Perdas
"Dias e dias, ainda sim as pessoas não entendem como funciona o jogo da vida. Nos dias mais difíceis, visto minha melhor Armani, uso o perfume mais caro e saio com o óculos mais escuro que tiver no armário. Perder com estilo, elegância e cabeça erguida é como ganhar sem ter vitória."
A retração social do passar dos anos pode tanto ser sentida como um retorno aterrador e compulsório ao casulo da impessoalidade quanto como reavaliação de escolhas pela visão ampliada de nossa realidade nuclear para exercício de um direito inalienável. Mais do que uma contingência, entendê-la é um privilégio pela tomada de consciência do quanto o superficialismo de antes se volatiliza para abrir espaço à plenitude da essência que ele mascarava. O núcleo, desta forma, se vê liberto da falsa idéia de perda, alcança maturidade bastante para entender o sentido da renovação e de seu real significado, o que o transforma num momento mágico.
Sou feliz porque sou da Geração 70. Você tenta , se não conseguir, estou aqui, dizia meu pai. Meus pais não me prometeram a felicidade, não disseram que eu jamais fracassaria, não me empanturraram de coisas materiais. Sempre me disseram que o esforço vem acima de tudo, mesmo quando se tem talento. Nossos pais 70 construiram suas famílias com espírito de conversa, de procupações, e não de soluções mirabolantes criadas na calada da noite ou no silêncio gritante do dia. Talvez, porisso, não sejamos frustrados, não culpemos nossos pais pelas nossas quedas, pelos nossos tropeços. A vida não é completamente bela, mas é a vida possível. E nós 70 nos divertimos com a vida, não com as ferramentas, pois nem as tínhamos. Sabíamos que éramos limitados, mesmo os gênios tem limites. A vida é cíclica, ninguém é completamente feliz o tempo todo. E nós não emburrávamos e desistíamos como os jovens de hoje. A Geração 70 teve professores 10, que educavam formando para a vida. Educar é aprender ensinando. Nossos mestres nos davam condições de aprender, de se letrar, de brincar com os números , com a fauna , com a flora e com as geografias da nossa História. A nossa felicidade não foi garantida, mas conquistada. Com lágrimas , com frustrações, com perdas, com faltas, mas também com reencontros como estes que estamos brigando para ter sempre!
Evite verbalizar seus pensamentos mais críticos antes de refletir sobre suas consequências, afinal, conversas desnecessárias e mal entendidas, mais te rebaixam que te elevam.
Não gostamos, mas dores são necessárias para a vida. Alerta sobre os perigos, diz quando algo está errado e precisa de tratamento. Nos afasta de tudo que é extremo [calor, frio]. Nos leva ao médico. A dor espiritual também. Um mundo rosa ou azul, não existe, senão por ilusões. A sociedade nos impõe a alegria como obrigação, como ingrediente do sucesso. A alegria ostentada nas redes. Não! Somos humanos! Temos direito de viver as tristezas. Aprender, crescer, nos fortalecer, a despeito e, principalmente, por via delas. Sucesso não é obtido ignorando dores, mas pela exercício de resiliência diante delas.
Tanto faz se somente agora sua ausência foi sentida, na maioria das vezes nosso valor não é visto, até que nos percam por completo...
2022
Muitas pessoas se foram.
Algumas já estão adiantadas
Em decomposição.
Outras se foram para outros
Lugares e abraços
Buscando nova composição.
É preciso aceitar pacífica e firmemente o que se foi, não para lhe negar a importância, comparar ou substituir, mas para melhor receber aquilo que vem.
Como a linha do Equador divide o norte do Sul, assim também vivemos nós, entre alegria e o choro.
E diante da Ordem e do imperativo,não há como ficar neutro.
E em uma atitude de cumplicidade, alegrarmos e ficarmos felizes de um lado, e de outro sentirmos na pele e Alma a dor do outro.
Mas para nós que estamos em Cristo temos uma fonte de conforto para um coração triste e abatido, na pessoa do Espírito Santo.
Você não perde absolutamente nada, você apenas devolve ao mundo aquilo que não te serve mais ou até mesmo que nunca foi seu.
