Pessoas de Caráter
Doença ligada a todo sóciopata
Para descrever melhor o caráter duvidoso de alguém que não transmite confiança, devemos compreender: O que é a mentira?
Omissão dos fatos? Contar apenas meias-verdades? O silêncio consciente, com o único objetivo de causar transtornos, mal entendidos, maledicências? Segundo o Dicionário 'Aurélio', entre outros sinônimos, a mentira é classificada como afirmação contrária à verdade; engano propositado, impostura, fraude, falsidade.
Mas, quem mente, afinal? Aquele considerado por todos como um mentiroso contumaz, conhecido e apontado por muitos e desacreditado por todos? O que prefere se calar diante da gravidade de determinadas situações, para não se envolver, porque 'não tenho nada com isso?' O político profissional, quando, em campanha, promete o que sabe, de antemão, que não terá condições de cumprir? A mulher, que omite certos fatos, considerados por ela corriqueiros, e prefere se calar diante de seu marido? Ou o homem que esconde 'quase' tudo de sua mulher?
Todos nós, em determinados momentos de nossas vidas, mentimos. Às vezes, mentimos todos os dias. Não importa qual seja a intenção, os motivos alegados por nossas próprias consciências. Somos todos mentirosos. Por falta de opção. Por compaixão. Para nos escondermos de nós mesmos. Não interessa. Talvez fosse ótimo praticarmos, no nosso dia-a-dia, o hábito de olharmos para trás e verificarmos o rastro deixado por nossas mentiras.
Quanto mal causamos a nós mesmos por não termos dito a verdade. Muitos de nós, por medo ou fraqueza. Então, por esses momentos de fragilidade interior, causamos dor aos outros, provocamos a ira em alguém a quem muito amamos e, conseqüentemente, por vezes, somos desacreditados. E a quebra de confiança é algo grave e, talvez, irreversível!
A mentira também pode se transformar em calúnia, e provocar um verdadeiro estardalhaço na vida das pessoas, que são os alvos dos mentirosos! Nesses casos, 'ela' tem um destino certo, com um único, definido e rasteiro objetivo: o prejuízo moral, emocional ou material de alguém. Portanto, o relevo da mentira não está no tamanho, mas no estrago que ela produz. Toda mentira provoca dano. Este, sim, pode ser avaliado.
A língua, além de ser o órgão da cavidade bucal, principal da deglutição, do gosto e, no homem, da articulação das palavras, também é uma arma poderosa, que pode construir um mito ou destruir a imagem de alguém! As palavras, quando proferidas sem nexo e sem responsabilidade, com covardia, insensibilidade e sem que se analise as conseqüências que podem trazer quando ditas com maledicência, ironia e maldade, têm um poder imenso no cotidiano do ser humano! Portanto, há que se ter o máximo de cuidado quando nos dispomos a dizer algo sobre alguém, quando relatamos uma história, ou até mesmo quando repassamos algo que ouvimos.
Na maioria das vezes, as pessoas mentem sem perceber que o estão fazendo. Mas há os que mentem, intencionalmente, com total consciência do mal que esse ato insano poderá causar a outrem. Porém, mentem tanto, e toda uma vida, que acabam por acreditar nas próprias mentiras.
E há os verdadeiros 'artesãos' da mentira! Estes são os mais perigosos, pois, além de mentirem, o fazem com tanta maestria que quem os ouve acredita! Não em definitivo, é claro, pois ninguém poderá enganar a todos por todo o tempo! Então, quando isso acontecer, o mentiroso obstinado, prepotente e que não está acostumado a ser desacreditado, não tendo mais público para suas mentiras, abandonado e sem ninguém que o ouça, mentirá para si mesmo. E o que é pior e mais trágico: acabará por acreditar nelas! E se auto-destruirá com suas próprias mentiras!
A humanidade não escapa das induções a erros. A história jamais esquecerá a empulhação de Bush para justificar a invasão do Iraque, sob o pretexto de destruir as armas químicas, ainda invisíveis, do arsenal de Saddam Hussein.
A melhor que ouvi foi aquela do marido que vivia de enganar a mulher. Nos dias de carnaval, que ele afirmava abominar, apanhou uma peça de roupa e disse que ia pro retiro espiritual da igreja, do qual retornaria terça-feira. No primeiro boteco começou a beber. A batucada evoluía bem, até virar quebra-quebra. Da batida policial ninguém escapou, e só seriam soltos na Quarta-Feira de Cinzas ao meio-dia.
Na residência, sem saber notícias do marido, a mulher liga a TV, exatamente na hora em que o plantão transmitia da porta da delegacia. Quando ela, boquiaberta, enxerga o esposo apenas de cueca segurando um dos lados da faixa confeccionada por ordem do delegado, onde se lia: 'Bloco do que é que eu vou dizer em casa.'
