Pequenez
SEM FILTRO ("A grandeza de uma pessoa está em saber reconhecer sua própria pequenez." — Blaise Pascal)
Hoje, sou pouca coisa, aguento calado afrontas de alunas que se acham superiores, não reconhecem a autoridade do professor. Pois, elas querem fazer valer o empoderamento tão divulgado pelas feministas. E está funcionando, tenho medo da Maria da Penha. Mas, a questão a ser considerada não se trata de ideologia de gênero, senão de conhecimento técnico para o mundo do trabalho. Já estão no terceiro ano do Ensino Médio e será se elas esperam que o Governo vai sustentá-las à vida toda! Entendo que ainda sou o que fizeram de mim. As minhas relações diárias de amolação com muitas pessoas indignas ensinaram-me a viver na defensiva; sempre estou atento às ideias que me chegam e às opiniões contrárias às minhas, mas não é o suficiente. Estou certo que posso perder meu emprego conquistado por concurso público; sou velho e tenho pouca força, contudo posso contar com muita intuição treinada pelas experiências frustradas. O Carnaval é hoje... talvez encha-me de alegria os deuses!
" É que a noção da nossa PEQUENEZ é o que nos torna grandes, ou melhor dizendo, aptos para serem EXALTADOS por Deus. Começa aí a senda do desenvolvimento, de se permitir ser ensinado por DEUS. Bem-aventurado o homem a quem Deus disciplina; não desprezes a disciplina do Todo - Poderoso. Jó 5 :17.
Pequenez de passarinho
Estou descobrindo a grandeza de ser menor.
Eu, que já sou pequena,
Quero parar de inflar como um sapo-boi.
Ser do meu tamanho, irrisório, insignificante.
Ser na vida só o que sou.
E bastar-me na minha pequenez de passarinho.
Como perdoamos a pequenez de espírito, quando é acompanhada pela grandeza de coração. No entanto, nenhuma amplitude de intelecto desculpa a falta de sentimento.
A vida é tão curta...
A vida é tão curta para picuinhas, pequenez, mesquinhez...
As pessoas se incomodam com seu jeito de viver, mesmo que isso não afete em nada suas vidas. Talvez por você ser diferente da maioria, talvez por elas verem em você algo que elas não têm capacidade de fazer, o motivo não importa na verdade. Só não se iguale. Não perca seu tempo, não gaste suas energias com coisas que não têm sentido nem importância, não recue um passo sequer na evolução que você conseguiu até aqui. Eleve seus pensamentos, busque conselhos daquele que tudo pode, Deus. Entregue a Deus cada um, afeto ou não. O pior sentimento da humanidade é a inveja, é como uma doença que pode matar, e baixa a vibração de quem sente. Quem vive em função da inveja vive numa penumbra espiritual tão grande, e engana a todos, menos a Deus. Se proteja em oração contra gente assim, se blinda de fé. Você não precisa ter muito para ser invejado, basta ter luz própria. Eleve a Deus sua luz, sempre. Entregue a Ele sua vida e seus caminhos, peça proteção. E não deseje o mal. O mal se destrói sozinho. Pode levar tempo, mas tudo, absolutamente tudo que emitimos ao outro, à vida, ao universo, volta para nós. Lute contra o sentimento de vingança, lute contra a mesquinhez que muitas vezes corrompe nossa natureza. Queira apenas ser feliz e lute por isso. Não se compare a ninguém nesse processo, nessa busca por felicidade, as coisas acontecem no tempo certo. Só não pare.
A vida é aprendizado, evolução, dinâmica irrefreável e é inaceitável mergulhar na pequenez autocomplacente.
GINA
Ela é de uma pequenez
No seu tamanho chinês...
Mas bem de perto
Quando se mostra
Sua sombra vai às costaneiras,
Se curva nas ribanceiras,
Até chegar no luar.
Ela é de uma timidez
Com sua voz de escassez
Mas quando ela fala
Enche-se o mundo de música...
