Poema Crítico
"Quem não tem senso crítico para controlar sua emoção, além de não conhecer a si mesmo, não tem capacidade de vencer as intempéries da vida".
Eu vejo o mundo com um olhar crítico, buscando sempre as respostas e as verdades últimas, daquilo que ora se apresenta diante da lente dos meus olhos.
Crítico, às vezes, nem é tanto absorver o conhecimento, mas encontrar formas de endossá-lo sob as luzes de sua própria altivez.
Pode-se ser crítico ferrenho e sistemático da má política desde que isso não nos deixe insensíveis ao perfume e à beleza de uma flor. O antídoto contra a amargura é não olhar as coisas sempre pela mesma lente, nem torna-la refratária à multiplicidade das cores. Lembrando Guevara, há que se mostrar duro quando preciso, mas sem nunca abrir mão da ternura.
É o rigor do seu senso crítico que emprestará confiança às suas opiniões e deverá honrar os que se descubram no foco delas.
O problema do extremista é trocar o relativo pelo absoluto. Não existe senso crítico ou justiça quando se é o lado certo, e seu oposto é sempre o lado errado independente do que faça. Tais conceitos não estão atados a ideologias, mas a ações e - mais do que isso - a intenções, mesmo quando se erra. O “ismo” das legendas conduz pessoas a enxergar um todo fixo e invariável, e isso lhes subtrai toda legitimidade para julgar quem quer que seja.
"O maior ponto crítico em relação ao dinheiro é ter uma única fonte de renda e perder, sem possuir nenhuma reserva (poupança), para suprir neste intervalo às necessidades básicas"
"Eu não critico o fofoqueiro, porque ele é apenas um narrador que conta a minha história. Enquanto ele fala, eu sigo vivendo e escrevendo novos capítulos."
Os que não têm pensamento crítico não aceitam pensamentos divergentes, esses certamente se incomodarão muito comigo.
A desarmonia e a desafeição, como especies de formação do pensamento crítico, não passam de simples ideias: inúmeras ideias... Assim se forma o comportamento e todas as decisões que norteiam a mente. Apagar ideias, portanto, que nada acrescentam, é o primeiro degrau para as solucões das aflições que nos solapam. Desfragmente sua mente. (Victor Antunes)
Deve ser muito chato ser tão crítico a ponto de não conseguir elogiar nada, apenas para ter o prazer de criticar.
Devemos ter senso crítico das coisas, principalmente com informações que recebemos e ser atentos e responsáveis por aquelas que compartilhamos para que não corramos o risco de causar determinadas injustiças sociais que podem a vir causar danos pessoais a uma determinada pessoa . Conversas, boatos e notícias falsas, provocam desinformações e podem gerar julgamentos precipitados, formando opiniões equivocadas de muita gente, transformando gente boa, honesta e verdadeira em pessoa ruim, odiada, não aceita que acaba sendo rejeitada no meio social, familiar ou de trabalho sofrendo sérios preconceitos ou até mesmo violências. Em contrapartida, pode ocorrer o contrário disso, pois alguém que é uma pessoa mau, desonesta e mentirosa em uma pessoa aparentemente boa, aceita, amada e aparentemente uma pessoa verdadeira, que se torna facilmente aceita em qualquer ambiente! Por isso busque confirmar as veracidades dos fatos do qual você desconhece, não contribua para desconstruir a vida do justo e valorizar o injusto. Vivemos uma era digital de poucos questionamentos e muitos julgamentos onde uma desinformação rapidamente é propagada nas mídias sociais e essa disseminação poderá causar sérios danos às pessoas envolvidas ocasionando significativos prejuízos morais, financeiros e gerando difamações sociais.
O crítico não é inimigo nem traidor, mas sim um cidadão consciente e esclarecido que pensa no bem comum, isto é, no bem-estar social e no progresso.
Todos temos dentro de nós; Um juiz, um crítico, um médico, um louco, um pacificador, um anarquista e principalmente o DIREITO DE ESCOLHA!
Ao tomar conhecimento de seus direitos e deveres, o jovem aprende a ter senso crítico; busca argumentar com segurança e objetividade, guiado por uma Luz Interior que só ele sente, valoriza e reconhece.
Quanto mais você for sábio, será menos crítico, mais analítico, mais compreensivo, mais pensativo, menos fanático e mais empático.
Uma reação de surpresa ao seu ponto de vista apurado é a recompensa do seu pensamento crítico treinado.
Só haverá independência quando o senso crítico, a lucidez e a fala demonstrarem algo mais que a simples doutrinação a que se expõem as mentes mais apressadas e despreocupadas em conhecer dados para além das mídias! LJ
Sou cronista do cotidiano, crítico social falando de tudo o que dói e incomoda no dia a dia, mas sob um viés afirmativo, o que não é fácil. Mas, só assim, o mundo evolui. Pelo menos o nosso, daqueles que enxergam, ouvem e sentem-se fora do padrão.
O historiador, através do pensamento crítico e da narrativa, não só preserva e interpreta o passado, mas também influencia diretamente a formação cultural e o desenvolvimento das regiões, ajudando a construir uma sociedade mais consciente e informada.