Pessoa Intelectual
Um ser educado de fato (autônomo intelectualmente) é aquele que tem desenvolvidas em si as consciências críticas de si e de mundo, sendo capaz de construir a sua própria personalidade ou identidade, já que ELE está por construir-se; já que não se nasce ético ou moral, mas aprende-se a sê-los, seja de maneira heterônoma (autômata) ou autônoma (emancipada).
Besteiras, bobagens, ressaca intelectual. Então posso me governar, mas percebo que a inquietude de meu corpo é viral, foi contraída de outros e para outros será transmitida, "transmentida" por muitos a fim de maquiá-la.
"A quantidade de charlatães de sucesso é o medidor do padrão moral, psíquico e intelectual de uma sociedade".
A nós, intelectuais, é suspicaz tudo o que é normativo e ou moralizante. A vós, ao menos, dever-se-á no que tange a sua imposição axiológica, haja vista, que nos é arguido o "dado", e não o "a priori". No que concerne, por sua vez, o senso comum.
O artista no contexto social não deve ser um mero artesão, mas um intelectual treinado em todas as disciplinas e em todos os campos”.
Nossas postagens e comentários nas redes sociais sinalizam claramente os limites intelectuais de que somos detentores.
Deus é tão sábio e intelectual
Que definiu viver com as letras V-I-D-A
Para quem escolhe vivê-la, tem a letra "V",
O resto que sobra é só "IDA".
Em um mundo onde o modismo e o populismo prevalescem, a termologia intelectual está adentrando no campo-santo dos espíritos filosóficos suprimidos.
021122II
Todos são sabedouros que devemos expressar de acordo com quem nos ouve. A sofisticação intelectual deve ser restrita. Ela deve ser utilizada só com as pessoas que tenham a percepção e o discernimento para compreender o assunto em discussão.
021122
“A vida no planeta corre perigo, graças ao desenvolvimento intelectual dos homens, sobre os poderes da natureza.”
―Evan Do Carmo
Não opinar sobre a arte da qual não se tem domínio, requer nobreza de caráter, moral e intelectual.
Evan do Carmo
"O Fim justifica os meios." Eis a tese mais estúpida já produzida por um intelectual... Mesmo sendo uma análise fria da psique egoísta do ser humano, serviu para embasar muitos atos injustos
Da estupidez intelectual humana: Nega-se a Deus para ser adorado por homens ignorantes. Alguns ainda citam Nietzsche, Schopenhauer e Espinoza, fora do contexto... Pobres crianças que ainda vivem a era do iluminismo... Críticas vazias sobre o cristianismo e religiosidade não afirmam a inteligência literária de ninguém, tudo já foi dito por Voltaire... Desçam do pedestal da arrogância, lavem os pés e subam descalços no monte para ouvir o Cristo.
"Disseminar o ceticismo, com arrojos intelectuais ou clarevidência do caos, não enobrece a alma de quem o faz, também não acrescenta nada à alma humana, nem tampouco salvará este mundo caótico e carente, de tão pouca fé esperança na humanidade."
"Quem tem domínio técnico e intelectual sobre um assunto não faz discursos eloquentes, nem dá palestras dogmáticas. Contudo, ensina, por meio de conversa franca e agradável."