Poema da Liberdade
Uma das piores prisões que existe é não saber o que fazer com a liberdade que acredita-se que foi conquistada.
Só o apego irredutível à liberdade da consciência individual, contra todo compromisso deformante, liga um ser humano à fonte da experiência viva de onde nasce toda grande literatura, toda grande arte, todo grande pensamento.
Liberdade não significa fazer o que você quer sem consequências; significa ter a capacidade de escolher, diante de uma situação, a resposta que é mais consistente com seus valores.
Se uma pessoa pede a sua liberdade, você deve dar a ela; caso contrário, você se tornará o seu carcereiro.
Ir atrás do saber era, para mim, liberdade, o direito de declarar a própria curiosidade e procurar satisfazê-la em todos os tipos de livros.
Você será livre e estará em plena liberdade, quando se desassociar de todas as amarras que lhe prendem ao mundo material.
A liberdade, a decisão, a vontade, tudo isso são quimeras. Acreditamos que podemos fazer mel sem partilhar o destino das abelhas; mas nós também não somos mais que pobres abelhas fadadas a cumprir sua tarefa e depois morrer.
Sem investimentos na educação, na arte e na cultura, mata se a verdadeira liberdade e a soberania das escolhas, ficando bem mais fácil a dominação por qualquer um para qualquer direção, sem incomodas resistências.
O cão de rua ele não foi abandonado simplesmente ele percebeu que na rua teria sua liberdade de viver sem um dono.
Não há liberdade melhor do que estar preso nos braços de quem se ama.
Porque prisão mesmo é viver livre, longe da pessoa amada.
Nesse mundo quem tentar viver com liberdade de escolha, é trucidado... Tem seu coração "arrancado", "despedaçado"... É morto.
A verdadeira liberdade que temos direito é a de sermos responsáveis pelos nossos atos conscientemente. Se não quer se molhar, use guarda-chuva; se não tiver guarda-chuva empreste um; e se não tiver de quem emprestar, não saia na chuva e, se sair, assuma se molhar sem culpar o mundo por isso.
O Estado de Direito também é assim promove a liberdade e essa reprimindo o prodigalidade criminosa de cada um.