Pensamentos sobre Política
Henry David Thoreau exerceu a desobediência civil dele sem gerar desordem, criticou o Governo, escreveu livros para ensinar a pensar e foi morar sozinho no meio do mato.
Nenhuma ditadura é boa,
uma democracia de baixa intensidade pode ser tão perigosa ou mais perigosa. Por isso é preciso aperfeiçoar e preservar os mecanismos de liberdade de expressão para avançar sempre que derem passos para trás num país. Tudo começa pelo pensamento e pela palavra.
Os governos governam mais ou menos com base nos medos que desenvolvemos em nosso próprio círculo social. Os governos para permanecer jogam com a coragem e o medo do povo, por isso a boa convivência entre nós deve ser maior que qualquer Governo.
O voto não significa de fato representatividade, e sim circunstância. É muita prepotência alguém achar que representa alguém só porque se elegeu. Política é missão, nem mais e nem menos.
Eu não dou vitória moral para nenhum Governo maniqueísta que manipula o temor do seu povo para se proteger da opinião pública. Odeio maus governos. Jamais odiarei povos.
Tudo o quê um tirano precisa é que sintamos e manifestemos ódio público contra o seu povo para que os mantenha sob domínio e continuar se mantendo no poder. Não fortaleçam tiranos.
O meu medo de qualquer privatização se resume no seguinte: o Governo perder o controle do país e de um caminho de volta muito moroso e custoso.
Um país realmente livre não tem prisão perpétua, pena de morte e nem espalha guerras. Não se deixem embriagar por retóricas ideológicas.
Cada um vê os mesmos fatos à sua maneira. Alguns possuem antolhos que só lhes permitem enchergar sob um prisma de doutrinação.
Muitas vezes viver de ilusão, utopia e relativismo, é a melhor maneira para não encarar a realidade como ela é.
Quão bom seria se abandonássemos a dialética que diz que um homem é o que o outro homem o faz ser; as pessoas seriam apenas a sua própria realidade, não mais uma mera construção teórica, e quase incompreensível.
Libertar os tolos das correntes que eles mesmos veneram é como tentar ensinar a um peixe a voar. Às vezes, é preciso aceitar que nem todos estão prontos para enxergar além de suas próprias limitações.
Quando um país tem uma população majoritariamente religiosa, qualquer pessoa que use o nome de Deus como chancela convence o povo.
Lembremo-nos de que nenhum sistema político responderá favoravelmente às necessidades de uma nação se não visar o bem comum.