E quando sussurra no meu ouvido
Já tenho me recaído.
A mulher única, é como ela
E todas são tão iguais...
Mas é do mais
Que ela tem,
Do tanto que ela faz.
E é de tudo, que existe
Dentro de um átomo.
Mas não me iludo.
Todos têm suas miragens!
E não sou surdo
Nem calo de afonia.
Seguramente sei distinguir
A fruta doce
O fruto travo
Deus de si
O homem é Deus de si, ele determina o tamanho da sua pequenez ou da sua grandeza; arquiteto do seu mundo interior, pinta em tons de negro a sua aquarela sem cores. Eu já disse: “homem lobo”, “homem livro”... Não há como deter um rio; não há força que detenha a tempestade; não há força que contenha o alto-mar. Na alma de cada ser: há a tormenta ou a serenidade.
Na verdade, o homem escolhe seu destino. Não existe sina; existe a vontade de cada homem. E nessa ninguém pode interferir, pois todos sabemos da intervenção de todos para mudar o destino e continuamos com mãos atadas. Concluo no meu entendimento que destino é opção, vontade e direito de ser como é.
Não falo das doenças inevitáveis; não falo da velhice – decrepitude natural do homem -, pois se bons ou maus, todos envelhecem. Ouvi certa vez de alguém: “canalhas envelhecem”. Criaram seus próprios destinos: Dulces, Teresas, Maria Bonita ou Lampião... Cada um escolhe o tema e escolhe sua história, que pode virar um bom drama ou um grande prêmio no cinema... Cada um escolhe seu chão e rasga a vida, sem poder culpar ninguém. Homem: bicho tolo que pensa, faz da vida seu cárcere e nele come o que vomita, inala a podridão do seu respirar; alimenta-se do seu oxigênio impuro; oficina de fazer maldade ou santuário é seu coração. Homem é uma obra inacabada e quem o criou desistiu de sua confecção. Entrou em conflito com a obra de suas mãos.
O homem é Deus de si, portanto não precisa de milagres ou deuses; espinho de si mesmo... Assim é o homem, escolhe seu destino, segue sua própria direção, traça seu próprio caminho... Assim é o homem...
Poderia dizer mais, mas hoje estou cansada do homem!
(Ednar Andrade).
Diante de minha pequenez e miséria humana o Evangelho vem me resgatar e me ensinar que por maiores que sejam minhas limitações, pecados e fraquezas, nada será maior do que a misericórdia de Deus.
O caminho que mais agrada a Deus é o da humildade, diante de nossa pequenez sua glória se manifesta.
Em teus braços
Foi em teus braços o meu amor julgado
E eu, em minha pequenez
Somente amava...
Enquanto suspirava, me vigiava
Como sentinela, me observava
Quisera ler teus olhos
Nas linhas da íris me encontrar
E valsar
E em teus braços morrer
Que doce morrer!
ADMITO
Leonildo Alves de Sousa
Admito a minha pequenez
Diante da tua suprema grandeza
Ninguém tem essa pose e altivez
Esse primor e magnífica beleza!...
Admito não conheçer ninguém bela
Com esse corpo lindo e exuberante!
Cheia de graças, envolvente e singela
Com esse sorriso sensual e elegante!
Admito, meus olhos não tinham vistos
Ainda, imagem, foto, pessoa tão bonita!
E o meu coração nunca tinha sentido...
Tanta coisa boa, tanta emoção na vida!
Admito que mudei os meus sentimentos
Depois que ti conheci, assim, de repente
Passei a dar valor à vida, cem por cento
E aprumei todos os meus pensamentos!
Admito está feliz e satisfeito
Com a emoção que me preenche
Pois, você é uma pessoa perfeita
Que de alegria o meu coração treme!
Admito que minha vida se modificou
Diante da pessoa linda que você é!
Você é luz prateada distribuindo amor
Que me enche de coragem, alegria e fé.