Os excessos que trazemos para nossas vidas nos curvam a ponto de perdermos nossa liberdade e potencialidade de vivermos amplamente. Com eles, nos tornamos lentos transportadores de inutilidades, somos condenados à mesmice e consequentemente perdemos oportunidades de evolução humana.
..."Nem toda lágrima é de dor, nem toda graça é sorriso, nem toda curva da vida tem uma placa de aviso, nem sempre o que você perde é de fato um prejuízo. Se chora por tudo, mas deixe que a sua vivência decida, pois, o choro é a manifestação mais autêntica da dualidade da alma."... Ricardo Fischer.
Nossos pais já tiveram pais, e hoje são avós sem pais, hoje nós somos pais, e amanhã seremos avós sem pais.
Se você já perdeu vários amores, não se preocupe, porque jamais perderemos a capacidade de amar!
Pedro Marcos
Às vezes sentimos perder pessoas amadas, não necessariamente por morte ou partida física, mas por elas se transformam tanto que não mais as reconhecemos. Não sabemos porque... Se algo específico as fizeram partir pra longe de si ou a se aproximarem mais de si... ou apenas a transformarem-se em outra pessoa... Situaçõs que caracterizam o distanciamento delas de nós. Resta-nos então nos adaptarmos a novos seres que nascem ou se revelam, amando-os... Ou simplesmente partir ou deixar que partam. Outras vezes as transformações ocorrem em nós... mesmos... #humanodemasiadohumano
Perdi muitas pessoas próximas a mim nesses últimos anos'
nada que nao tivesse acontecido antes mas'
meu circulo de amigos esta começando a parecer apenas'
um ponto final.
Mensagem para quem se sente só na busca dos sonhos:
É bom ter alguém ao seu lado te incentivando, alguém com quem você possa desabafar e contar. Mas, estar "só" também é uma liberdade para o autoconhecimento, para enxergar o quão valioso você é, bem como observar quem de fato quer estar ao seu lado e o quanto você está crescendo nessa jornada de autoamor e amadurecimento.
Sinta-se privilegiado, pois quanto ao lado afetivo, muitas vezes é melhor estar "só" do que com quem só atrapalha, não te dá apoio e apenas te fornece alegrias passageiras. Entenda que se a pessoa te deixou, não quis ou não soube te dar apoio nesse processo, da forma que for, então você teve um livramento.
Sinta-se em paz, pois se a amizade só te chama para festas, mesmo você falando que almeja crescer, se ela diminui a tua dedicação, se acaba se afastando e não valoriza te desejar um "bom dia" sequer ou você sente que os diálogos estão rasos, não tem mais assunto, então você também está diante de um livramento. Aceite que por mais que esse amigo tenha te trazido alegrias em algum momento da sua vida, o tempo dele na sua caminhada chegou ao fim.
Quem não quer estar com você na tristeza ou nas trincheiras da batalha da vida, não vale a pena se ter no presente e nem a longo prazo, dói, mas é a verdade. Por isso, se apegue a quem te ama, a Deus, aos seus pais, que mesmo reclamando ainda estão com você. Se não tem mais os pais vivos ou se eles não estão perto, pelo motivo que for, ore a Deus e desabafe aos pés dEle, tente focar no presente, tenha bons pensamentos, se incentive, não se compare e nem se sinta mal por estar triste em virtude da solidão.
A tristeza é um sentimento humano, algo normal da vida e como todo sentimento, ele passará. Entenda que mais do que "normal" o sentir a tristeza na busca dos sonhos é uma etapa de quem realmente sabe o que quer e não aceita o pouco. Comemore a sua dedicação e creia que Deus está contigo sempre e os planos dEle para ti são gigantescos. Por isso, se permita se sentir triste, respire, enchugue as lágrimas e então siga. Confie, mesmo que agora só enxergue a escuridão, ainda há a luz, continue a batalhar pelo que almeja e inunde-se de alegria pelo se estar vivo e em busca do que deseja para si. Você vai conseguir!
Fé na batalha!
@keylak.holanda
Às vezes a vida nos obriga a dar um passo atrás, não para perder. Mas para pegar aquele tão preciso impulso que nos motiva a seguir avante