Perdas
A tendencia é transformamos a dor em revolta, as perdas em ressentimento e o desamor em intolerância, seja generoso com os percalços e piedoso com as condições, não somos 'donos' apenas 'passamos'.
Infelizmente, atualmente, estamos vivendo em um mundo de “perdas e danos” e, invariavelmente, nos deparamos com perdas doídas, mas quando o amor for tudo que restar não devemos nos desesperar, porque aí teremos tudo! (Pedro Marcos)
A vida é um lapso cronometrado de tempo preenchido por perdas e ganhos, onde só sabemos o momento da partida do cronometro, pois o momento da parada só quem sabe é Deus.
Se não fosse Jesus, Chegaríamos ao final do ano com ânimos abatidos e a sensação de perdas irreparáveis.
Nunca tive grandes perdas, admito. A prova de português na oitava série, o horário do ônibus e a mulher amada, mas perder, para mim, ainda é um mistério. Há perdedores natos, que na prática da perda já são entendidos e até à chamam por arte.
Entretanto, confesso, presenciei grandes perdas. A juventude da mãe que se sacrifica pelo filho, o pai da filha primogênita e a mulher amada. Essa última é a que mais me lembro e menos entendo. Por isso, sempre afirmo, perder é um grande mistério.
Espero que não me julgue pela minha inocência e falta de conhecimento diante do assunto, mas prefiro me manter atônito diante de certos segredos da vida. Penso que o pleno conhecimento de todos os trâmites desfaz o encanto que envolve o mistério de viver.
Então mantenho o infortúnio de perder como um pequeno mistério.
LUTO EGOÍSTA x LUTO AMÁVEL - Sobre perdas em geral
Outro dia postei um pensamento meu e comecei com as palavras “se enganam as pessoas que acham que”. Peço desculpas por ter sido tão afirmativa. Provavelmente o fiz por ver meus pensamentos às vezes tão opostos aos da grande maioria das pessoas (louca eu...). Agora começo o texto com a observação de que respeito o processo de perdas de cada um.
Luto ou não luto? Se no luto eu luto, sinto minha grande dificuldade em aceitar uma perda. Quando sinto que luto, vou olhar dentro de mim e vejo o egoísmo. Luto por tudo aquilo que perdas nos roubam. EU deixarei de usufruir das coisas maravilhosas que tinha com a outra pessoa. Sofrerei com o medo das mudanças. Aí dói. Muito. Então num “atendimento a mim mesma”, busco compreensão. Agradece Mirian. Você usufruiu. Você teve, não importa o tempo ou a quantidade. E quando vejo, choro sorrindo. Ou sorrio chorando. Mas quando penso de forma amável naquele que perdi, lembrando do sofrimento que o outro teve, aí dói muito mais. Que é o sentimento de impotência. A minha incapacidade de mudar coisas imutáveis. Mais uma vez vem a luta, o luto. Luto por ver que perdi minha potência, meu poder. Aí começa novamente outro tipo de guerra. E na mesma busca pela compreensão eu digo a mim mesma: agradece Mirian. É na sua impotência que você se torna humilde. Se senti dor pela dor daquele que perdi, eu amo, amei e amarei. Aí não choro sorrindo. O choro então é de dor mesmo. Chorar por amar, é real. Mas por que não viver essa dor? Por que não olhar de frente pra ela e descobrir e aprender quem sou e o outro foi? Por que usar drogas que anestesiam minha dor mas me fazem perder a paisagem dessa jornada que ainda me é permitida, que é, viver? Esse é o luto amável, no qual choro por amor ao que sofreu e vivo por amor a mim.
Embora não se escolha nascer, pode-se escolher viver. Os desafios fazem amadurecer, as perdas ensinam e as dificuldades te oportunizam à superar. LGBS
Olhando para trás, vemos nossas perdas e assistimos a tão almejada alegria se debater enquanto presa numa gaiola. Um passado, longe do que pensamos ser "perfeito"...
As vezes na vida a dor é muito grande, parece ser infinita.
As perdas nunca poderão ser supridas, compensadas ou simplesmente esquecidas.
O passado assombra, atormenta, mas o pior de tudo, ele traz saudade.
Não era o sonhado, mas existia.
Quando se está no meio do nada, não se vê caminhos, só o vazio.
Quando já se está longe demais, voltar não é mais uma alternativa.
Então você entende que seja o que for, tem que ser deixado.
Entende que precisa fechar para sempre essa porta atrás de você, essa passagem que te liga ao que não existe mais.
E não importa o quanto doa, o quanto pareça difícil ou até impossível, você só tem uma opção.
Levantar, secar suas lágrimas e seguir em frente, mesmo sem saber onde seus passos irão te levar.
Depois de tantas perdas, eles se fecharam. Se fecharam emocionalmente, fisicamente e de todas as maneiras possíveis pensando que isso lhe pouparia a vida... Pobres garotos, eles se esqueceram que viver é se emocionar e amar, sentir e ter, ter nem que seja decepções. Eles se esqueceram que a vida não se resume a um coração bombeando sangue. Ele fingia não sentir, mas sentia. Um dia todo sentimento aprisionado dentro deles se tornou erva daninha que os evenenou e os sufocou. E é assim que morre uma pessoa e nasce uma máquina, uma máquina em um corpo humano. Sem sentimentos e sem essência.
Perdas, desenganos e decepções, tudo isso traz momentos dolorosos. Permita que o tempo se encarregue de mudar a situação.
A vida tem que seguir em frente. Não vale apena ficar entregue totalmente ao passado de sofrimento.
Existe um tempo muito importante na vida, esse tempo é o presente, uma dádiva concedida por Deus para você se apegar e continuar a caminhada.
Ame a vida, ame viver!!
Que nosso caminhar sejam precisos sem perdas de tempo,que sejam bem aproveitados e frutíferos, e que nesse caminhar colhamos só coisas boas que atravessarem nosso caminho,que renda muitas flores e frutos de amor,paz,vida e cor,que nada seja sombrio,só luz,fé ,esperança e amor.
DIAS ESCUROS dias escuros infelismente vem pelo futuro são duros perdas lutos é assim o comportamento o futuro plante escuro e colha escuro plante claro colha claro mais existe um ser supremo que faiz dias escuros se tornarem claros num passo num estralho o dia claro se anucia chegou a professia o bem entrou na sua vida dando a origem a uma subida assim você permanece por cima e jamias verás sua benção ser instinguída e assim a sua vida ela se resume em feridas todas elas com sua profecia mais a benção só deus anuncia ele abençoa a sua vida você permanece por cima e assim são os ciclos da vida se resumem em felicidades e infelicidades se resumem em absorvições de bençãos o mundo pequeno porém é variado em sua vida tudo é destinado