Pensar em Si
PALAVRAS : A TEORIA DE TUDO
Como o homem pode pensar por si próprio, se tudo que sabemos se acumula a partir da data da escrita, algo em torno de 4 mil anos ou menos?
A luz do entendimento se acendeu depois que o espírito da consciência se materializou, quando o verbo se fez letra e a letra palavra, então a palavra se fez discurso, e o discurso registrou eventos, ideias, sonhos e lendas.
Nada que temos nos pertence de fato, somos como crianças copiando os gestos, costumes e manias dos seus pais. No que tange às crenças, nós os ocidentais somos todos cristãos em essência, mesmo os que negam a Deus.
Há milênios o homem almeja um encontro com o divino, por isso criou doutrinas, aperfeiçoou rituais tribais, criou e desenvolveu a ciência para buscar respostas lógicas e conscientes sobre a revelação do inacessível, do sagrado, mas nada pode constatar além da teoria das cordas e dos buracos de minhocas de Einstein. E neste contexto Deus está tão longe dos homens como está a possibilidade destas teorias se tornarem realidades observáveis e praticadas.
Todo enigma ainda continua intacto, inalterado há milhares de anos de consciência e evolução científica, tudo reside no buraco negro da dúvida. Contudo, o caminho para se saber algo além de palavras e retóricas verbais ainda é camuflado pelo véu da morte, e neste contexto de curiosidade humana ninguém se apresenta como voluntário.
Esta descoberta não será possível aos homens atuais, pelo fato de homem algum ter condições morais e espirituais para tal progresso, pois a arrogância dos que sabem sobre esta pequena evolução escrita, sobre todas as histórias registradas pela humanidade tem lhes causado em vez de progresso regressão, o domínio da palavra e da escrita fez com que alguns homens se tornassem como deuses ou igual a Deus, postulando sobre a matéria já existente, dissertando sobre eventuais teorias que jamais poderão provar.
Homens são grãos de areia cósmica que aprenderam a formular palavras, palavras que formam discursos, discursos que formam ideologias, ideologias que formam partidos e nações, nações que produzem exércitos e governos, exércitos que produzem as guerras, governos que implantam o medo e a opressão, o domínio e a supremacia da injustiça.
Não batalhe para ser alguém na vida, pois na vida, você já é alguém! Aprenda a pensar por si só para não cair na cilada de repetir frases prontas vindas da cabeça vazia de alguém.
Você é alguém que come, alguém que bebe, alguém que sente, alguém que ama, alguém que que odeia, alguém que erra, alguém que acerta.... Você é alguém!
Batalhe apenas para que este alguém seja um alguém cada dia melhor. Seja bom.
A vaidade leva um homem, a pensar de si mesmo alem do que deveria. O faz correr atrás de títulos numa tentativa de impressionar e aumentar o seu valor próprio. Entretanto, o declínio é visível, são sinais de uma alma adoecida...
Não conseguir pensar em si e nem conseguir falar não são passos que nos levam ao esgotamento mental.
O papel do professor vai além de ensinar. Consiste em ajudar seus alunos a pensar, a pensar por si mesmos, se questionar, desenvolvendo um senso crítico.
Pensar em si é essencial. Portanto, nunca pare sua vida por situações que exigem demais de você. Seu mental e sua saúde vem em primeiro lugar.
O ensino hoje em dia está preso à ideologia. A pessoa não é livre pra pensar por si, é condicionada a pensar e agir como manda a ideologia. As universidades se transformaram numa espécie de fábrica de deturpadores. Por isso valorizo quem busca por si o autoconhecimento e o conhecimento, os autodidatas.
Reduzir ao tamanho
Eu digo . . . para todo mundo que está entre vocês, para não pensar em si mesmo mais do que deveria pensar. - Romanos 12: 3
Escritura de hoje : Tiago 4: 1-12
Um homem que acabara de ser eleito para o Parlamento britânico trouxe sua família para Londres. Ele se sentiu importante ao contar a eles sobre seu novo emprego e fez um tour pela cidade. Quando entraram na Abadia de Westminster, sua filha de 8 anos ficou impressionada com o tamanho daquela estrutura magnífica. O pai orgulhoso dela perguntou: "Em que, minha querida, você está pensando?" Ela respondeu: "Papai, eu só estava pensando em quão grande você é em nossa casa, mas quão pequeno você parece aqui!"
Sem saber, a garotinha disse algo que seu pai precisava ouvir. O orgulho pode se infiltrar em nossas vidas com tanta facilidade e, de tempos em tempos, é bom ser "reduzido ao tamanho". Precisamos ser lembrados de não pensarmos em nós mesmos mais do que deveríamos pensar (Romanos 12: 3). É fácil ficar orgulhoso quando ficamos em nossos próprios pequenos círculos da vida. Mas quando somos levados a situações maiores, com demandas, pressões e concorrência crescentes, chegamos à conclusão chocante de que “peixes grandes em pequenos lagos” encolhem rapidamente em um oceano grande.
Tiago disse: “Deus resiste aos orgulhosos, mas dá graça aos humildes” (4: 6). Então, vamos pedir ao Senhor que nos ajude a nos ver como realmente somos. Com a ajuda dele, aprenderemos a nos livrar do orgulho tolo.
Refletir e orar
Ajuda-nos, ó Senhor, para que nosso coração não se orgulhe,
pois todos os nossos talentos são dados por você;
Nada que temos, podemos reivindicar como nossos -
que misericórdia e graça em nossa vida você mostrou! -D. De Haan
Quem conhece a Deus será humilde; quem se conhece não pode se orgulhar. Richard DeHaan
“Ser egoísta não é só pensar em si. É também pensar demais no outro a ponto de deixar de viver a sua vida e esquecer de si.”
às vezes você só precisa ficar sozinho(a), refletir e pensar em si, você não precisa de ninguém, apenas de si mesmo, para ser alguém melhor.
Altruísmo não é deixar de pensar em si para pensar no outro, mas pensar no outro com o mesmo cuidado que pensa em si.
A solidão é só a vida te dizendo
que é o momento de pensar em sí
Cuide si mesmo e nunca estaras só
Organize primeiro sua mente
Para que ela organize seus passos
Você só fará falta a quem precisa de você
Então se faça necessário a quem mereça
Não tenha pressa em planejar o futuro
Mas seja rápido em produzilo
Porque obvio da vida é que:
Você colhe o que planta ..
Mas é preciso de fato plantar para colher .
O que vejo em grande maioria são jovens que não tem a capacidade de pensar por si só... apenas abraçam ideologias preexistentes, sendo influenciados e destruídos como seres humanos. A degeneração da humanidade existe e está dia após dia progredindo. Simplesmente não existe pensamento analítico crítico... Apenas seguem replicando argumentos ou fatos sem nem pensar sobre eles.