me pede pra ficar,
Ainda que eu sinta uma vontade enorme de partir,
Os seus olhos me convencem quando me pedem pra não ir.
Um dia no sorriso de uma criança vi um dente podre.
Não que seu sorriso não tivesse brilho.
Mas que o doce tiraste o brilho de seu sorriso.
Você se foi, me deixou sozinha, mas sabe eu era uma criança não intendi o que tinha acontecido, você simplesmente não esteve mas na minha vida e eu resolvi perguntar para o meu pai o porque do seu sumiço , seus olhos se encheram d'água e entre lagrimas me contou:
- filha seu avô foi para o céu, papai do céu escolheu ele para conversar e ser seu mas novo amigo, um dia quando você for mas velha entenderá oque aconteceu agora eu so quero que você lembre de tudo que passou com ele.
E foi assim que ele me contou o ocorrido, eu passei a noite toda chorando e não conseguia mas dormir, a saudade machucou não só o peito mas ela foi bem fundo no coração mas meu pai me disse que um dia vou ver ele de novo para lembrarmos de tudo que passamos .
Eu cresci e entendi exatamente oque aconteceu ai sim eu chorei mas ainda, por saber que nunca mas o veria, e eu não aguentei e ainda não durmo minhas noites são todas em claro apenas chorando.
418
Não tolha sua criança
Ela quer esperança
E anda sem fazer lambança
Querendo um carinho ganhar
Não agrida sua inocência
Que quer somente viver
E mesmo andando sem saber
Tenta
Tenta
sem poder escolher
Não desentenda com esse pequenino
Que mesmo sendo tão menino
Sabe do futuro
Quer ser maduro
E no vai e vem do mundo
São tantas imperfeições a corrigir
Que se pensar bem
Nem tem tempo de sorrir
Entenda hoje a criança tanto faz
Porque se tanto ela desfaz
Acabará se tornando um adulto qualquer um
E isso não é bom demanda juízo
Demanda tanta calma
Que a criança cresce sem alma
Procurando sempre a superação
E quando não se tem apoio
Vem e vai desilusão
A criança cresce sem ação
Assim sem encantamento algum
Seguem crianças tanto faz
E adultos qualquer um
Porque lá atrás
Quando não faltou o pão
Deixou-se faltar o insubstituível carinho
Aquele que abriria o caminho
E mudaria o destino
E uma criança tanto faz
Não se tornaria um adulto qualquer um jamais.
Luoaganini
TEU COLO
Entre fotos e histórias, fatos e memórias
Lembro com carinho o meu tempo de criança
As brincadeiras, até puxão de orelha
Pra que eu aprendesse o quanto amada sou
Pai , obrigado por me ensinar
Com carinho vou sempre lembrar
Eu cresci mas não me esqueci
Que seu colo me protege
A vida muda, não tem jeito
Mas aqui no peito meu amor não muda
Posso ter os meus defeitos
Mas você me ama do jeito que sou
Sou sua menina, sou a sua filha
Sou o que você fez de mim
Sou pequenina, ainda preciso do seu colo
Fique aqui, pra sempre aqui
São só três letras pra dizer
E três palavras vou cantar pra você
Pai , eu te amo, mãe, eu te amo
Eu amo você
Lamparina...
Tu, ateia luz à lembrança
Gerando cheiro de criança
E fuligem na nostalgia
Evolando memória e poesia
De um tempo que não volta mais
Sentado no silêncio do ontem, das gerais
Tão perto e tão longe, porém
Fazendo a existência ir além
De um dia ter dado partida
Na juventude já perdida
Entre ventos a soprar
A alma pôs-se a chorar
Esta solitária iniquidade
Que arde as cinzas da saudade
Na chama da lamparina
Onde não mais tange a rotina
Luciano Spagnol
Rio, 23/10/2010
19’29”
- Relacionados
- Mensagens para o Dia Mundial da Criança (Feliz dia 1 de junho)
- 75 frases de crianças que celebram a magia da infância
- Frases de incentivo ao esporte infantil que motivam essa prática
- Frases de autoestima para crianças (palavras de encorajamento)
- Versos para Criança Recitar
- Inocência de Criança
- Frases sobre brincadeira de criança que valorizam o brincar