Benedito Wilson Sá é membro da
Academia Paraense de Letras.
Que hoje sejamos donos de uma consciência limpa, para amanhã não sermos escravos de um caráter sujo.
Fidelidade não está na importância do motivo, mas na importância do caráter.
Quem é fiel no pouco, será no muito!
"Se você teve um desvio de caráter, não se culpe. Aqui na Terra é uma escola a ser frequentada, todos precisam subir os degraus da existência. Então não se preocupe com que as pessoas vão dizer, elas também lutam todos os dias para tentar vencer. Por isso cuide da sua consciência e perdoa seus passos errados perante a caminhada. E não permaneça no erro, todos os seus atos são de sua responsabilidade, Deus lhe deu o livre arbítrio . Faça por merecer, resplandeça"!
As necessidades dos menos favorecidos devem ser atendidas em caráter prioritário, sobrepujando qualquer outra necessidade social, econômica ou política.
Peça a Deus nesse novo ano, mais compaixão, mais caráter e sabedoria... "-"
Pare de pedir Felicidade se você nem ao menos corre atras;
Para de pedir um novo amor, se vc nem ao menos sabe amar;
Pare de pedir uma grande amizade se nem ao menos sabe ser amigo;
Pare de pedir muito dinheiro, se nem quer trabalhar;
Pare de pedir o que você nem luta pra ter,
por que Deus não vai te embalar tudo isso em presente e mandar te entregar.
Peça a Deus a compaixão para a busca da felicidade; o caráter para saber lhe dar com um amor e com um amigo; e a sabedoria para administrar as coisas melhor em sua vida... Afinal a vida é sua quem corre atrás para que o ano seja bom é só vc.
Zombam de min, por eu não ter um aparência que querem,
Mais levo na irônia, Por ter mais caráter que Eles !
Não deixemos que a beleza física supra a beleza do caráter e da humildade.
Instalaram o padrão da beleza e algumas pessoas não se importam mais se vc é uma pessoa bem educada ou uma adorável companhia, apenas exigem estar dentro do padrão. É como se anulasse seus atributos internos o fato de não ser linda e malhada... como se isso fosse o melhor que uma pessoa pode ser!
E eu me pergunto: O que é ser bonita? Ser magérrima, alta e saber quantos fios têm seus cílios ou você ser quem vc é, se aceitar e se valorizar?
É, infelizmente algumas pessoas ainda estão tomadas pela idéia de "perfeição" - o que na minha opinião não existe - e fazem TUDO para alcançá-la.
Claro que cuido da aparência e uso recursos que possam melhorá-la, mas não é ela que diz quem eu sou! E agradeço muito por ter esse pensamento!
Saibamos admirar a embalagem, mas sem deixar o mais importante de lado: O conteúdo!
E quem não concorda com a minha maneira de pensar, é justamente por estar condenado(a) aos padrões e aprisionado à hipocrisia diante à si mesmo e não ao espelho!
O meu caráter nunca foi somente um sentimento que vem com atitudes de querer... E sim uma pele que reveste sobre a minha alma que requer respeito irreversivelmente...
Uma questão de honra
Nossas atitudes revelam nosso caráter.
Nossas decisões revelam nossos princípios.
Nossas crenças revelam nossos valores.
Nossos gostos revelam nossas tendências.
Nossos comportamentos revelam nossos sentimentos.
Nossas palavras revelam o que carregamos no coração.
Tudo o que pensamos, fazemos ou dizemos é uma questão de honra ou de desonra, tanto para Deus como para a humanidade.
Pois é, a aparência o dinheiro resolve, mas e a falta de caráter?
Com certeza não!
Afinal isso não está nos potes ou nos cabides a sua espera, não é uma coisa que se resolva passando o cartão, isso vem de dentro, vem dos princípios que não te passaram, que não possuis.
Só mais um desabafo.
Caráter e inteligência são os pólos que fazem luzir os predicados. Um sem a outra é apenas meia felicidade. Não basta ser inteligente; é preciso também ter o caráter apropriado. O tolo fracassa por desconsiderar sua condição, posição, origem, amizades.
Se você é honesto, do bem, bom caráter, não se preocupe.
Agora, se você é desonesto, do mal, e de péssimo caráter, meu amigo, se preocupe, se preocupe muito.
Se algum dia houver DÚVIDA quanto minha palavra, caso DESCONFIE qualquer coisa sobre meu caráter,
apenas afaste-se, sem adeus, sem justificativas, sem ARREPENDIMENTOS e sem desculpas. Apenas suma.
Já sofri muito com MENTIRAS, se acreditar que sou capaz de mentir e usar as pessoas, você realmente não me CONHECEU nem um pouco.